Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Amanda Dourado
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Matsukura, Thelma Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/89320
Resumo: O objetivo do estudo foi compreender, sob a perspectiva de adolescentes usuários do CAPSi e de membros de sua rede de suporte social, os contextos de inserção e as relações sociais presentes no dia a dia desses jovens. Participaram treze adolescentes entre 12 e 18 anos e quinze membros de sua rede de suporte social. O estudo foi realizado em um CAPSi, localizado em uma cidade de grande porte no interior do Estado de São Paulo. Para coleta de dados utilizou-se dois formulários, um para a caracterização do serviço e outro para registro de dados pessoais; dois roteiros de entrevistas semiestruturadas, um aplicado com os adolescentes e outro com os membros da rede de suporte social. Para a análise dos dados adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam para a desvinculação da escola, limitação das atividades de lazer e relações sociais praticamente restritas ao contexto do CAPSi. Considera-se que o estudo acrescenta ao focalizar sobre as relações sociais e os contextos de inserção a partir do reconhecimento do dia a dia dos adolescentes em sofrimento psíquico, e deve contribuir para reflexões acerca das ações junto a essa população, além de fornecer elementos para as formulações de políticas públicas.
id USP-43_a9d4cc8c23c11c7b04110e6fafd40038
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/89320
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserçãoAdolescents in CAPSi: social relations and integration contextsMental healthAdolescentQuestionnairesOccupational Therapy.Saúde mentalAdolescenteQuestionáriosTerapia ocupacional.O objetivo do estudo foi compreender, sob a perspectiva de adolescentes usuários do CAPSi e de membros de sua rede de suporte social, os contextos de inserção e as relações sociais presentes no dia a dia desses jovens. Participaram treze adolescentes entre 12 e 18 anos e quinze membros de sua rede de suporte social. O estudo foi realizado em um CAPSi, localizado em uma cidade de grande porte no interior do Estado de São Paulo. Para coleta de dados utilizou-se dois formulários, um para a caracterização do serviço e outro para registro de dados pessoais; dois roteiros de entrevistas semiestruturadas, um aplicado com os adolescentes e outro com os membros da rede de suporte social. Para a análise dos dados adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam para a desvinculação da escola, limitação das atividades de lazer e relações sociais praticamente restritas ao contexto do CAPSi. Considera-se que o estudo acrescenta ao focalizar sobre as relações sociais e os contextos de inserção a partir do reconhecimento do dia a dia dos adolescentes em sofrimento psíquico, e deve contribuir para reflexões acerca das ações junto a essa população, além de fornecer elementos para as formulações de políticas públicas.The aim of the study was to understand, from the perspective of adolescent users of CAPSi and members of their social support network, the integration contexts and social relations present in the daily life of these youngsters. Thirteen adolescents between 12 and 18 years and fifteen members of their social support network participated in the study. The study was conducted in a CAPSi located in a large city in the countryside of state of São Paulo. To collect data two questionnaires were used, one for the characterization of the service and one for personal data registration, and two scripts of semi-structured interviews, one applied with the adolescents and one with members of the network of social support. To analyze the data the technique of Collective Subject Discourse was adopted. The results point to the disaffiliation of school, limiting leisure activities and social relations practically restricted to CAPSi context. It is considered that the study adds knowledge because it focuses on social relations and the integration contexts from the recognition of the routine of the adolescents in psychological distress and should contribute to reflections about the actions of this population, besides providing elements for the formulations of public policies.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2015-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/8932010.11606/issn.2238-6149.v26i2p216-224Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 216-224Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 216-224Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 216-2242238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/89320/101720Copyright (c) 2015 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Amanda DouradoMatsukura, Thelma Simões2015-09-15T12:36:48Zoai:revistas.usp.br:article/89320Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2015-09-15T12:36:48Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção
Adolescents in CAPSi: social relations and integration contexts
title Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção
spellingShingle Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção
Fernandes, Amanda Dourado
Mental health
Adolescent
Questionnaires
Occupational Therapy.
Saúde mental
Adolescente
Questionários
Terapia ocupacional.
title_short Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção
title_full Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção
title_fullStr Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção
title_full_unstemmed Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção
title_sort Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção
author Fernandes, Amanda Dourado
author_facet Fernandes, Amanda Dourado
Matsukura, Thelma Simões
author_role author
author2 Matsukura, Thelma Simões
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Amanda Dourado
Matsukura, Thelma Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Mental health
Adolescent
Questionnaires
Occupational Therapy.
Saúde mental
Adolescente
Questionários
Terapia ocupacional.
topic Mental health
Adolescent
Questionnaires
Occupational Therapy.
Saúde mental
Adolescente
Questionários
Terapia ocupacional.
description O objetivo do estudo foi compreender, sob a perspectiva de adolescentes usuários do CAPSi e de membros de sua rede de suporte social, os contextos de inserção e as relações sociais presentes no dia a dia desses jovens. Participaram treze adolescentes entre 12 e 18 anos e quinze membros de sua rede de suporte social. O estudo foi realizado em um CAPSi, localizado em uma cidade de grande porte no interior do Estado de São Paulo. Para coleta de dados utilizou-se dois formulários, um para a caracterização do serviço e outro para registro de dados pessoais; dois roteiros de entrevistas semiestruturadas, um aplicado com os adolescentes e outro com os membros da rede de suporte social. Para a análise dos dados adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam para a desvinculação da escola, limitação das atividades de lazer e relações sociais praticamente restritas ao contexto do CAPSi. Considera-se que o estudo acrescenta ao focalizar sobre as relações sociais e os contextos de inserção a partir do reconhecimento do dia a dia dos adolescentes em sofrimento psíquico, e deve contribuir para reflexões acerca das ações junto a essa população, além de fornecer elementos para as formulações de políticas públicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/89320
10.11606/issn.2238-6149.v26i2p216-224
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/89320
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v26i2p216-224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/89320/101720
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 216-224
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 216-224
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 216-224
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042668490555392