Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/89320 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi compreender, sob a perspectiva de adolescentes usuários do CAPSi e de membros de sua rede de suporte social, os contextos de inserção e as relações sociais presentes no dia a dia desses jovens. Participaram treze adolescentes entre 12 e 18 anos e quinze membros de sua rede de suporte social. O estudo foi realizado em um CAPSi, localizado em uma cidade de grande porte no interior do Estado de São Paulo. Para coleta de dados utilizou-se dois formulários, um para a caracterização do serviço e outro para registro de dados pessoais; dois roteiros de entrevistas semiestruturadas, um aplicado com os adolescentes e outro com os membros da rede de suporte social. Para a análise dos dados adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam para a desvinculação da escola, limitação das atividades de lazer e relações sociais praticamente restritas ao contexto do CAPSi. Considera-se que o estudo acrescenta ao focalizar sobre as relações sociais e os contextos de inserção a partir do reconhecimento do dia a dia dos adolescentes em sofrimento psíquico, e deve contribuir para reflexões acerca das ações junto a essa população, além de fornecer elementos para as formulações de políticas públicas. |
id |
USP-43_a9d4cc8c23c11c7b04110e6fafd40038 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/89320 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository_id_str |
|
spelling |
Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserçãoAdolescents in CAPSi: social relations and integration contextsMental healthAdolescentQuestionnairesOccupational Therapy.Saúde mentalAdolescenteQuestionáriosTerapia ocupacional.O objetivo do estudo foi compreender, sob a perspectiva de adolescentes usuários do CAPSi e de membros de sua rede de suporte social, os contextos de inserção e as relações sociais presentes no dia a dia desses jovens. Participaram treze adolescentes entre 12 e 18 anos e quinze membros de sua rede de suporte social. O estudo foi realizado em um CAPSi, localizado em uma cidade de grande porte no interior do Estado de São Paulo. Para coleta de dados utilizou-se dois formulários, um para a caracterização do serviço e outro para registro de dados pessoais; dois roteiros de entrevistas semiestruturadas, um aplicado com os adolescentes e outro com os membros da rede de suporte social. Para a análise dos dados adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam para a desvinculação da escola, limitação das atividades de lazer e relações sociais praticamente restritas ao contexto do CAPSi. Considera-se que o estudo acrescenta ao focalizar sobre as relações sociais e os contextos de inserção a partir do reconhecimento do dia a dia dos adolescentes em sofrimento psíquico, e deve contribuir para reflexões acerca das ações junto a essa população, além de fornecer elementos para as formulações de políticas públicas.The aim of the study was to understand, from the perspective of adolescent users of CAPSi and members of their social support network, the integration contexts and social relations present in the daily life of these youngsters. Thirteen adolescents between 12 and 18 years and fifteen members of their social support network participated in the study. The study was conducted in a CAPSi located in a large city in the countryside of state of São Paulo. To collect data two questionnaires were used, one for the characterization of the service and one for personal data registration, and two scripts of semi-structured interviews, one applied with the adolescents and one with members of the network of social support. To analyze the data the technique of Collective Subject Discourse was adopted. The results point to the disaffiliation of school, limiting leisure activities and social relations practically restricted to CAPSi context. It is considered that the study adds knowledge because it focuses on social relations and the integration contexts from the recognition of the routine of the adolescents in psychological distress and should contribute to reflections about the actions of this population, besides providing elements for the formulations of public policies.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2015-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/8932010.11606/issn.2238-6149.v26i2p216-224Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 216-224Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 216-224Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 216-2242238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/89320/101720Copyright (c) 2015 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Amanda DouradoMatsukura, Thelma Simões2015-09-15T12:36:48Zoai:revistas.usp.br:article/89320Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2015-09-15T12:36:48Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção Adolescents in CAPSi: social relations and integration contexts |
title |
Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção |
spellingShingle |
Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção Fernandes, Amanda Dourado Mental health Adolescent Questionnaires Occupational Therapy. Saúde mental Adolescente Questionários Terapia ocupacional. |
title_short |
Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção |
title_full |
Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção |
title_fullStr |
Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção |
title_full_unstemmed |
Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção |
title_sort |
Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção |
author |
Fernandes, Amanda Dourado |
author_facet |
Fernandes, Amanda Dourado Matsukura, Thelma Simões |
author_role |
author |
author2 |
Matsukura, Thelma Simões |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Amanda Dourado Matsukura, Thelma Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mental health Adolescent Questionnaires Occupational Therapy. Saúde mental Adolescente Questionários Terapia ocupacional. |
topic |
Mental health Adolescent Questionnaires Occupational Therapy. Saúde mental Adolescente Questionários Terapia ocupacional. |
description |
O objetivo do estudo foi compreender, sob a perspectiva de adolescentes usuários do CAPSi e de membros de sua rede de suporte social, os contextos de inserção e as relações sociais presentes no dia a dia desses jovens. Participaram treze adolescentes entre 12 e 18 anos e quinze membros de sua rede de suporte social. O estudo foi realizado em um CAPSi, localizado em uma cidade de grande porte no interior do Estado de São Paulo. Para coleta de dados utilizou-se dois formulários, um para a caracterização do serviço e outro para registro de dados pessoais; dois roteiros de entrevistas semiestruturadas, um aplicado com os adolescentes e outro com os membros da rede de suporte social. Para a análise dos dados adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam para a desvinculação da escola, limitação das atividades de lazer e relações sociais praticamente restritas ao contexto do CAPSi. Considera-se que o estudo acrescenta ao focalizar sobre as relações sociais e os contextos de inserção a partir do reconhecimento do dia a dia dos adolescentes em sofrimento psíquico, e deve contribuir para reflexões acerca das ações junto a essa população, além de fornecer elementos para as formulações de políticas públicas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/89320 10.11606/issn.2238-6149.v26i2p216-224 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/89320 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v26i2p216-224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/89320/101720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 216-224 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 216-224 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 216-224 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1798042668490555392 |