Effect of hippotherapy on functional performance of children and teens with autism.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/114667 |
Resumo: | A equoterapia vem sendo utilizada como tratamento reabilitador em diferentes patologias, no entanto, sua eficácia ainda não é comprovada no que tange ao desempenho funcional de indivíduos com autismo. O objetivo deste estudo é identificar o efeito da equoterapia no desempenho funcional de crianças e adolescentes com autismo comparando praticantes e não praticantes. Participaram do estudo indivíduos com autismo com idades entre 3 e 15 anos, ambos os sexos divididos entre Praticantes e Não Praticantes, emparelhados por gênero e idade. Utilizou-se um questionário para avaliar variáveis socioeconômicas e para avaliação do desempenho funcional o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e a Medida de Independência Funcional (MIF), aplicados aos cuidadores, para <8 anos e >8 anos, respectivamente. Foram entrevistados 28 cuidadores (14 em cada grupo). Houve diferença para o desempenho funcional das crianças que praticavam equoterapia avaliados pelo PEDI na área de Autocuidado (p=0,041) e Mobilidade (p=0,001). Não houve diferença para o desempenho funcional daqueles avaliados pela MIF (p=0,384). Este estudo sugere que a equoterapia é eficaz para crianças com autismo, nas tarefas das áreas de mobilidade e autocuidado, sendo uma área inovadora para terapia ocupacional. |
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Effect of hippotherapy on functional performance of children and teens with autism.Efeito da equoterapia no desempenho funcional de crianças e adolescentes com autismo.AutismoTerapia Assistida por CavalosTerapia Ocupacional.AutismEquine-Assisted TherapyOccupational Therapy.A equoterapia vem sendo utilizada como tratamento reabilitador em diferentes patologias, no entanto, sua eficácia ainda não é comprovada no que tange ao desempenho funcional de indivíduos com autismo. O objetivo deste estudo é identificar o efeito da equoterapia no desempenho funcional de crianças e adolescentes com autismo comparando praticantes e não praticantes. Participaram do estudo indivíduos com autismo com idades entre 3 e 15 anos, ambos os sexos divididos entre Praticantes e Não Praticantes, emparelhados por gênero e idade. Utilizou-se um questionário para avaliar variáveis socioeconômicas e para avaliação do desempenho funcional o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e a Medida de Independência Funcional (MIF), aplicados aos cuidadores, para <8 anos e >8 anos, respectivamente. Foram entrevistados 28 cuidadores (14 em cada grupo). Houve diferença para o desempenho funcional das crianças que praticavam equoterapia avaliados pelo PEDI na área de Autocuidado (p=0,041) e Mobilidade (p=0,001). Não houve diferença para o desempenho funcional daqueles avaliados pela MIF (p=0,384). Este estudo sugere que a equoterapia é eficaz para crianças com autismo, nas tarefas das áreas de mobilidade e autocuidado, sendo uma área inovadora para terapia ocupacional.Hippotherapy has been used as rehabilitative treatment, however, its effectiveness has not yet proven in regard to functional performanceof individuals with autism.The aim of this study is to identify the effect of hippotherapy on functional performance in children and adolescents with autism compared practitioners and non-practitioners. Study participants were individuals with autism aged 3 to 15 years, both genders divided between Practitioners and Non-Practitioners, matched by gender and age. It was used a questionnaire to assess socioeconomic variables and to make the assessment of the functional performance Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) and the Functional Independence Measure (FIM), applied to caregivers, to <8 years and >8 years, respectively. There were interviewed 28 caregivers (14 in each group), there was difference in functional performance of children practicing hippotherapy reviews by area PEDI Self-care (p = 0.041) and mobility (p = 0.001). There was no difference in the functional performance of those assessed by the FIM (p = 0.384). This study suggests that hippotherapy is effective for children with autism, the tasks in the areas of mobility and self-care, being an innovative area for occupational therapy.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/11466710.11606/issn.2238-6149.v27i3p271-277Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 Núm. 3 (2016); 271-277Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 No. 3 (2016); 271-277Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 27 n. 3 (2016); 271-2772238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/114667/122813Copyright (c) 2017 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessBender, Daniele DornellesGuarany, Nicole Ruas2017-02-03T10:07:21Zoai:revistas.usp.br:article/114667Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2017-02-03T10:07:21Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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