Crianças e suas mães: o olhar enquanto modalidade comunicativa entre mãe e filho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/224452 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo comparativo da interação não-verbal entre mãe e filho, com sujeitos normais e com Síndrome de Down. A modalidade comunicativa escolhida foi o Olhar. Cinco crianças normais e cinco mongolóides com idade mental variando entre 12 e 30 meses, compuseram a amostra de sujeitos. Os sinais comunicativos das díades e o grau de responsividade dos membros a eles foram estudados a partir de suas situações de brincadeiras estruturadas, compostas por: um conjunto de cubos de madeira (situação I) e um conjunto de móveis de boneca para os sujeitos do sexo feminino e uma miniatura de posto de gasolina para os sujeitos do sexo masculino (situação II). Os resultados mostraram uma maior independência no desempenho por parte dos sujeitos do grupo CN. Os do grupo SD, além de requisitarem mais ajudas de suas mães, não conseguiram se envolver tanto na situação II como as crianças do grupo CN. As mães de SD, por sua vez, estabeleceram contato com seus filhos bem antes do que as máes do grupo CN. Constatou-se ainda que a mudança de situação determinou alterações no desempenho dos dois grupos. |
id |
USP-43_ca05439de546c32ff8a0c8b916cf8e2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/224452 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository_id_str |
|
spelling |
Crianças e suas mães: o olhar enquanto modalidade comunicativa entre mãe e filhoBehaviorChild psychologyDown’s syndromepsychologyComparative studyComportamentoPsicologia da criançaSíndrome de downpsicologiaEstudo comparativoEste trabalho teve por objetivo realizar um estudo comparativo da interação não-verbal entre mãe e filho, com sujeitos normais e com Síndrome de Down. A modalidade comunicativa escolhida foi o Olhar. Cinco crianças normais e cinco mongolóides com idade mental variando entre 12 e 30 meses, compuseram a amostra de sujeitos. Os sinais comunicativos das díades e o grau de responsividade dos membros a eles foram estudados a partir de suas situações de brincadeiras estruturadas, compostas por: um conjunto de cubos de madeira (situação I) e um conjunto de móveis de boneca para os sujeitos do sexo feminino e uma miniatura de posto de gasolina para os sujeitos do sexo masculino (situação II). Os resultados mostraram uma maior independência no desempenho por parte dos sujeitos do grupo CN. Os do grupo SD, além de requisitarem mais ajudas de suas mães, não conseguiram se envolver tanto na situação II como as crianças do grupo CN. As mães de SD, por sua vez, estabeleceram contato com seus filhos bem antes do que as máes do grupo CN. Constatou-se ainda que a mudança de situação determinou alterações no desempenho dos dois grupos.The object of this investigation was to make a comparative study of the non-verbal interaction betweenn mother and child with normal and Down Syndrome subjects. The communicate modality selected was the eye contact. Five normal and five Down Syndrome children with ages varying between 12 to 30 months composed the sample of subjects. The communicate signal of the dyads and the responsivity deggree of the members were studied from two situations of structured play, composed by: a collection of wood cubes (situation I) and a collection of doll mobile for the female subjects and a miniature of a service station for the male subjects (situation II). The results showed a major performance independence by the normal group. The Down Syndrome group demanded not oniy a major number of aids from theír mothers, but also he didn't play adequately in the situation II. The mothers of the Down Syndrome group stablished eye contact with their children more quickly than the normal group. Another important conclusion of this study was that the change of situation determined changes of the performance in the two groups.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina1991-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/22445210.11606/issn.2238-6149.rto.1991.224452Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 2 n. 2-3 (1991); 78-85Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 2 No. 2-3 (1991); 78-85Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 2 Núm. 2-3 (1991); 78-852238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/224452/203991Copyright (c) 1991 Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicinahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEmmel, Maria Luisa Guillaumon2024-04-29T18:02:30Zoai:revistas.usp.br:article/224452Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2024-04-29T18:02:30Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças e suas mães: o olhar enquanto modalidade comunicativa entre mãe e filho |
title |
Crianças e suas mães: o olhar enquanto modalidade comunicativa entre mãe e filho |
spellingShingle |
Crianças e suas mães: o olhar enquanto modalidade comunicativa entre mãe e filho Emmel, Maria Luisa Guillaumon Behavior Child psychology Down’s syndrome psychology Comparative study Comportamento Psicologia da criança Síndrome de down psicologia Estudo comparativo |
title_short |
Crianças e suas mães: o olhar enquanto modalidade comunicativa entre mãe e filho |
title_full |
Crianças e suas mães: o olhar enquanto modalidade comunicativa entre mãe e filho |
title_fullStr |
Crianças e suas mães: o olhar enquanto modalidade comunicativa entre mãe e filho |
title_full_unstemmed |
Crianças e suas mães: o olhar enquanto modalidade comunicativa entre mãe e filho |
title_sort |
Crianças e suas mães: o olhar enquanto modalidade comunicativa entre mãe e filho |
author |
Emmel, Maria Luisa Guillaumon |
author_facet |
Emmel, Maria Luisa Guillaumon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Emmel, Maria Luisa Guillaumon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Behavior Child psychology Down’s syndrome psychology Comparative study Comportamento Psicologia da criança Síndrome de down psicologia Estudo comparativo |
topic |
Behavior Child psychology Down’s syndrome psychology Comparative study Comportamento Psicologia da criança Síndrome de down psicologia Estudo comparativo |
description |
Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo comparativo da interação não-verbal entre mãe e filho, com sujeitos normais e com Síndrome de Down. A modalidade comunicativa escolhida foi o Olhar. Cinco crianças normais e cinco mongolóides com idade mental variando entre 12 e 30 meses, compuseram a amostra de sujeitos. Os sinais comunicativos das díades e o grau de responsividade dos membros a eles foram estudados a partir de suas situações de brincadeiras estruturadas, compostas por: um conjunto de cubos de madeira (situação I) e um conjunto de móveis de boneca para os sujeitos do sexo feminino e uma miniatura de posto de gasolina para os sujeitos do sexo masculino (situação II). Os resultados mostraram uma maior independência no desempenho por parte dos sujeitos do grupo CN. Os do grupo SD, além de requisitarem mais ajudas de suas mães, não conseguiram se envolver tanto na situação II como as crianças do grupo CN. As mães de SD, por sua vez, estabeleceram contato com seus filhos bem antes do que as máes do grupo CN. Constatou-se ainda que a mudança de situação determinou alterações no desempenho dos dois grupos. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/224452 10.11606/issn.2238-6149.rto.1991.224452 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/224452 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.rto.1991.224452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/224452/203991 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1991 Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1991 Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 2 n. 2-3 (1991); 78-85 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 2 No. 2-3 (1991); 78-85 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 2 Núm. 2-3 (1991); 78-85 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1798042668076367872 |