Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mângia, Elisabete Ferreira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Muramoto, Melissa Tieko, Marques, Ana Lucia Marinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14098
Resumo: A implementação das redes de serviços de saúde mental configura-se como processo complexo que coloca exigências para o ensino de graduação. O curso de Terapia Ocupacional da FMUSP implementou mudanças curriculares tendo em vista a formação de profissionais comprometidos e capazes de compreender e lidar com as exigências teóricas e técnicas da atenção e da reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos mentais. OBJETIVOS: Conhecer, caracterizar e analisar a inserção de egressos em serviços e/ou projetos de saúde mental no contexto do SUS e analisar a adequação entre a formação e as exigências para a atuação profissional colocadas pelos novos serviços e/ou projetos de saúde mental. MÉTODO: Pesquisa qualitativa baseada em procedimentos da etnometodologia consistiu na realização de grupos focais, ao longo do segundo semestre de 2009, com egressos inseridos em serviços públicos de saúde mental. RESULTADOS: dados obtidos demonstram que os egressos: conseguem inserção em serviços de saúde mental nos primeiros 6 meses de formados; buscam principalmente cursos de especialização e/ou aprimoramento; vivenciam grande rotatividade em serviços novos; relatam que tais serviços são heterogêneos em relação à organização, processo de trabalho, estrutura, gestão e objetivos assistenciais; são convocados ao desempenho de tarefas de planejamento e gestão sem que disponham de experiência e maturidade; relatam que os serviços são implantados sem um processo formativo e de gestão consistentes, enfrentam um cenário repleto de conflitos técnicos e teóricos que expressam dificuldades presentes no processo de mudança no campo da saúde mental. CONCLUSÕES: os novos cenários exigem novas competências profissionais não previstas na graduação; qualificação e formação permanente; mudanças na formação oferecida pela graduação especialmente nos campos da atenção básica, dependência química e alcoolismo. Há falta de formação para o trabalho em equipe e para a gestão e modelagem de serviços. Os jovens profissionais necessitam de respaldo institucional pois são os protagonistas das mudanças propostas pela Política de Saúde Mental.
id USP-43_d7cc5f752b9f3629d85869e9ce9911e6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/14098
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP Formação profissional e serviços de saúde mental no SUS: estudo sobre a inserção de egressos do Curso de Terapia Ocupacional da FMUSP Formação de recursos humanosServiços de saúde mental^i1^srecursos humaSistema único de saúdeTerapia ocupacional^i1^srecursos humaMental health services^i2^smanpoOccupational therapy^i2^smanpoHuman resources formationUnified health system A implementação das redes de serviços de saúde mental configura-se como processo complexo que coloca exigências para o ensino de graduação. O curso de Terapia Ocupacional da FMUSP implementou mudanças curriculares tendo em vista a formação de profissionais comprometidos e capazes de compreender e lidar com as exigências teóricas e técnicas da atenção e da reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos mentais. OBJETIVOS: Conhecer, caracterizar e analisar a inserção de egressos em serviços e/ou projetos de saúde mental no contexto do SUS e analisar a adequação entre a formação e as exigências para a atuação profissional colocadas pelos novos serviços e/ou projetos de saúde mental. MÉTODO: Pesquisa qualitativa baseada em procedimentos da etnometodologia consistiu na realização de grupos focais, ao longo do segundo semestre de 2009, com egressos inseridos em serviços públicos de saúde mental. RESULTADOS: dados obtidos demonstram que os egressos: conseguem inserção em serviços de saúde mental nos primeiros 6 meses de formados; buscam principalmente cursos de especialização e/ou aprimoramento; vivenciam grande rotatividade em serviços novos; relatam que tais serviços são heterogêneos em relação à organização, processo de trabalho, estrutura, gestão e objetivos assistenciais; são convocados ao desempenho de tarefas de planejamento e gestão sem que disponham de experiência e maturidade; relatam que os serviços são implantados sem um processo formativo e de gestão consistentes, enfrentam um cenário repleto de conflitos técnicos e teóricos que expressam dificuldades presentes no processo de mudança no campo da saúde mental. CONCLUSÕES: os novos cenários exigem novas competências profissionais não previstas na graduação; qualificação e formação permanente; mudanças na formação oferecida pela graduação especialmente nos campos da atenção básica, dependência química e alcoolismo. Há falta de formação para o trabalho em equipe e para a gestão e modelagem de serviços. Os jovens profissionais necessitam de respaldo institucional pois são os protagonistas das mudanças propostas pela Política de Saúde Mental. The implementation of mental health services network implies in a complex process, which places demands to the undergraduate education. The course of Occupational Therapy of FMUSP implemented curricular changes, considering the education of professionals compromised and able to comprehend and deal with theoretical and technical demands of the psychosocial rehabilitation of people with mental disorders. OBJECTIVES: to know, characterize and analyze the insertion of graduates working at services and/or projects of mental health in the context of SUS and to analyze the adequacy between the undergraduate education and the demands to the professional practice placed by the new services and/or projects of mental health. METHOD: Qualitative research based in ethnomethodological procedures consisted at the realization of focus groups, during 2009' second half, with graduates working at public services of mental health. RESULTS: data show the graduates start working at mental health services during the first 6 months after graduation; search for post graduation courses; experience great turnover of professionals in new services; report heterogeneity related to the services organization, work process, structure, management and care objectives; are called to perform tasks of planning and management without experience and maturity; report the implantation of services without any educational and managerial consistent process; face a scenario full of technical and theoretical conflicts that express difficulties at the changing process in the field of mental health. CONCLUSIONS: new scenarios demand new professional competencies, which are not provided by the undergraduate education, especially those related to primary care, chemical dependency and alcoholism. There is a lack of education to prepare to team work and to services management and modeling. The new professionals need institutional support, once they are the protagonists of the proposed changes by the Mental Health Policy. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1409810.11606/issn.2238-6149.v21i2p148-157Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 21 Núm. 2 (2010); 148-157Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 21 No. 2 (2010); 148-157Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 21 n. 2 (2010); 148-1572238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14098/15916Mângia, Elisabete FerreiraMuramoto, Melissa TiekoMarques, Ana Lucia Marinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-17T12:24:43Zoai:revistas.usp.br:article/14098Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2014-10-17T12:24:43Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP
Formação profissional e serviços de saúde mental no SUS: estudo sobre a inserção de egressos do Curso de Terapia Ocupacional da FMUSP
title Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP
spellingShingle Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP
Mângia, Elisabete Ferreira
Formação de recursos humanos
Serviços de saúde mental^i1^srecursos huma
Sistema único de saúde
Terapia ocupacional^i1^srecursos huma
Mental health services^i2^smanpo
Occupational therapy^i2^smanpo
Human resources formation
Unified health system
title_short Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP
title_full Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP
title_fullStr Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP
title_full_unstemmed Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP
title_sort Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP
author Mângia, Elisabete Ferreira
author_facet Mângia, Elisabete Ferreira
Muramoto, Melissa Tieko
Marques, Ana Lucia Marinho
author_role author
author2 Muramoto, Melissa Tieko
Marques, Ana Lucia Marinho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mângia, Elisabete Ferreira
Muramoto, Melissa Tieko
Marques, Ana Lucia Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de recursos humanos
Serviços de saúde mental^i1^srecursos huma
Sistema único de saúde
Terapia ocupacional^i1^srecursos huma
Mental health services^i2^smanpo
Occupational therapy^i2^smanpo
Human resources formation
Unified health system
topic Formação de recursos humanos
Serviços de saúde mental^i1^srecursos huma
Sistema único de saúde
Terapia ocupacional^i1^srecursos huma
Mental health services^i2^smanpo
Occupational therapy^i2^smanpo
Human resources formation
Unified health system
description A implementação das redes de serviços de saúde mental configura-se como processo complexo que coloca exigências para o ensino de graduação. O curso de Terapia Ocupacional da FMUSP implementou mudanças curriculares tendo em vista a formação de profissionais comprometidos e capazes de compreender e lidar com as exigências teóricas e técnicas da atenção e da reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos mentais. OBJETIVOS: Conhecer, caracterizar e analisar a inserção de egressos em serviços e/ou projetos de saúde mental no contexto do SUS e analisar a adequação entre a formação e as exigências para a atuação profissional colocadas pelos novos serviços e/ou projetos de saúde mental. MÉTODO: Pesquisa qualitativa baseada em procedimentos da etnometodologia consistiu na realização de grupos focais, ao longo do segundo semestre de 2009, com egressos inseridos em serviços públicos de saúde mental. RESULTADOS: dados obtidos demonstram que os egressos: conseguem inserção em serviços de saúde mental nos primeiros 6 meses de formados; buscam principalmente cursos de especialização e/ou aprimoramento; vivenciam grande rotatividade em serviços novos; relatam que tais serviços são heterogêneos em relação à organização, processo de trabalho, estrutura, gestão e objetivos assistenciais; são convocados ao desempenho de tarefas de planejamento e gestão sem que disponham de experiência e maturidade; relatam que os serviços são implantados sem um processo formativo e de gestão consistentes, enfrentam um cenário repleto de conflitos técnicos e teóricos que expressam dificuldades presentes no processo de mudança no campo da saúde mental. CONCLUSÕES: os novos cenários exigem novas competências profissionais não previstas na graduação; qualificação e formação permanente; mudanças na formação oferecida pela graduação especialmente nos campos da atenção básica, dependência química e alcoolismo. Há falta de formação para o trabalho em equipe e para a gestão e modelagem de serviços. Os jovens profissionais necessitam de respaldo institucional pois são os protagonistas das mudanças propostas pela Política de Saúde Mental.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14098
10.11606/issn.2238-6149.v21i2p148-157
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14098
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v21i2p148-157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14098/15916
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 21 Núm. 2 (2010); 148-157
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 21 No. 2 (2010); 148-157
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 21 n. 2 (2010); 148-157
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042669595754496