Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14098 |
Resumo: | A implementação das redes de serviços de saúde mental configura-se como processo complexo que coloca exigências para o ensino de graduação. O curso de Terapia Ocupacional da FMUSP implementou mudanças curriculares tendo em vista a formação de profissionais comprometidos e capazes de compreender e lidar com as exigências teóricas e técnicas da atenção e da reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos mentais. OBJETIVOS: Conhecer, caracterizar e analisar a inserção de egressos em serviços e/ou projetos de saúde mental no contexto do SUS e analisar a adequação entre a formação e as exigências para a atuação profissional colocadas pelos novos serviços e/ou projetos de saúde mental. MÉTODO: Pesquisa qualitativa baseada em procedimentos da etnometodologia consistiu na realização de grupos focais, ao longo do segundo semestre de 2009, com egressos inseridos em serviços públicos de saúde mental. RESULTADOS: dados obtidos demonstram que os egressos: conseguem inserção em serviços de saúde mental nos primeiros 6 meses de formados; buscam principalmente cursos de especialização e/ou aprimoramento; vivenciam grande rotatividade em serviços novos; relatam que tais serviços são heterogêneos em relação à organização, processo de trabalho, estrutura, gestão e objetivos assistenciais; são convocados ao desempenho de tarefas de planejamento e gestão sem que disponham de experiência e maturidade; relatam que os serviços são implantados sem um processo formativo e de gestão consistentes, enfrentam um cenário repleto de conflitos técnicos e teóricos que expressam dificuldades presentes no processo de mudança no campo da saúde mental. CONCLUSÕES: os novos cenários exigem novas competências profissionais não previstas na graduação; qualificação e formação permanente; mudanças na formação oferecida pela graduação especialmente nos campos da atenção básica, dependência química e alcoolismo. Há falta de formação para o trabalho em equipe e para a gestão e modelagem de serviços. Os jovens profissionais necessitam de respaldo institucional pois são os protagonistas das mudanças propostas pela Política de Saúde Mental. |
id |
USP-43_d7cc5f752b9f3629d85869e9ce9911e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/14098 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository_id_str |
|
spelling |
Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP Formação profissional e serviços de saúde mental no SUS: estudo sobre a inserção de egressos do Curso de Terapia Ocupacional da FMUSP Formação de recursos humanosServiços de saúde mental^i1^srecursos humaSistema único de saúdeTerapia ocupacional^i1^srecursos humaMental health services^i2^smanpoOccupational therapy^i2^smanpoHuman resources formationUnified health system A implementação das redes de serviços de saúde mental configura-se como processo complexo que coloca exigências para o ensino de graduação. O curso de Terapia Ocupacional da FMUSP implementou mudanças curriculares tendo em vista a formação de profissionais comprometidos e capazes de compreender e lidar com as exigências teóricas e técnicas da atenção e da reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos mentais. OBJETIVOS: Conhecer, caracterizar e analisar a inserção de egressos em serviços e/ou projetos de saúde mental no contexto do SUS e analisar a adequação entre a formação e as exigências para a atuação profissional colocadas pelos novos serviços e/ou projetos de saúde mental. MÉTODO: Pesquisa qualitativa baseada em procedimentos da etnometodologia consistiu na realização de grupos focais, ao longo do segundo semestre de 2009, com egressos inseridos em serviços públicos de saúde mental. RESULTADOS: dados obtidos demonstram que os egressos: conseguem inserção em serviços de saúde mental nos primeiros 6 meses de formados; buscam principalmente cursos de especialização e/ou aprimoramento; vivenciam grande rotatividade em serviços novos; relatam que tais serviços são heterogêneos em relação à organização, processo de trabalho, estrutura, gestão e objetivos assistenciais; são convocados ao desempenho de tarefas de planejamento e gestão sem que disponham de experiência e maturidade; relatam que os serviços são implantados sem um processo formativo e de gestão consistentes, enfrentam um cenário repleto de conflitos técnicos e teóricos que expressam dificuldades presentes no processo de mudança no campo da saúde mental. CONCLUSÕES: os novos cenários exigem novas competências profissionais não previstas na graduação; qualificação e formação permanente; mudanças na formação oferecida pela graduação especialmente nos campos da atenção básica, dependência química e alcoolismo. Há falta de formação para o trabalho em equipe e para a gestão e modelagem de serviços. Os jovens profissionais necessitam de respaldo institucional pois são os protagonistas das mudanças propostas pela Política de Saúde Mental. The implementation of mental health services network implies in a complex process, which places demands to the undergraduate education. The course of Occupational Therapy of FMUSP implemented curricular changes, considering the education of professionals compromised and able to comprehend and deal with theoretical and technical demands of the psychosocial rehabilitation of people with mental disorders. OBJECTIVES: to know, characterize and analyze the insertion of graduates working at services and/or projects of mental health in the context of SUS and to analyze the adequacy between the undergraduate education and the demands to the professional practice placed by the new services and/or projects of mental health. METHOD: Qualitative research based in ethnomethodological procedures consisted at the realization of focus groups, during 2009' second half, with graduates working at public services of mental health. RESULTS: data show the graduates start working at mental health services during the first 6 months after graduation; search for post graduation courses; experience great turnover of professionals in new services; report heterogeneity related to the services organization, work process, structure, management and care objectives; are called to perform tasks of planning and management without experience and maturity; report the implantation of services without any educational and managerial consistent process; face a scenario full of technical and theoretical conflicts that express difficulties at the changing process in the field of mental health. CONCLUSIONS: new scenarios demand new professional competencies, which are not provided by the undergraduate education, especially those related to primary care, chemical dependency and alcoholism. There is a lack of education to prepare to team work and to services management and modeling. The new professionals need institutional support, once they are the protagonists of the proposed changes by the Mental Health Policy. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1409810.11606/issn.2238-6149.v21i2p148-157Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 21 Núm. 2 (2010); 148-157Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 21 No. 2 (2010); 148-157Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 21 n. 2 (2010); 148-1572238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14098/15916Mângia, Elisabete FerreiraMuramoto, Melissa TiekoMarques, Ana Lucia Marinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-17T12:24:43Zoai:revistas.usp.br:article/14098Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2014-10-17T12:24:43Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP Formação profissional e serviços de saúde mental no SUS: estudo sobre a inserção de egressos do Curso de Terapia Ocupacional da FMUSP |
title |
Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP |
spellingShingle |
Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP Mângia, Elisabete Ferreira Formação de recursos humanos Serviços de saúde mental^i1^srecursos huma Sistema único de saúde Terapia ocupacional^i1^srecursos huma Mental health services^i2^smanpo Occupational therapy^i2^smanpo Human resources formation Unified health system |
title_short |
Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP |
title_full |
Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP |
title_fullStr |
Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP |
title_full_unstemmed |
Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP |
title_sort |
Interprofessional education and Mental Health Services on the context of SUS: study about the insertion of graduates of the Course of Occupational Therapy - FMUSP |
author |
Mângia, Elisabete Ferreira |
author_facet |
Mângia, Elisabete Ferreira Muramoto, Melissa Tieko Marques, Ana Lucia Marinho |
author_role |
author |
author2 |
Muramoto, Melissa Tieko Marques, Ana Lucia Marinho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mângia, Elisabete Ferreira Muramoto, Melissa Tieko Marques, Ana Lucia Marinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de recursos humanos Serviços de saúde mental^i1^srecursos huma Sistema único de saúde Terapia ocupacional^i1^srecursos huma Mental health services^i2^smanpo Occupational therapy^i2^smanpo Human resources formation Unified health system |
topic |
Formação de recursos humanos Serviços de saúde mental^i1^srecursos huma Sistema único de saúde Terapia ocupacional^i1^srecursos huma Mental health services^i2^smanpo Occupational therapy^i2^smanpo Human resources formation Unified health system |
description |
A implementação das redes de serviços de saúde mental configura-se como processo complexo que coloca exigências para o ensino de graduação. O curso de Terapia Ocupacional da FMUSP implementou mudanças curriculares tendo em vista a formação de profissionais comprometidos e capazes de compreender e lidar com as exigências teóricas e técnicas da atenção e da reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos mentais. OBJETIVOS: Conhecer, caracterizar e analisar a inserção de egressos em serviços e/ou projetos de saúde mental no contexto do SUS e analisar a adequação entre a formação e as exigências para a atuação profissional colocadas pelos novos serviços e/ou projetos de saúde mental. MÉTODO: Pesquisa qualitativa baseada em procedimentos da etnometodologia consistiu na realização de grupos focais, ao longo do segundo semestre de 2009, com egressos inseridos em serviços públicos de saúde mental. RESULTADOS: dados obtidos demonstram que os egressos: conseguem inserção em serviços de saúde mental nos primeiros 6 meses de formados; buscam principalmente cursos de especialização e/ou aprimoramento; vivenciam grande rotatividade em serviços novos; relatam que tais serviços são heterogêneos em relação à organização, processo de trabalho, estrutura, gestão e objetivos assistenciais; são convocados ao desempenho de tarefas de planejamento e gestão sem que disponham de experiência e maturidade; relatam que os serviços são implantados sem um processo formativo e de gestão consistentes, enfrentam um cenário repleto de conflitos técnicos e teóricos que expressam dificuldades presentes no processo de mudança no campo da saúde mental. CONCLUSÕES: os novos cenários exigem novas competências profissionais não previstas na graduação; qualificação e formação permanente; mudanças na formação oferecida pela graduação especialmente nos campos da atenção básica, dependência química e alcoolismo. Há falta de formação para o trabalho em equipe e para a gestão e modelagem de serviços. Os jovens profissionais necessitam de respaldo institucional pois são os protagonistas das mudanças propostas pela Política de Saúde Mental. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14098 10.11606/issn.2238-6149.v21i2p148-157 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14098 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v21i2p148-157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14098/15916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 21 Núm. 2 (2010); 148-157 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 21 No. 2 (2010); 148-157 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 21 n. 2 (2010); 148-157 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1798042669595754496 |