Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/203958 |
Resumo: | As práticas corporais são parte significativa da formação e dos recursos terapêuticos utilizados por terapeutas ocupacionais. Sua aprendizagem implica na compreensão e experimentação da aplicação de diferentes técnicas, bem como do entendimento das diversas dimensões e relações destas com o corpo. Assim, o ensino das práticas corporais na pandemia por covid-19 trouxe desafios e aprendizados. Objetivo: Refletir sobre o ensino remoto ministrado na disciplina de Terapia Ocupacional e as Práticas Corporais II no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, campus capital. Método: Relato de experiência do ensino remoto desta disciplina no período da pandemia por Covid-19. Resultados: Identificou-se o aprendizado dos conteúdos, dos métodos e sua aplicação supervisionada em familiares/amigos dos estudantes, ainda que o ensino remoto de práticas corporais esteja longe do ideal. A maioria dos estudantes avaliou positivamente a oferta da disciplina valorizando as ferramentas digitais e estratégias para aprender a cuidar de si e do outro. Porém, foram evidenciadas desigualdades de acesso ao ensino remoto e às condições de moradia para participação na disciplina. Conclusão: Ainda que a disciplina tenha atingido seus objetivos possibilitando espaços de cuidado essenciais no período de pandemia constatou-se perdas no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
USP-43_d80e26f1d9a7a2b474878649e3f7c090 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/203958 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados Remote teaching of body practices for occupational therapy students in the context of the COVID-19 pandemic: challenges and lessons learnedDistance learningCovid-19 pandemicMind-body therapiesBody practicesOccupational therapyEnsino remotoPandemia por Covid-19Terapias mente e corpoPráticas corporaisTerapia ocupacionalAs práticas corporais são parte significativa da formação e dos recursos terapêuticos utilizados por terapeutas ocupacionais. Sua aprendizagem implica na compreensão e experimentação da aplicação de diferentes técnicas, bem como do entendimento das diversas dimensões e relações destas com o corpo. Assim, o ensino das práticas corporais na pandemia por covid-19 trouxe desafios e aprendizados. Objetivo: Refletir sobre o ensino remoto ministrado na disciplina de Terapia Ocupacional e as Práticas Corporais II no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, campus capital. Método: Relato de experiência do ensino remoto desta disciplina no período da pandemia por Covid-19. Resultados: Identificou-se o aprendizado dos conteúdos, dos métodos e sua aplicação supervisionada em familiares/amigos dos estudantes, ainda que o ensino remoto de práticas corporais esteja longe do ideal. A maioria dos estudantes avaliou positivamente a oferta da disciplina valorizando as ferramentas digitais e estratégias para aprender a cuidar de si e do outro. Porém, foram evidenciadas desigualdades de acesso ao ensino remoto e às condições de moradia para participação na disciplina. Conclusão: Ainda que a disciplina tenha atingido seus objetivos possibilitando espaços de cuidado essenciais no período de pandemia constatou-se perdas no processo de ensino e aprendizagem. Body practices are a significant part of training and important therapeutic resources used by occupational therapists. In order for these practices to be learned, it is necessary to understand the application of the different techniques and the different dimensions and relationships of these with the body. Thus, the teaching of body practices in the context of the pandemic has brought challenges and learnings. Objective: To reflect on remote teaching during the discipline of Occupational Therapy and Body Practices II in the Occupational Therapy Course at the University of São Paulo, capital campus. Method: Experience report of remote teaching of the discipline during the Covid-19 pandemic period. Results: Students learned content, methods and applied them under supervision to their family/friends, but the remote teaching of body practices is far from expected. Most students evaluated the offer of the discipline as positive, specialy the use of digital tools and strategies to learn to take care of themselves and the others. However, there were inequalities in access to remote teaching and housing conditions for participation in the discipline. Conclusion: Although the discipline has achieved its objectives, allowing spaces for care in the pandemic period, there were losses in the teaching and learning process.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/20395810.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe203958Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 32 Núm. 1-3 (2022); e203958Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 32 No. 1-3 (2022); e203958Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 32 n. 1-3 (2022); e2039582238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/203958/189763Copyright (c) 2022 Rosé Colom Toldrá, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessToldrá, Rosé Colom Souza, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de2022-12-29T18:43:32Zoai:revistas.usp.br:article/203958Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2022-12-29T18:43:32Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados Remote teaching of body practices for occupational therapy students in the context of the COVID-19 pandemic: challenges and lessons learned |
title |
Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados |
spellingShingle |
Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados Toldrá, Rosé Colom Distance learning Covid-19 pandemic Mind-body therapies Body practices Occupational therapy Ensino remoto Pandemia por Covid-19 Terapias mente e corpo Práticas corporais Terapia ocupacional |
title_short |
Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados |
title_full |
Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados |
title_fullStr |
Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados |
title_sort |
Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados |
author |
Toldrá, Rosé Colom |
author_facet |
Toldrá, Rosé Colom Souza, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toldrá, Rosé Colom Souza, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distance learning Covid-19 pandemic Mind-body therapies Body practices Occupational therapy Ensino remoto Pandemia por Covid-19 Terapias mente e corpo Práticas corporais Terapia ocupacional |
topic |
Distance learning Covid-19 pandemic Mind-body therapies Body practices Occupational therapy Ensino remoto Pandemia por Covid-19 Terapias mente e corpo Práticas corporais Terapia ocupacional |
description |
As práticas corporais são parte significativa da formação e dos recursos terapêuticos utilizados por terapeutas ocupacionais. Sua aprendizagem implica na compreensão e experimentação da aplicação de diferentes técnicas, bem como do entendimento das diversas dimensões e relações destas com o corpo. Assim, o ensino das práticas corporais na pandemia por covid-19 trouxe desafios e aprendizados. Objetivo: Refletir sobre o ensino remoto ministrado na disciplina de Terapia Ocupacional e as Práticas Corporais II no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, campus capital. Método: Relato de experiência do ensino remoto desta disciplina no período da pandemia por Covid-19. Resultados: Identificou-se o aprendizado dos conteúdos, dos métodos e sua aplicação supervisionada em familiares/amigos dos estudantes, ainda que o ensino remoto de práticas corporais esteja longe do ideal. A maioria dos estudantes avaliou positivamente a oferta da disciplina valorizando as ferramentas digitais e estratégias para aprender a cuidar de si e do outro. Porém, foram evidenciadas desigualdades de acesso ao ensino remoto e às condições de moradia para participação na disciplina. Conclusão: Ainda que a disciplina tenha atingido seus objetivos possibilitando espaços de cuidado essenciais no período de pandemia constatou-se perdas no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/203958 10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe203958 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/203958 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe203958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/203958/189763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rosé Colom Toldrá, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rosé Colom Toldrá, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 32 Núm. 1-3 (2022); e203958 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 32 No. 1-3 (2022); e203958 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 32 n. 1-3 (2022); e203958 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1798042671446491136 |