Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toldrá, Rosé Colom
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/203958
Resumo: As práticas corporais são parte significativa da formação e dos recursos terapêuticos utilizados por terapeutas ocupacionais. Sua aprendizagem implica na compreensão e experimentação da aplicação de diferentes técnicas, bem como do entendimento das diversas dimensões e relações destas com o corpo. Assim, o ensino das práticas corporais na pandemia por covid-19 trouxe desafios e aprendizados. Objetivo: Refletir sobre o ensino remoto ministrado na disciplina de Terapia Ocupacional e as Práticas Corporais II no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, campus capital. Método: Relato de experiência do ensino remoto desta disciplina no período da pandemia por Covid-19. Resultados: Identificou-se o aprendizado dos conteúdos, dos métodos e sua aplicação supervisionada em familiares/amigos dos estudantes, ainda que o ensino remoto de práticas corporais esteja longe do ideal. A maioria dos estudantes avaliou positivamente a oferta da disciplina valorizando as ferramentas digitais e estratégias para aprender a cuidar de si e do outro. Porém, foram evidenciadas desigualdades de acesso ao ensino remoto e às condições de moradia para participação na disciplina. Conclusão: Ainda que a disciplina tenha atingido seus objetivos possibilitando espaços de cuidado essenciais no período de pandemia constatou-se perdas no processo de ensino e aprendizagem.  
id USP-43_d80e26f1d9a7a2b474878649e3f7c090
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/203958
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados Remote teaching of body practices for occupational therapy students in the context of the COVID-19 pandemic: challenges and lessons learnedDistance learningCovid-19 pandemicMind-body therapiesBody practicesOccupational therapyEnsino remotoPandemia por Covid-19Terapias mente e corpoPráticas corporaisTerapia ocupacionalAs práticas corporais são parte significativa da formação e dos recursos terapêuticos utilizados por terapeutas ocupacionais. Sua aprendizagem implica na compreensão e experimentação da aplicação de diferentes técnicas, bem como do entendimento das diversas dimensões e relações destas com o corpo. Assim, o ensino das práticas corporais na pandemia por covid-19 trouxe desafios e aprendizados. Objetivo: Refletir sobre o ensino remoto ministrado na disciplina de Terapia Ocupacional e as Práticas Corporais II no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, campus capital. Método: Relato de experiência do ensino remoto desta disciplina no período da pandemia por Covid-19. Resultados: Identificou-se o aprendizado dos conteúdos, dos métodos e sua aplicação supervisionada em familiares/amigos dos estudantes, ainda que o ensino remoto de práticas corporais esteja longe do ideal. A maioria dos estudantes avaliou positivamente a oferta da disciplina valorizando as ferramentas digitais e estratégias para aprender a cuidar de si e do outro. Porém, foram evidenciadas desigualdades de acesso ao ensino remoto e às condições de moradia para participação na disciplina. Conclusão: Ainda que a disciplina tenha atingido seus objetivos possibilitando espaços de cuidado essenciais no período de pandemia constatou-se perdas no processo de ensino e aprendizagem.  Body practices are a significant part of training and important therapeutic resources used by occupational therapists. In order for these practices to be learned, it is necessary to understand the application of the different techniques and the different dimensions and relationships of these with the body. Thus, the teaching of body practices in the context of the pandemic has brought challenges and learnings. Objective: To reflect on remote teaching during the discipline of Occupational Therapy and Body Practices II in the Occupational Therapy Course at the University of São Paulo, capital campus. Method: Experience report of remote teaching of the discipline during the Covid-19 pandemic period. Results: Students learned content, methods and applied them under supervision to their family/friends, but the remote teaching of body practices is far from expected. Most students evaluated the offer of the discipline as positive, specialy the use of digital tools and strategies to learn to take care of themselves and the others. However, there were inequalities in access to remote teaching and housing conditions for participation in the discipline. Conclusion: Although the discipline has achieved its objectives, allowing spaces for care in the pandemic period, there were losses in the teaching and learning process.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/20395810.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe203958Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 32 Núm. 1-3 (2022); e203958Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 32 No. 1-3 (2022); e203958Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 32 n. 1-3 (2022); e2039582238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/203958/189763Copyright (c) 2022 Rosé Colom Toldrá, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessToldrá, Rosé Colom Souza, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de2022-12-29T18:43:32Zoai:revistas.usp.br:article/203958Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2022-12-29T18:43:32Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados
Remote teaching of body practices for occupational therapy students in the context of the COVID-19 pandemic: challenges and lessons learned
title Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados
spellingShingle Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados
Toldrá, Rosé Colom
Distance learning
Covid-19 pandemic
Mind-body therapies
Body practices
Occupational therapy
Ensino remoto
Pandemia por Covid-19
Terapias mente e corpo
Práticas corporais
Terapia ocupacional
title_short Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados
title_full Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados
title_fullStr Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados
title_full_unstemmed Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados
title_sort Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados
author Toldrá, Rosé Colom
author_facet Toldrá, Rosé Colom
Souza, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de
author_role author
author2 Souza, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toldrá, Rosé Colom
Souza, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de
dc.subject.por.fl_str_mv Distance learning
Covid-19 pandemic
Mind-body therapies
Body practices
Occupational therapy
Ensino remoto
Pandemia por Covid-19
Terapias mente e corpo
Práticas corporais
Terapia ocupacional
topic Distance learning
Covid-19 pandemic
Mind-body therapies
Body practices
Occupational therapy
Ensino remoto
Pandemia por Covid-19
Terapias mente e corpo
Práticas corporais
Terapia ocupacional
description As práticas corporais são parte significativa da formação e dos recursos terapêuticos utilizados por terapeutas ocupacionais. Sua aprendizagem implica na compreensão e experimentação da aplicação de diferentes técnicas, bem como do entendimento das diversas dimensões e relações destas com o corpo. Assim, o ensino das práticas corporais na pandemia por covid-19 trouxe desafios e aprendizados. Objetivo: Refletir sobre o ensino remoto ministrado na disciplina de Terapia Ocupacional e as Práticas Corporais II no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, campus capital. Método: Relato de experiência do ensino remoto desta disciplina no período da pandemia por Covid-19. Resultados: Identificou-se o aprendizado dos conteúdos, dos métodos e sua aplicação supervisionada em familiares/amigos dos estudantes, ainda que o ensino remoto de práticas corporais esteja longe do ideal. A maioria dos estudantes avaliou positivamente a oferta da disciplina valorizando as ferramentas digitais e estratégias para aprender a cuidar de si e do outro. Porém, foram evidenciadas desigualdades de acesso ao ensino remoto e às condições de moradia para participação na disciplina. Conclusão: Ainda que a disciplina tenha atingido seus objetivos possibilitando espaços de cuidado essenciais no período de pandemia constatou-se perdas no processo de ensino e aprendizagem.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/203958
10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe203958
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/203958
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe203958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/203958/189763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Rosé Colom Toldrá, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Rosé Colom Toldrá, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 32 Núm. 1-3 (2022); e203958
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 32 No. 1-3 (2022); e203958
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 32 n. 1-3 (2022); e203958
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042671446491136