Identificação dos sinais neurocomportamentais de bebês pré-termo por profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almohalha, Lucieny
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Guerra, Ruth Maria Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/2011-09-03
Resumo: INTRODUÇÃO: Em resposta a estímulos externos comuns ao ambiente da UTIN, o recém nascido pré-termo (RNPT) emite sinais neurocomportamentais de retraimento ou de aproximação. Esses sinais oferecem dicas aos profissionais para suas intervenções. A modulação correta dos estímulos leva a um melhor desenvolvimento global do RNPT e os profissionais devem estar aptos para perceber e avaliar esses sinais. OBJETIVO: Investigar o nível de identificação, por parte dos profissionais da UTIN, dos sinais neurocomportamentais de retraimento e aproximação apresentados por RNPT e analisar os fatores que podem influenciar a aquisição de conhecimentos acerca desses sinais. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Os dados foram coletados através da aplicação do Checklist da Assessment of Preterm Infants' Behavior (ALS & cols., 1982) aos profissionais de uma UTIN e através da análise das respostas das questões abertas incluídas no instrumento. Os dados quantitativos foram analisados por contagem de freqüência e os dados qualitativos por análise de conteúdo. RESULTADOS: Responderam ao checklist 45 profissionais, 80% de nível técnico e 20% de nível superior. Dos 16 sinais de retraimento e 17 sinais de aproximação possíveis de assinalar, os profissionais de nível superior observaram 03 sinais de retraimento e 07 sinais de aproximação a mais que os de nível técnico. Pela análise qualitativa, verificou-se que a correta identificação dos sinais do RNPT é influenciada por fatores como: extensiva jornada de trabalho, sutileza dos sinais apresentados pelos bebês, experiência profissional e a falta de capacitação.
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OBJETIVO: Investigar o nível de identificação, por parte dos profissionais da UTIN, dos sinais neurocomportamentais de retraimento e aproximação apresentados por RNPT e analisar os fatores que podem influenciar a aquisição de conhecimentos acerca desses sinais. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Os dados foram coletados através da aplicação do Checklist da Assessment of Preterm Infants' Behavior (ALS & cols., 1982) aos profissionais de uma UTIN e através da análise das respostas das questões abertas incluídas no instrumento. Os dados quantitativos foram analisados por contagem de freqüência e os dados qualitativos por análise de conteúdo. RESULTADOS: Responderam ao checklist 45 profissionais, 80% de nível técnico e 20% de nível superior. Dos 16 sinais de retraimento e 17 sinais de aproximação possíveis de assinalar, os profissionais de nível superior observaram 03 sinais de retraimento e 07 sinais de aproximação a mais que os de nível técnico. Pela análise qualitativa, verificou-se que a correta identificação dos sinais do RNPT é influenciada por fatores como: extensiva jornada de trabalho, sutileza dos sinais apresentados pelos bebês, experiência profissional e a falta de capacitação. INTRODUCTION: In response to external stimuli intrinsic to the neonatal intensive care unit (NICU), the preterm infant exhibits neurobehavioral signs of avoidance cues or approach behavior. These signs offer tips to the professionals about their interventions. The correct modulation of stimuli leads to a better biological, social and emotional development of preterm infant and the care professionals must be prepared to perceive and evaluate these signs. OBJECTIVE: Investigate the level of identification by NICU professionals, of the neurobehavioral signs of avoidance cues and approach behavior, exhibited by preterm infants and analyze the factors that influence the acquisition of the knowledge about these signs. METHODOLOGICAL PROCEDURES: The data were collected through the applications of The Checklist of The Assessment of the Preterm Infants' Behavior (APIB) (ALS & cols., 1982) to the NICU professionals' and through the analysis of the responses to the open questions included in the instrument. The quantitative data were analyzed by frequency count and the qualitative data by content analysis. RESULTS: Forty-five professionals answered the checklist, 80% from the nursery assistant level and 20% from the graduated level. From the 16 signs of avoidance cues and from the 17 signs of approach behaviors present in the APIB Checklist, the graduate level professionals observed tree signs of avoidance cues and seven signs of approach behavior more than the nursery assistant professionals observed. Through the qualitative analysis, it was verified that the correct identifications of the preterm infants' signs by the professionals is influenced by factors such as a heavy load of work, subtlety of the signs showed by babies, professional experience and the need of continued education. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2023-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/2011-09-0310.11606/issn.2238-6149.v22i2p117-126Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 22 n. 2 (2011); 117-126Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 22 No. 2 (2011); 117-126Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 22 Núm. 2 (2011); 117-1262238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/2011-09-03/15947Copyright (c) 2011 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmohalha, LucienyGuerra, Ruth Maria Ribeiro2023-08-22T23:58:20Zoai:revistas.usp.br:article/14129Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2023-08-22T23:58:20Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
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