Cópia fiel: o problema do Campo e os limites da imagem-tempo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180102 |
Resumo: | Este artigo traça dois movimentos. Primeiro, mobilizando o aparato conceitual construído por Gilles Deleuze, combinado a comentários sobre campo e quadro de autores como Bonitzer, Sabouraud, Oliveira Junior e André Parente, procura elaborar a função do Campo na imagem-movimento e na imagem-tempo, a partir de suas relações com o virtual. Em seguida, o artigo busca mostrar como Cópia fiel (2010), de Abbas Kiarostami, comparado a filmes anteriores do diretor, aponta para outro estatuto de imagem, em que o visível não mais é organizado sob a forma de Campo, mas por uma composição de linhas de força. |
id |
USP-45_0f558a22fa42ba20be2156a9e29f243b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/180102 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cópia fiel: o problema do Campo e os limites da imagem-tempoCertified Copy: The Problem of the Field and the Limits of the Time-ImageCopia certificada: el problema del Campo y los límites de la imagen-tiempoCopia certificadaCine contemporáneoCampoAbbas KiarostamiImagen-tiempoCertified CopyContemporary CinemaFiedlAbbas KiarostamiTime-imageCópia fielCinema contemporâneoCampoAbbas KiarostamiImagem-tempoEste artigo traça dois movimentos. Primeiro, mobilizando o aparato conceitual construído por Gilles Deleuze, combinado a comentários sobre campo e quadro de autores como Bonitzer, Sabouraud, Oliveira Junior e André Parente, procura elaborar a função do Campo na imagem-movimento e na imagem-tempo, a partir de suas relações com o virtual. Em seguida, o artigo busca mostrar como Cópia fiel (2010), de Abbas Kiarostami, comparado a filmes anteriores do diretor, aponta para outro estatuto de imagem, em que o visível não mais é organizado sob a forma de Campo, mas por uma composição de linhas de força.Este artículo señala dos movimientos. Primero, movilizando lo aparato conceptual construido por de Gilles Deleuze, juntamente a comentarios sobre el campo y el cuadro de autores como Bonitzer, Sabouraud, Oliveira Junior y André Parente, intenta elaborar la función de lo Campo en la imagen-movimiento y en la imagen-tiempo, a partir de sus relaciones con el virtual. Después, intenta señalar como Copia certificada (2010), de Abbas Kiarostami, en comparación con películas anteriores del director, apunta otro estatuto de la imagen, en la cual el visible no se organiza bajo la forma del Campo, sino por una composición de líneas de fuerza.This article outlines two movements. First, we combine the conceptual apparatus constructed by Gilles Deleuze with comments on the notions of field and framing by authors such as Bonitzer, Sabouraud, Oliveira Junior, and André Parente. Then, we elaborate the function of the Field in the movement-image and in the time-image, based on their relations with the virtual. Finally, we show how Certified Copy (Abbas Kiarostami, 2010), compared to the director’s previous films, points to another status of image, in which the visible is no longer organized in the form of a Field, but by a composition of lines of force.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/18010210.11606/issn.2178-0447.ars.2023.180102ARS (São Paulo); v. 21 n. 47 (2023); 288-337ARS; Vol. 21 Núm. 47 (2023); 288-337ARS; Vol. 21 No. 47 (2023); 288-3372178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180102/193546Copyright (c) 2023 Eduardo Brandão Pintohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Eduardo Brandão2023-08-31T14:31:43Zoai:revistas.usp.br:article/180102Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-08-31T14:31:43ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cópia fiel: o problema do Campo e os limites da imagem-tempo Certified Copy: The Problem of the Field and the Limits of the Time-Image Copia certificada: el problema del Campo y los límites de la imagen-tiempo |
title |
Cópia fiel: o problema do Campo e os limites da imagem-tempo |
spellingShingle |
Cópia fiel: o problema do Campo e os limites da imagem-tempo Pinto, Eduardo Brandão Copia certificada Cine contemporáneo Campo Abbas Kiarostami Imagen-tiempo Certified Copy Contemporary Cinema Fiedl Abbas Kiarostami Time-image Cópia fiel Cinema contemporâneo Campo Abbas Kiarostami Imagem-tempo |
title_short |
Cópia fiel: o problema do Campo e os limites da imagem-tempo |
title_full |
Cópia fiel: o problema do Campo e os limites da imagem-tempo |
title_fullStr |
Cópia fiel: o problema do Campo e os limites da imagem-tempo |
title_full_unstemmed |
Cópia fiel: o problema do Campo e os limites da imagem-tempo |
title_sort |
Cópia fiel: o problema do Campo e os limites da imagem-tempo |
author |
Pinto, Eduardo Brandão |
author_facet |
Pinto, Eduardo Brandão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Eduardo Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Copia certificada Cine contemporáneo Campo Abbas Kiarostami Imagen-tiempo Certified Copy Contemporary Cinema Fiedl Abbas Kiarostami Time-image Cópia fiel Cinema contemporâneo Campo Abbas Kiarostami Imagem-tempo |
topic |
Copia certificada Cine contemporáneo Campo Abbas Kiarostami Imagen-tiempo Certified Copy Contemporary Cinema Fiedl Abbas Kiarostami Time-image Cópia fiel Cinema contemporâneo Campo Abbas Kiarostami Imagem-tempo |
description |
Este artigo traça dois movimentos. Primeiro, mobilizando o aparato conceitual construído por Gilles Deleuze, combinado a comentários sobre campo e quadro de autores como Bonitzer, Sabouraud, Oliveira Junior e André Parente, procura elaborar a função do Campo na imagem-movimento e na imagem-tempo, a partir de suas relações com o virtual. Em seguida, o artigo busca mostrar como Cópia fiel (2010), de Abbas Kiarostami, comparado a filmes anteriores do diretor, aponta para outro estatuto de imagem, em que o visível não mais é organizado sob a forma de Campo, mas por uma composição de linhas de força. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180102 10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.180102 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180102 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.180102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180102/193546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eduardo Brandão Pinto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eduardo Brandão Pinto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 21 n. 47 (2023); 288-337 ARS; Vol. 21 Núm. 47 (2023); 288-337 ARS; Vol. 21 No. 47 (2023); 288-337 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293553340416 |