Tensionamentos da ficção em Cópia fiel de Abbas Kiarostami

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wahrhaftig, Alexandre
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-12012016-100651/
Resumo: O filme Cópia fiel (2010), de Abbas Kiarostami, configura um objeto estranho dentro da filmografia desse autor iraniano. Ao mesmo tempo que muito dialoga com questões já apresentadas em trabalhos anteriores do diretor, o filme marca uma ruptura, indica um novo caminho. Se sua obra continuamente explorou os cruzamentos entre ficção e realidade, Cópia fiel, por sua vez, parece mergulhar na ficção sem se referir a uma realidade que lhe seja exterior ou contígua. A dramaturgia e as construções formais do filme (enquadramentos, montagem, mise en scène) elaboram uma reflexão conceitual sobre a própria ideia de ficção e representação artística, explorando os conceitos-chave da obra: cópias e originais. Esta dissertação busca, através da análise fílmica, investigar tais procedimentos do filme que competem para tensionar a própria ideia de ficção cinematográfica. Dividimos nosso percurso em três partes para dar conta de distintos aspectos da ficção que o filme aborda, sintetizados nos termos palco, espelho e janela. O palco representa o ponto em que a ficção se coloca como evidentemente separada da realidade: lugar de paradoxos e de fricções entre ator e personagem. O espelho representa as infinitas repetições e duplicações da estrutura do filme e a relação de identificação-projeção do espectador com a obra. Por fim, a janela explora o viés realista do filme, sua vocação \"transparente\", problematizando a possibilidade de se acessar um determinado real, o original de todas as cópias.
id USP_65863f9488bf2c64ecb2921a3dd654a5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12012016-100651
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Tensionamentos da ficção em Cópia fiel de Abbas KiarostamiTensioning fiction: Certified copy by Abbas KiarostamiAbbas KiarostamiAbbas KiarostamiCertified copyCópia fielficçãofictionrealrealO filme Cópia fiel (2010), de Abbas Kiarostami, configura um objeto estranho dentro da filmografia desse autor iraniano. Ao mesmo tempo que muito dialoga com questões já apresentadas em trabalhos anteriores do diretor, o filme marca uma ruptura, indica um novo caminho. Se sua obra continuamente explorou os cruzamentos entre ficção e realidade, Cópia fiel, por sua vez, parece mergulhar na ficção sem se referir a uma realidade que lhe seja exterior ou contígua. A dramaturgia e as construções formais do filme (enquadramentos, montagem, mise en scène) elaboram uma reflexão conceitual sobre a própria ideia de ficção e representação artística, explorando os conceitos-chave da obra: cópias e originais. Esta dissertação busca, através da análise fílmica, investigar tais procedimentos do filme que competem para tensionar a própria ideia de ficção cinematográfica. Dividimos nosso percurso em três partes para dar conta de distintos aspectos da ficção que o filme aborda, sintetizados nos termos palco, espelho e janela. O palco representa o ponto em que a ficção se coloca como evidentemente separada da realidade: lugar de paradoxos e de fricções entre ator e personagem. O espelho representa as infinitas repetições e duplicações da estrutura do filme e a relação de identificação-projeção do espectador com a obra. Por fim, a janela explora o viés realista do filme, sua vocação \"transparente\", problematizando a possibilidade de se acessar um determinado real, o original de todas as cópias.The film Certified copy (2010), by Abbas Kiarostami, is a strange object within his filmography. It continues to work on issues presented in the director\'s prior works, but it also represents a rupture, indicating a new path. His works continually explored the entanglements between fiction and reality, whereas Certified copy seems to abolish any perspective on an exterior reality to the film\'s fiction. The dramaturgy and the formal constructions of the film (framings, montage, mise en scène) build a conceptual reflection on the very idea of fiction and artistic representation, exploring key-concepts of the work, such as copies and originals. This dissertation intends to investigate through filmic analyses the procedures that tension the notion of cinematic fiction. The text is divided in three parts, each of them aiming at a particular aspect of the fiction explored by the movie, each compressed into one symbolic notion: stage, mirror and window. The stage represents the strict division between reality and fiction: a place of paradoxes and frictions between the actors and their characters. The mirror investigates the infinite repetitions and duplications within the film structure, and also the spectator\'s process of projection and identification. Finally, the window explores the realistic aspect of the film, its \"transparent\" vocation, questioning the possibility of a true access of the real, the original to every copy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBorges, Cristian da SilvaWahrhaftig, Alexandre2015-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-12012016-100651/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-12012016-100651Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tensionamentos da ficção em Cópia fiel de Abbas Kiarostami
Tensioning fiction: Certified copy by Abbas Kiarostami
title Tensionamentos da ficção em Cópia fiel de Abbas Kiarostami
spellingShingle Tensionamentos da ficção em Cópia fiel de Abbas Kiarostami
Wahrhaftig, Alexandre
Abbas Kiarostami
Abbas Kiarostami
Certified copy
Cópia fiel
ficção
fiction
real
real
title_short Tensionamentos da ficção em Cópia fiel de Abbas Kiarostami
title_full Tensionamentos da ficção em Cópia fiel de Abbas Kiarostami
title_fullStr Tensionamentos da ficção em Cópia fiel de Abbas Kiarostami
title_full_unstemmed Tensionamentos da ficção em Cópia fiel de Abbas Kiarostami
title_sort Tensionamentos da ficção em Cópia fiel de Abbas Kiarostami
author Wahrhaftig, Alexandre
author_facet Wahrhaftig, Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Cristian da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Wahrhaftig, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Abbas Kiarostami
Abbas Kiarostami
Certified copy
Cópia fiel
ficção
fiction
real
real
topic Abbas Kiarostami
Abbas Kiarostami
Certified copy
Cópia fiel
ficção
fiction
real
real
description O filme Cópia fiel (2010), de Abbas Kiarostami, configura um objeto estranho dentro da filmografia desse autor iraniano. Ao mesmo tempo que muito dialoga com questões já apresentadas em trabalhos anteriores do diretor, o filme marca uma ruptura, indica um novo caminho. Se sua obra continuamente explorou os cruzamentos entre ficção e realidade, Cópia fiel, por sua vez, parece mergulhar na ficção sem se referir a uma realidade que lhe seja exterior ou contígua. A dramaturgia e as construções formais do filme (enquadramentos, montagem, mise en scène) elaboram uma reflexão conceitual sobre a própria ideia de ficção e representação artística, explorando os conceitos-chave da obra: cópias e originais. Esta dissertação busca, através da análise fílmica, investigar tais procedimentos do filme que competem para tensionar a própria ideia de ficção cinematográfica. Dividimos nosso percurso em três partes para dar conta de distintos aspectos da ficção que o filme aborda, sintetizados nos termos palco, espelho e janela. O palco representa o ponto em que a ficção se coloca como evidentemente separada da realidade: lugar de paradoxos e de fricções entre ator e personagem. O espelho representa as infinitas repetições e duplicações da estrutura do filme e a relação de identificação-projeção do espectador com a obra. Por fim, a janela explora o viés realista do filme, sua vocação \"transparente\", problematizando a possibilidade de se acessar um determinado real, o original de todas as cópias.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-12012016-100651/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-12012016-100651/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256884050919424