A noção de fingere na produção visual contemporânea: estratégias para mundos possíveis através da imagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/117620 |
Resumo: | Este artigo efetua uma reflexão acerca da tendência, na recente produção artística visual, de questionamento das bordas entre realidade e ficção. Considerando a imagem como resultado de uma manipulação, objetiva pensá-la como imagem-ficção na transformação do presente através da multiplicação de mundos possíveis. Nesse sentido, ela é considerada como resultado do fingere e como via de apreensão do real, que questiona a memória de nossa sociedade e que reconsidera seu papel e responsabilidade na construção da história e de coletividades. Conclui-se que a imagem é potência presente e atuante para se construir novas formas de se viver. |
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A noção de fingere na produção visual contemporânea: estratégias para mundos possíveis através da imagemcontemporary artimagefictionfingerepossible worlds.arte contemporâneaimagemficçãofingeremundos possíveis.Este artigo efetua uma reflexão acerca da tendência, na recente produção artística visual, de questionamento das bordas entre realidade e ficção. Considerando a imagem como resultado de uma manipulação, objetiva pensá-la como imagem-ficção na transformação do presente através da multiplicação de mundos possíveis. Nesse sentido, ela é considerada como resultado do fingere e como via de apreensão do real, que questiona a memória de nossa sociedade e que reconsidera seu papel e responsabilidade na construção da história e de coletividades. Conclui-se que a imagem é potência presente e atuante para se construir novas formas de se viver.This article conduces a reflection about recent visual artistic production that questions the borders between reality and fiction. Considering image as a result of a process of manipulation, it aims conceive it as an image-fiction in the transformation of the present by the multiplication of possible worlds. In this sense, it is considered as a result of the fingere and as a way of seizing the real, which questions the memory of our society and reconsider their role and responsibility in building history and collectivities. We conclude that image is a present and active potency to build different ways of living.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/11762010.11606/issn.2178-0447.ars.2016.117620ARS (São Paulo); v. 14 n. 27 (2016); 54-71ARS; Vol. 14 Núm. 27 (2016); 54-71ARS; Vol. 14 No. 27 (2016); 54-712178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/117620/116445Copyright (c) 2016 Marina Romagnoli Bethonico, Philippe Duboisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBethonico, Marina RomagnoliDubois, Philippe2016-09-21T14:07:03Zoai:revistas.usp.br:article/117620Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-09-21T14:07:03ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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