Parangolé again, meu irmão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/209485 |
Resumo: | O artigo, que dá sequência a uma publicação anterior, faz parte de uma pesquisa mais ampla na qual procura-se destacar uma faceta da história da arte brasileira, considerando suas interações com a música, particularmente o samba e o rock – um campo de estudos que é parte do universo da chamada arte sonora, mas aqui focado nas produções de bandas de artista no Brasil e seu trânsito pelos circuitos da arte e da música. A formação das bandas de artista revela um aspecto vibrante da arte experimental brasileira, que incorpora não só os elementos musicais, mas o ruído, as locuções diversas, a paisagem sonora do tempo presente e a performance de não músicos. |
id |
USP-45_156323c92035bb0de1d8e1acd0549ac7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/209485 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Parangolé again, meu irmãoParangolé again, mi hermanoParangolé Again, My BrotherBanda PerformáticaBandas de artistaInteracciones entre arte y músicaBanda PerformáticaBandas de artistaInterações entre música e arteBanda PerformáticaArtist BandsInteractions between Art and MusicO artigo, que dá sequência a uma publicação anterior, faz parte de uma pesquisa mais ampla na qual procura-se destacar uma faceta da história da arte brasileira, considerando suas interações com a música, particularmente o samba e o rock – um campo de estudos que é parte do universo da chamada arte sonora, mas aqui focado nas produções de bandas de artista no Brasil e seu trânsito pelos circuitos da arte e da música. A formação das bandas de artista revela um aspecto vibrante da arte experimental brasileira, que incorpora não só os elementos musicais, mas o ruído, as locuções diversas, a paisagem sonora do tempo presente e a performance de não músicos.El artículo, que continúa a una publicación anterior, forma parte de una investigación más amplia en la que se busca destacar una faceta de la historia del arte brasileño, considerando sus interacciones con la música, particularmente el samba y el rock – un campo de estudios que es parte del universo del llamado arte sonoro, pero aquí enfocado en las producciones de bandas de artistas en Brasil y su tránsito por los circuitos del arte y de la música. La formación de las bandas de artistas revela un aspecto vibrante del arte experimental brasileño, que incorpora no sólo los elementos musicales, sino el ruido, las diversas locuciones, el paisaje sonoro del tiempo presente y la performance de no músicos.The article, which follows on from a previous publication, is part of a wider research which seeks to highlight a facet of the history of Brazilian art, taking into account its interactions with music, particularly samba and rock – a field of studies that is part of the universe of sound art, but here focusing on the productions of artist bands in Brazil and their transit through the circuits of art and music. Artist bands reveal a vibrant aspect of Brazilian experimental art, which incorporates not only the musical elements, but the noise, various locutions, the soundscape of the present time and the performance of non-musicians.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/20948510.11606/issn.2178-0447.ars.2023.209485ARS (São Paulo); v. 21 n. 47 (2023); 80-105ARS; Vol. 21 Núm. 47 (2023); 80-105ARS; Vol. 21 No. 47 (2023); 80-1052178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/209485/193658Copyright (c) 2023 Mario Ramirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamiro, Mario2023-05-22T20:23:38Zoai:revistas.usp.br:article/209485Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-05-22T20:23:38ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parangolé again, meu irmão Parangolé again, mi hermano Parangolé Again, My Brother |
title |
Parangolé again, meu irmão |
spellingShingle |
Parangolé again, meu irmão Ramiro, Mario Banda Performática Bandas de artista Interacciones entre arte y música Banda Performática Bandas de artista Interações entre música e arte Banda Performática Artist Bands Interactions between Art and Music |
title_short |
Parangolé again, meu irmão |
title_full |
Parangolé again, meu irmão |
title_fullStr |
Parangolé again, meu irmão |
title_full_unstemmed |
Parangolé again, meu irmão |
title_sort |
Parangolé again, meu irmão |
author |
Ramiro, Mario |
author_facet |
Ramiro, Mario |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramiro, Mario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banda Performática Bandas de artista Interacciones entre arte y música Banda Performática Bandas de artista Interações entre música e arte Banda Performática Artist Bands Interactions between Art and Music |
topic |
Banda Performática Bandas de artista Interacciones entre arte y música Banda Performática Bandas de artista Interações entre música e arte Banda Performática Artist Bands Interactions between Art and Music |
description |
O artigo, que dá sequência a uma publicação anterior, faz parte de uma pesquisa mais ampla na qual procura-se destacar uma faceta da história da arte brasileira, considerando suas interações com a música, particularmente o samba e o rock – um campo de estudos que é parte do universo da chamada arte sonora, mas aqui focado nas produções de bandas de artista no Brasil e seu trânsito pelos circuitos da arte e da música. A formação das bandas de artista revela um aspecto vibrante da arte experimental brasileira, que incorpora não só os elementos musicais, mas o ruído, as locuções diversas, a paisagem sonora do tempo presente e a performance de não músicos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/209485 10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.209485 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/209485 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.209485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/209485/193658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mario Ramiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mario Ramiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 21 n. 47 (2023); 80-105 ARS; Vol. 21 Núm. 47 (2023); 80-105 ARS; Vol. 21 No. 47 (2023); 80-105 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293906710528 |