Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alexandre Rodrigues da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121072
Resumo: Nosso estudo tem como proposta analisar o informe, anticonceito formulado por Georges Bataille, aplicando-o às obras Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper's son, de Ken Jacobs, e Patterns: divided, mirrored, repeated, de Gerhard Richter. Essas obras se abrem, através de dilaceramentos, para a impossibilidade de lhes fixar limites, uma vez que elas geram excessos de significados, que têm como fundamento a instabilidade da forma.
id USP-45_183788d299f371bfff5f082a5cbf6990
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/121072
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard RichterCeaseless interruptions: the tear of the form in Cent mille milliards de poèmes, by Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, by Ken Jacobs, and Patterns, by Gerhard RichterformlessinterruptionlabyrinthinstabilityinformeinterrupçãolabirintoinstabilidadeNosso estudo tem como proposta analisar o informe, anticonceito formulado por Georges Bataille, aplicando-o às obras Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper's son, de Ken Jacobs, e Patterns: divided, mirrored, repeated, de Gerhard Richter. Essas obras se abrem, através de dilaceramentos, para a impossibilidade de lhes fixar limites, uma vez que elas geram excessos de significados, que têm como fundamento a instabilidade da forma.Our study aims to analyze the formless, anti-concept formulated by Georges Bataille, applying it to works Cent mille milliards de poèmes, by Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper's son, by Ken Jacobs, and Patterns: divided, mirrored, repeated, by Gerhard Richter. These works are open through tears, to the inability to set limits, since they generate excesses of meanings, which are based on the instability of form.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/12107210.11606/issn.2178-0447.ars.2017.121072ARS (São Paulo); v. 15 n. 29 (2017); 200-215ARS; Vol. 15 Núm. 29 (2017); 200-215ARS; Vol. 15 No. 29 (2017); 200-2152178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121072/127936Copyright (c) 2017 Alexandre Rodrigues da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Alexandre Rodrigues da2017-05-16T14:02:52Zoai:revistas.usp.br:article/121072Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2017-05-16T14:02:52ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter
Ceaseless interruptions: the tear of the form in Cent mille milliards de poèmes, by Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, by Ken Jacobs, and Patterns, by Gerhard Richter
title Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter
spellingShingle Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter
Costa, Alexandre Rodrigues da
formless
interruption
labyrinth
instability
informe
interrupção
labirinto
instabilidade
title_short Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter
title_full Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter
title_fullStr Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter
title_full_unstemmed Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter
title_sort Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter
author Costa, Alexandre Rodrigues da
author_facet Costa, Alexandre Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alexandre Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv formless
interruption
labyrinth
instability
informe
interrupção
labirinto
instabilidade
topic formless
interruption
labyrinth
instability
informe
interrupção
labirinto
instabilidade
description Nosso estudo tem como proposta analisar o informe, anticonceito formulado por Georges Bataille, aplicando-o às obras Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper's son, de Ken Jacobs, e Patterns: divided, mirrored, repeated, de Gerhard Richter. Essas obras se abrem, através de dilaceramentos, para a impossibilidade de lhes fixar limites, uma vez que elas geram excessos de significados, que têm como fundamento a instabilidade da forma.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121072
10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.121072
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121072
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.121072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121072/127936
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Alexandre Rodrigues da Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Alexandre Rodrigues da Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 15 n. 29 (2017); 200-215
ARS; Vol. 15 Núm. 29 (2017); 200-215
ARS; Vol. 15 No. 29 (2017); 200-215
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292594941952