Art, Indigenous art, Borum / Krenak art: the intertwined paths to understanding the art
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105525 |
Resumo: | Objetivando compreender e interpretar os desenhos da etnia Borum Krenak2,o presente artigo propõe uma discussão acerca dos conceitos dados à arteorientados pela hegemonia dos códigos culturais europeus e norte-americanos brancos e das próprias mutações pelos quais estes conceitos têm passado desde a Idade Moderna. Para tanto, trago para análise, os desenhos borum colhidos por meio de uma caminhada etnográfica pelo território3 Krenak, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais, aliado a uma reflexão teórica calcada na linha epistemológica baseada na teoria compreensiva de Weber (1864–1920) e na antropologia interpretativa de Geertz4. |
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Art, Indigenous art, Borum / Krenak art: the intertwined paths to understanding the artArte, Arte indígena, Arte Borum/Krenak1: os imbricados caminhos para a compreensão da artearteculturaidentidadeterritório.artcultureidentityterritory.Objetivando compreender e interpretar os desenhos da etnia Borum Krenak2,o presente artigo propõe uma discussão acerca dos conceitos dados à arteorientados pela hegemonia dos códigos culturais europeus e norte-americanos brancos e das próprias mutações pelos quais estes conceitos têm passado desde a Idade Moderna. Para tanto, trago para análise, os desenhos borum colhidos por meio de uma caminhada etnográfica pelo território3 Krenak, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais, aliado a uma reflexão teórica calcada na linha epistemológica baseada na teoria compreensiva de Weber (1864–1920) e na antropologia interpretativa de Geertz4.With the purpose of understanding and interpreting the drawings of the Borum Krenak ethnic group, this article proposes a discussion concerning the concepts given to art guided by the hegemony of the European and North-American Caucasian cultural codes and their own mutations by which these concepts have been gone through since the Modern Age. In order to do so, I bring to analysis the borum drawing chosen by an ethnographic journey through the Krenak territory, at Vale do Rio Doce, Minas Gerais, allied to a theoretical reflection based on the epistemological line based on Weber`s (1864–1920) comprehensive theory and on Geertz`s interpretative anthropology.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/10552510.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105525ARS (São Paulo); v. 13 n. 25 (2015); 89-103ARS; Vol. 13 Núm. 25 (2015); 89-103ARS; Vol. 13 No. 25 (2015); 89-1032178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105525/104183Copyright (c) 2015 Edileila Maria Leite Portesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortes, Edileila Maria Leite2016-01-14T11:07:53Zoai:revistas.usp.br:article/105525Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:53ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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