Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Patrícia Teles Sobreira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/174792
Resumo: O artigo propõe uma reflexão sobre a interatividade tecnológica na arte contemporânea. Para este fim, discorre sobre os modos de incorporação do espectador, com foco na superação da dicotomia entre observador passivo e interator ativo e da tendência em abordar a interatividade numérica como fenômeno disruptivo. Por último, fundamentado no trabalho do artista mexicano Rafael Lozano-Hemmer, o estudo identifica três modelos de resposta (output) visuais pautados em sistemas presenciais de feedback humano-máquina.
id USP-45_20d74489f95ab80fe64485db19123fd0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/174792
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológicaNotes on the (Overestimated) Technological InteractivityNotas acerca de la (sobreestimada) interactividad tecnológicaContemporary ArtFeedbackParticipationTechnologyArte contemporâneaFeedbackParticipaçãoTecnologiaArte contemporáneoFeedbackParticipaciónTecnologíaO artigo propõe uma reflexão sobre a interatividade tecnológica na arte contemporânea. Para este fim, discorre sobre os modos de incorporação do espectador, com foco na superação da dicotomia entre observador passivo e interator ativo e da tendência em abordar a interatividade numérica como fenômeno disruptivo. Por último, fundamentado no trabalho do artista mexicano Rafael Lozano-Hemmer, o estudo identifica três modelos de resposta (output) visuais pautados em sistemas presenciais de feedback humano-máquina.El artículo propone una reflexión sobre la interactividad tecnológica en el arte contemporáneo. Con este fin, se discurrió sobre los modos de incorporación del espectador, enfocando en la superación de la dicotomía entre observador pasivo e interactor activo y de la tendencia a abordar la interactividad numérica como un fenómeno disruptivo. Por último, basando en el trabajo del artista mexicano Rafael Lozano-Hemmer, la investigación identificó tres modelos de respuesta (output) visuales basados en sistemas presenciales de feedback humano-máquina.The article proposes a reflection on technological interactivity in contemporary art. To this end, it discusses the ways of incorporating the viewer, focusing on overcoming the dichotomy between passive observer and active interactor and the tendency to address technological interactivity as a disruptive phenomenon. Finally, based on the work of Mexican artist Rafael Lozano-Hemmer, the study identifies three models of visual response (output) based on face-to-face human-machine feedback systems.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/17479210.11606/issn.2178-0447.ars.2023.174792ARS (São Paulo); v. 21 n. 47 (2023); 254-287ARS; Vol. 21 Núm. 47 (2023); 254-287ARS; Vol. 21 No. 47 (2023); 254-2872178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/174792/193545Copyright (c) 2023 Patrícia Teles Sobreira de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Patrícia Teles Sobreira de2023-05-10T00:33:49Zoai:revistas.usp.br:article/174792Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-05-10T00:33:49ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica
Notes on the (Overestimated) Technological Interactivity
Notas acerca de la (sobreestimada) interactividad tecnológica
title Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica
spellingShingle Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica
Souza, Patrícia Teles Sobreira de
Contemporary Art
Feedback
Participation
Technology
Arte contemporânea
Feedback
Participação
Tecnologia
Arte contemporáneo
Feedback
Participación
Tecnología
title_short Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica
title_full Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica
title_fullStr Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica
title_full_unstemmed Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica
title_sort Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica
author Souza, Patrícia Teles Sobreira de
author_facet Souza, Patrícia Teles Sobreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Patrícia Teles Sobreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Contemporary Art
Feedback
Participation
Technology
Arte contemporânea
Feedback
Participação
Tecnologia
Arte contemporáneo
Feedback
Participación
Tecnología
topic Contemporary Art
Feedback
Participation
Technology
Arte contemporânea
Feedback
Participação
Tecnologia
Arte contemporáneo
Feedback
Participación
Tecnología
description O artigo propõe uma reflexão sobre a interatividade tecnológica na arte contemporânea. Para este fim, discorre sobre os modos de incorporação do espectador, com foco na superação da dicotomia entre observador passivo e interator ativo e da tendência em abordar a interatividade numérica como fenômeno disruptivo. Por último, fundamentado no trabalho do artista mexicano Rafael Lozano-Hemmer, o estudo identifica três modelos de resposta (output) visuais pautados em sistemas presenciais de feedback humano-máquina.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/174792
10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.174792
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/174792
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.174792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/174792/193545
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Patrícia Teles Sobreira de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Patrícia Teles Sobreira de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 21 n. 47 (2023); 254-287
ARS; Vol. 21 Núm. 47 (2023); 254-287
ARS; Vol. 21 No. 47 (2023); 254-287
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293520834560