Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/174792 |
Resumo: | O artigo propõe uma reflexão sobre a interatividade tecnológica na arte contemporânea. Para este fim, discorre sobre os modos de incorporação do espectador, com foco na superação da dicotomia entre observador passivo e interator ativo e da tendência em abordar a interatividade numérica como fenômeno disruptivo. Por último, fundamentado no trabalho do artista mexicano Rafael Lozano-Hemmer, o estudo identifica três modelos de resposta (output) visuais pautados em sistemas presenciais de feedback humano-máquina. |
id |
USP-45_20d74489f95ab80fe64485db19123fd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/174792 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológicaNotes on the (Overestimated) Technological InteractivityNotas acerca de la (sobreestimada) interactividad tecnológicaContemporary ArtFeedbackParticipationTechnologyArte contemporâneaFeedbackParticipaçãoTecnologiaArte contemporáneoFeedbackParticipaciónTecnologíaO artigo propõe uma reflexão sobre a interatividade tecnológica na arte contemporânea. Para este fim, discorre sobre os modos de incorporação do espectador, com foco na superação da dicotomia entre observador passivo e interator ativo e da tendência em abordar a interatividade numérica como fenômeno disruptivo. Por último, fundamentado no trabalho do artista mexicano Rafael Lozano-Hemmer, o estudo identifica três modelos de resposta (output) visuais pautados em sistemas presenciais de feedback humano-máquina.El artículo propone una reflexión sobre la interactividad tecnológica en el arte contemporáneo. Con este fin, se discurrió sobre los modos de incorporación del espectador, enfocando en la superación de la dicotomía entre observador pasivo e interactor activo y de la tendencia a abordar la interactividad numérica como un fenómeno disruptivo. Por último, basando en el trabajo del artista mexicano Rafael Lozano-Hemmer, la investigación identificó tres modelos de respuesta (output) visuales basados en sistemas presenciales de feedback humano-máquina.The article proposes a reflection on technological interactivity in contemporary art. To this end, it discusses the ways of incorporating the viewer, focusing on overcoming the dichotomy between passive observer and active interactor and the tendency to address technological interactivity as a disruptive phenomenon. Finally, based on the work of Mexican artist Rafael Lozano-Hemmer, the study identifies three models of visual response (output) based on face-to-face human-machine feedback systems.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/17479210.11606/issn.2178-0447.ars.2023.174792ARS (São Paulo); v. 21 n. 47 (2023); 254-287ARS; Vol. 21 Núm. 47 (2023); 254-287ARS; Vol. 21 No. 47 (2023); 254-2872178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/174792/193545Copyright (c) 2023 Patrícia Teles Sobreira de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Patrícia Teles Sobreira de2023-05-10T00:33:49Zoai:revistas.usp.br:article/174792Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-05-10T00:33:49ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica Notes on the (Overestimated) Technological Interactivity Notas acerca de la (sobreestimada) interactividad tecnológica |
title |
Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica |
spellingShingle |
Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica Souza, Patrícia Teles Sobreira de Contemporary Art Feedback Participation Technology Arte contemporânea Feedback Participação Tecnologia Arte contemporáneo Feedback Participación Tecnología |
title_short |
Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica |
title_full |
Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica |
title_fullStr |
Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica |
title_full_unstemmed |
Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica |
title_sort |
Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica |
author |
Souza, Patrícia Teles Sobreira de |
author_facet |
Souza, Patrícia Teles Sobreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Patrícia Teles Sobreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contemporary Art Feedback Participation Technology Arte contemporânea Feedback Participação Tecnologia Arte contemporáneo Feedback Participación Tecnología |
topic |
Contemporary Art Feedback Participation Technology Arte contemporânea Feedback Participação Tecnologia Arte contemporáneo Feedback Participación Tecnología |
description |
O artigo propõe uma reflexão sobre a interatividade tecnológica na arte contemporânea. Para este fim, discorre sobre os modos de incorporação do espectador, com foco na superação da dicotomia entre observador passivo e interator ativo e da tendência em abordar a interatividade numérica como fenômeno disruptivo. Por último, fundamentado no trabalho do artista mexicano Rafael Lozano-Hemmer, o estudo identifica três modelos de resposta (output) visuais pautados em sistemas presenciais de feedback humano-máquina. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/174792 10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.174792 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/174792 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.174792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/174792/193545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Patrícia Teles Sobreira de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Patrícia Teles Sobreira de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 21 n. 47 (2023); 254-287 ARS; Vol. 21 Núm. 47 (2023); 254-287 ARS; Vol. 21 No. 47 (2023); 254-287 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293520834560 |