Posterities of Limite in Brazilian Cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206074 |
Resumo: | Num exercício de revisita a Limite (Mário Peixoto, 1931) por ocasião das discussões sobre o modernismo brasileiro travadas no centenário da Semana de Arte Moderna, o artigo questiona o postulado historiográfico segundo o qual o filme não teve precursores nem sucessores no Brasil. Concentrando-nos no caso dos sucessores, apontaremos três dimensões da posteridade de Limite no cinema brasileiro: 1) a apropriação de imagens do longa por filmes de caráter historiográfico; 2) a iconografia que reforça o leitmotif da decadência e da morte em situações de precariedade material; 3) o trabalho de autonomização visual da câmera e a narrativa estruturada pelo retrospecto agônico dos personagens. |
id |
USP-45_212ba1fd698ee2af2f5f991e60cf3fff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/206074 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Posterities of Limite in Brazilian CinemaPosteridades de Limite no cinema brasileiroPosteridades de Limite en el cine brasileñoLimiteMário PeixotoModernismComparative CinemaExperimental CinemaLimiteMário PeixotoModernismoCinema comparadoCinema experimentalLimiteMário PeixotoModernismoCine comparadoCine experimentalNum exercício de revisita a Limite (Mário Peixoto, 1931) por ocasião das discussões sobre o modernismo brasileiro travadas no centenário da Semana de Arte Moderna, o artigo questiona o postulado historiográfico segundo o qual o filme não teve precursores nem sucessores no Brasil. Concentrando-nos no caso dos sucessores, apontaremos três dimensões da posteridade de Limite no cinema brasileiro: 1) a apropriação de imagens do longa por filmes de caráter historiográfico; 2) a iconografia que reforça o leitmotif da decadência e da morte em situações de precariedade material; 3) o trabalho de autonomização visual da câmera e a narrativa estruturada pelo retrospecto agônico dos personagens. En un ejercicio de revisión de Limite (Mário Peixoto, 1931) en razón de las discusiones sobre el Modernismo brasileño realizadas en el centenario de la Semana de Arte Moderno, el artículo cuestiona el postulado historiográfico según el cual la película no tuvo precursores ni sucesores en Brasil. Centrándonos en los sucesores, señalaremos tres dimensiones de la posteridad de Limite en el cine brasileño: 1) la apropiación de imágenes del largometraje por parte de películas historiográficas; 2) la iconografía que refuerza el leitmotif de la decadencia y la muerte en situaciones de precariedad material; 3) el trabajo de autonomía visual de la cámara y la narrativa estructurada por la retrospectiva agónica de los personajes.Revisiting Limite (Mário Peixoto, 1931) on the occasion of the discussions on Brazilian Modernism held on the centenary of the Semana de Arte Moderna, the article questions the historiographical postulate according to which the film had no precursors or successors in Brazil. Focusing on the case of the successors, we will point out three dimensions of Limite’s posterity in Brazilian cinema: 1) the appropriation of images from the feature by historiographical films; 2) the iconography that reinforces the leitmotif of decadence and death in situations of material precariousness; 3) the work of visual empowerment of the camera and the narrative structured by the characters’s agonizing retrospect.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/20607410.11606/issn.2178-0447.ars.2022.206074ARS (São Paulo); v. 20 n. 46 (2022); 235-325ARS; Vol. 20 Núm. 46 (2022); 235-325ARS; Vol. 20 No. 46 (2022); 235-3252178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206074/190199Copyright (c) 2022 Mateus Araújo, Livia Azevedo Lima, Luiz Alberto Rocha Melohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, MateusLima, Livia Azevedo Melo, Luís Alberto Rocha 2023-05-08T13:16:54Zoai:revistas.usp.br:article/206074Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-05-08T13:16:54ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Posterities of Limite in Brazilian Cinema Posteridades de Limite no cinema brasileiro Posteridades de Limite en el cine brasileño |
title |
Posterities of Limite in Brazilian Cinema |
spellingShingle |
Posterities of Limite in Brazilian Cinema Araújo, Mateus Limite Mário Peixoto Modernism Comparative Cinema Experimental Cinema Limite Mário Peixoto Modernismo Cinema comparado Cinema experimental Limite Mário Peixoto Modernismo Cine comparado Cine experimental |
title_short |
Posterities of Limite in Brazilian Cinema |
title_full |
Posterities of Limite in Brazilian Cinema |
title_fullStr |
Posterities of Limite in Brazilian Cinema |
title_full_unstemmed |
Posterities of Limite in Brazilian Cinema |
title_sort |
Posterities of Limite in Brazilian Cinema |
author |
Araújo, Mateus |
author_facet |
Araújo, Mateus Lima, Livia Azevedo Melo, Luís Alberto Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Livia Azevedo Melo, Luís Alberto Rocha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Mateus Lima, Livia Azevedo Melo, Luís Alberto Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Limite Mário Peixoto Modernism Comparative Cinema Experimental Cinema Limite Mário Peixoto Modernismo Cinema comparado Cinema experimental Limite Mário Peixoto Modernismo Cine comparado Cine experimental |
topic |
Limite Mário Peixoto Modernism Comparative Cinema Experimental Cinema Limite Mário Peixoto Modernismo Cinema comparado Cinema experimental Limite Mário Peixoto Modernismo Cine comparado Cine experimental |
description |
Num exercício de revisita a Limite (Mário Peixoto, 1931) por ocasião das discussões sobre o modernismo brasileiro travadas no centenário da Semana de Arte Moderna, o artigo questiona o postulado historiográfico segundo o qual o filme não teve precursores nem sucessores no Brasil. Concentrando-nos no caso dos sucessores, apontaremos três dimensões da posteridade de Limite no cinema brasileiro: 1) a apropriação de imagens do longa por filmes de caráter historiográfico; 2) a iconografia que reforça o leitmotif da decadência e da morte em situações de precariedade material; 3) o trabalho de autonomização visual da câmera e a narrativa estruturada pelo retrospecto agônico dos personagens. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206074 10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.206074 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206074 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.206074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/206074/190199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Mateus Araújo, Livia Azevedo Lima, Luiz Alberto Rocha Melo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Mateus Araújo, Livia Azevedo Lima, Luiz Alberto Rocha Melo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 20 n. 46 (2022); 235-325 ARS; Vol. 20 Núm. 46 (2022); 235-325 ARS; Vol. 20 No. 46 (2022); 235-325 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293884690432 |