Entre ideal e real: estética e política no último quadro de Jacques Louis David – uma leitura benjaminiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/132562 |
Resumo: | O presente artigo propõe uma leitura interpretativa do quadro Marte desarmado por Vênus e pelas Graças, de Jacques Louis David. Esta obra rompe de modo peculiar com os cânones da estética neo-classicista. Por isso, teve e ainda tem uma recepção complexa e contraditória. Este artigo buscará mostrar que o quadro manifesta de modo consequente a posição de David tanto em relação ao debate estético da época, quanto à situação política na Europa no período da Restauração. O método que orienta a presente leitura inspira-se na concepção figurativa da história de Walter Benjamin. |
id |
USP-45_231ed0bb886d9d0de053d28db2edf2d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/132562 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre ideal e real: estética e política no último quadro de Jacques Louis David – uma leitura benjaminianaBetween the ideal and the real: aesthetics and politics on Jacques-Louis David’s last painting – an interpretation after BenjaminArtpoliticsWalter BenjaminJacques-Louis Davidnew-classicismArtepolíticaWalter BenjaminJacques-Louis DavidneoclassicismoO presente artigo propõe uma leitura interpretativa do quadro Marte desarmado por Vênus e pelas Graças, de Jacques Louis David. Esta obra rompe de modo peculiar com os cânones da estética neo-classicista. Por isso, teve e ainda tem uma recepção complexa e contraditória. Este artigo buscará mostrar que o quadro manifesta de modo consequente a posição de David tanto em relação ao debate estético da época, quanto à situação política na Europa no período da Restauração. O método que orienta a presente leitura inspira-se na concepção figurativa da história de Walter Benjamin.This paper proposes an interpretation of Mars desarmed from Venus and the Graces, Jacques-Louis David's last painting, done during his exile in Brussels, between 1822 and 1824. This painting breaks in a particular way with the new-classical canons, which David founded together with others artists and whom he was one of the most important representative. Therefore, the painting's reception was and is yet very complex and contradictory. Parting from the description of the painting and considering its history of reception, this article aims to show that this work expresses in a quite consequent manner David's position concerning the aesthetical debate of his time and the political situation in Europe during Bourbon's Restoration. The method used for the present interpretation was inspired by Walter Benjamin's figural conception of history, that, however, cannot be discussed in details here.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/13256210.11606/issn.2178-0447.ars.2018.132562ARS (São Paulo); v. 16 n. 33 (2018); 101-123ARS; Vol. 16 Núm. 33 (2018); 101-123ARS; Vol. 16 No. 33 (2018); 101-1232178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/132562/146570Copyright (c) 2018 Francisco De Ambrosis Pinheiro Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Francisco De Ambrosis Pinheiro2018-10-27T22:48:48Zoai:revistas.usp.br:article/132562Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2018-10-27T22:48:48ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre ideal e real: estética e política no último quadro de Jacques Louis David – uma leitura benjaminiana Between the ideal and the real: aesthetics and politics on Jacques-Louis David’s last painting – an interpretation after Benjamin |
title |
Entre ideal e real: estética e política no último quadro de Jacques Louis David – uma leitura benjaminiana |
spellingShingle |
Entre ideal e real: estética e política no último quadro de Jacques Louis David – uma leitura benjaminiana Machado, Francisco De Ambrosis Pinheiro Art politics Walter Benjamin Jacques-Louis David new-classicism Arte política Walter Benjamin Jacques-Louis David neoclassicismo |
title_short |
Entre ideal e real: estética e política no último quadro de Jacques Louis David – uma leitura benjaminiana |
title_full |
Entre ideal e real: estética e política no último quadro de Jacques Louis David – uma leitura benjaminiana |
title_fullStr |
Entre ideal e real: estética e política no último quadro de Jacques Louis David – uma leitura benjaminiana |
title_full_unstemmed |
Entre ideal e real: estética e política no último quadro de Jacques Louis David – uma leitura benjaminiana |
title_sort |
Entre ideal e real: estética e política no último quadro de Jacques Louis David – uma leitura benjaminiana |
author |
Machado, Francisco De Ambrosis Pinheiro |
author_facet |
Machado, Francisco De Ambrosis Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Francisco De Ambrosis Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Art politics Walter Benjamin Jacques-Louis David new-classicism Arte política Walter Benjamin Jacques-Louis David neoclassicismo |
topic |
Art politics Walter Benjamin Jacques-Louis David new-classicism Arte política Walter Benjamin Jacques-Louis David neoclassicismo |
description |
O presente artigo propõe uma leitura interpretativa do quadro Marte desarmado por Vênus e pelas Graças, de Jacques Louis David. Esta obra rompe de modo peculiar com os cânones da estética neo-classicista. Por isso, teve e ainda tem uma recepção complexa e contraditória. Este artigo buscará mostrar que o quadro manifesta de modo consequente a posição de David tanto em relação ao debate estético da época, quanto à situação política na Europa no período da Restauração. O método que orienta a presente leitura inspira-se na concepção figurativa da história de Walter Benjamin. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/132562 10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.132562 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/132562 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.132562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/132562/146570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 16 n. 33 (2018); 101-123 ARS; Vol. 16 Núm. 33 (2018); 101-123 ARS; Vol. 16 No. 33 (2018); 101-123 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688292651565056 |