Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy Warhol
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/133761 |
Resumo: | Procuramos neste artigo reconstruir uma breve biografia sociológica de Andy Warhol, ícone da pop art. Nosso objetivo é identificar em sua trajetória uma dimensão performativa da objetivação como sujeito do campo do artista norte-americano. Warhol transformou um procedimento original – a serigrafia – em obra de arte. Se, por um lado, Andy encontrou um modo específico de estilizar fotografias, por outro, encontrou um modo de legitimar a reprodutibilidade das obras de arte para fins de mercado, isto é, transformou suas obras de arte em mercadorias produzidas em série. No entanto, Warhol, em seus trabalhos cinematográficos, desenvolveu uma perspectiva de gênero com base em sua estética cinematográfica que nos interessa ressaltar. |
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Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy WarholEntre el cine y la serigrafía: para una biografía sociológica de Andy WarholBetween the cinema and the serigraphy: toward a sociological biography of Andy WarholAndy WarholMundo da ArteSociologia da ArteArthur C. DantoCinema UndergroundAndy WarholWorld of ArtSociology of ArtArthur C. DantoUnderground CinemaProcuramos neste artigo reconstruir uma breve biografia sociológica de Andy Warhol, ícone da pop art. Nosso objetivo é identificar em sua trajetória uma dimensão performativa da objetivação como sujeito do campo do artista norte-americano. Warhol transformou um procedimento original – a serigrafia – em obra de arte. Se, por um lado, Andy encontrou um modo específico de estilizar fotografias, por outro, encontrou um modo de legitimar a reprodutibilidade das obras de arte para fins de mercado, isto é, transformou suas obras de arte em mercadorias produzidas em série. No entanto, Warhol, em seus trabalhos cinematográficos, desenvolveu uma perspectiva de gênero com base em sua estética cinematográfica que nos interessa ressaltar.We seek in this article to reconstruct a brief sociological biography of Andy Warhol, pop art icon. Our objective is to identify in his trajectory a performative dimension of objectivation as subject in the field of the North American artist. Warhol transformed an original procedure - silkscreen - into a work of art. If, on the one hand, Andy found a specific way of stylizing photographs, on the other he found a way to legitimize the reproducibility of works of art for market purposes, that is, he transformed his works of art into mass-produced goods. Nevertheless, Warhol in his cinematographic works developed a perspective of genre from its serigraph aesthetic that we are interested to emphasize.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/13376110.11606/0103-2070.ts.2019.133761Tempo Social; Vol. 31 No. 1 (2019); 301-321Tempo Social; v. 31 n. 1 (2019); 301-321Tempo Social; Vol. 31 Núm. 1 (2019); 301-3211809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/133761/152079Copyright (c) 2019 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRauschenberg, Nicholas2023-04-28T14:57:21Zoai:revistas.usp.br:article/133761Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-04-28T14:57:21Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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