Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy Warhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rauschenberg, Nicholas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Tempo Social (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/133761
Resumo: Procuramos neste artigo reconstruir uma breve biografia sociológica de Andy Warhol, ícone da pop art. Nosso objetivo é identificar em sua trajetória uma dimensão performativa da objetivação como sujeito do campo do artista norte-americano. Warhol transformou um procedimento original – a serigrafia – em obra de arte. Se, por um lado, Andy encontrou um modo específico de estilizar fotografias, por outro, encontrou um modo de legitimar a reprodutibilidade das obras de arte para fins de mercado, isto é, transformou suas obras de arte em mercadorias produzidas em série. No entanto, Warhol, em seus trabalhos cinematográficos, desenvolveu uma perspectiva de gênero com base em sua estética cinematográfica que nos interessa ressaltar.
id USP-41_857c16befe8b6545b456a174d0f19dd5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/133761
network_acronym_str USP-41
network_name_str Tempo Social (Online)
repository_id_str
spelling Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy WarholEntre el cine y la serigrafía: para una biografía sociológica de Andy WarholBetween the cinema and the serigraphy: toward a sociological biography of Andy WarholAndy WarholMundo da ArteSociologia da ArteArthur C. DantoCinema UndergroundAndy WarholWorld of ArtSociology of ArtArthur C. DantoUnderground CinemaProcuramos neste artigo reconstruir uma breve biografia sociológica de Andy Warhol, ícone da pop art. Nosso objetivo é identificar em sua trajetória uma dimensão performativa da objetivação como sujeito do campo do artista norte-americano. Warhol transformou um procedimento original – a serigrafia – em obra de arte. Se, por um lado, Andy encontrou um modo específico de estilizar fotografias, por outro, encontrou um modo de legitimar a reprodutibilidade das obras de arte para fins de mercado, isto é, transformou suas obras de arte em mercadorias produzidas em série. No entanto, Warhol, em seus trabalhos cinematográficos, desenvolveu uma perspectiva de gênero com base em sua estética cinematográfica que nos interessa ressaltar.We seek in this article to reconstruct a brief sociological biography of Andy Warhol, pop art icon. Our objective is to identify in his trajectory a performative dimension of objectivation as subject in the field of the North American artist. Warhol transformed an original procedure - silkscreen - into a work of art. If, on the one hand, Andy found a specific way of stylizing photographs, on the other he found a way to legitimize the reproducibility of works of art for market purposes, that is, he transformed his works of art into mass-produced goods. Nevertheless, Warhol in his cinematographic works developed a perspective of genre from its serigraph aesthetic that we are interested to emphasize.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/13376110.11606/0103-2070.ts.2019.133761Tempo Social; Vol. 31 No. 1 (2019); 301-321Tempo Social; v. 31 n. 1 (2019); 301-321Tempo Social; Vol. 31 Núm. 1 (2019); 301-3211809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/133761/152079Copyright (c) 2019 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRauschenberg, Nicholas2023-04-28T14:57:21Zoai:revistas.usp.br:article/133761Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-04-28T14:57:21Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy Warhol
Entre el cine y la serigrafía: para una biografía sociológica de Andy Warhol
Between the cinema and the serigraphy: toward a sociological biography of Andy Warhol
title Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy Warhol
spellingShingle Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy Warhol
Rauschenberg, Nicholas
Andy Warhol
Mundo da Arte
Sociologia da Arte
Arthur C. Danto
Cinema Underground
Andy Warhol
World of Art
Sociology of Art
Arthur C. Danto
Underground Cinema
title_short Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy Warhol
title_full Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy Warhol
title_fullStr Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy Warhol
title_full_unstemmed Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy Warhol
title_sort Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy Warhol
author Rauschenberg, Nicholas
author_facet Rauschenberg, Nicholas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rauschenberg, Nicholas
dc.subject.por.fl_str_mv Andy Warhol
Mundo da Arte
Sociologia da Arte
Arthur C. Danto
Cinema Underground
Andy Warhol
World of Art
Sociology of Art
Arthur C. Danto
Underground Cinema
topic Andy Warhol
Mundo da Arte
Sociologia da Arte
Arthur C. Danto
Cinema Underground
Andy Warhol
World of Art
Sociology of Art
Arthur C. Danto
Underground Cinema
description Procuramos neste artigo reconstruir uma breve biografia sociológica de Andy Warhol, ícone da pop art. Nosso objetivo é identificar em sua trajetória uma dimensão performativa da objetivação como sujeito do campo do artista norte-americano. Warhol transformou um procedimento original – a serigrafia – em obra de arte. Se, por um lado, Andy encontrou um modo específico de estilizar fotografias, por outro, encontrou um modo de legitimar a reprodutibilidade das obras de arte para fins de mercado, isto é, transformou suas obras de arte em mercadorias produzidas em série. No entanto, Warhol, em seus trabalhos cinematográficos, desenvolveu uma perspectiva de gênero com base em sua estética cinematográfica que nos interessa ressaltar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/133761
10.11606/0103-2070.ts.2019.133761
url https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/133761
identifier_str_mv 10.11606/0103-2070.ts.2019.133761
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/133761/152079
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Tempo Social
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Tempo Social
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Tempo Social; Vol. 31 No. 1 (2019); 301-321
Tempo Social; v. 31 n. 1 (2019); 301-321
Tempo Social; Vol. 31 Núm. 1 (2019); 301-321
1809-4554
0103-2070
reponame:Tempo Social (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Tempo Social (Online)
collection Tempo Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv temposoc@edu.usp.br
_version_ 1800221916438462464