Modernismo global: um olhar a partir de Nova York
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/186872 |
Resumo: | Enquanto crítico de arte, historiador e curador cuja carreira iniciou-se em Nova York em 1980, eu cumpri uma longa jornada da minha formação eurocêntrica à minha atual orientação global como autor e docente. Essa mudança foi motivada pelo meu envolvimento com a arte contemporânea: seu caráter “pós-moderno” a torna inerentemente mais aberta à perspectiva pós-colonial. A criação de uma história global do modernismo de 1870 a 1970 ainda é um desafio, no entanto. A narrativa convencional da arte moderna como uma série de inovações formais está assentada de modo incontornável na Europa e América do Norte. A história do modernismo global precisa, ao invés disso, abordar a arte moderna como uma série de respostas à mudança econômica, social e política. |
id |
USP-45_3449a4aae28d24c6162bae61ab814cbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/186872 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modernismo global: um olhar a partir de Nova YorkModernismo global: una mirada desde Nueva YorkGlobal Modernism: A View From New YorkEurocentrismGlobalModernContemporaryPostcolonialEurocentrismoGlobalModernoContemporâneoPós-colonialEurocentrismoGlobalModernoContemporáneoPostcolonial Enquanto crítico de arte, historiador e curador cuja carreira iniciou-se em Nova York em 1980, eu cumpri uma longa jornada da minha formação eurocêntrica à minha atual orientação global como autor e docente. Essa mudança foi motivada pelo meu envolvimento com a arte contemporânea: seu caráter “pós-moderno” a torna inerentemente mais aberta à perspectiva pós-colonial. A criação de uma história global do modernismo de 1870 a 1970 ainda é um desafio, no entanto. A narrativa convencional da arte moderna como uma série de inovações formais está assentada de modo incontornável na Europa e América do Norte. A história do modernismo global precisa, ao invés disso, abordar a arte moderna como uma série de respostas à mudança econômica, social e política. En cuanto critico de arte, historiador y curador cuya carrera empezó en Nueva York en 1980, yo cumplí una larga jornada desde mi educación eurocéntrica hasta mi actual orientación global como autor y profesor. Ese cambio fue motivado por mi envolvimiento con el arte contemporáneo: su carácter “postmoderno” la vuelve inherentemente más abierta a la visada postcolonial. La creación de una historia global del modernismo de 1870 hasta 1970 sigue un desafío, no obstante. La narrativa convencional del arte moderno como una serie de innovaciones formales está ineludiblemente firmada en Europa y América del Norte. La historia del modernismo global necesita, en lugar de eso, abordar el arte moderno como una serie de respuestas a lo cambio económico, social y político. As an art critic, historian, and curator whose career began in New York City in 1980, I made a long journey from the Eurocentrism of my education to the global orientation of my current writing and teaching. The shift was propelled by my engagement with contemporary art: its “postmodern” character makes it inherently more open to a postcolonial perspective. Creating a global history of modernism from 1870 to 1970 remains a challenge, however. The conventional narrative of modern art as a series of formal innovations is inescapably sited in Europe and North America. The history of global modernism needs, instead, to address modern art as a series of responses to economic, social and political change. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/18687210.11606/issn.2178-0447.ars.2021.186872ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 140-171ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 140-171ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 140-1712178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/186872/176537Copyright (c) 2021 Pepe Karmelhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKarmel, Pepe2023-08-17T13:44:42Zoai:revistas.usp.br:article/186872Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-08-17T13:44:42ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modernismo global: um olhar a partir de Nova York Modernismo global: una mirada desde Nueva York Global Modernism: A View From New York |
title |
Modernismo global: um olhar a partir de Nova York |
spellingShingle |
Modernismo global: um olhar a partir de Nova York Karmel, Pepe Eurocentrism Global Modern Contemporary Postcolonial Eurocentrismo Global Moderno Contemporâneo Pós-colonial Eurocentrismo Global Moderno Contemporáneo Postcolonial |
title_short |
Modernismo global: um olhar a partir de Nova York |
title_full |
Modernismo global: um olhar a partir de Nova York |
title_fullStr |
Modernismo global: um olhar a partir de Nova York |
title_full_unstemmed |
Modernismo global: um olhar a partir de Nova York |
title_sort |
Modernismo global: um olhar a partir de Nova York |
author |
Karmel, Pepe |
author_facet |
Karmel, Pepe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karmel, Pepe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eurocentrism Global Modern Contemporary Postcolonial Eurocentrismo Global Moderno Contemporâneo Pós-colonial Eurocentrismo Global Moderno Contemporáneo Postcolonial |
topic |
Eurocentrism Global Modern Contemporary Postcolonial Eurocentrismo Global Moderno Contemporâneo Pós-colonial Eurocentrismo Global Moderno Contemporáneo Postcolonial |
description |
Enquanto crítico de arte, historiador e curador cuja carreira iniciou-se em Nova York em 1980, eu cumpri uma longa jornada da minha formação eurocêntrica à minha atual orientação global como autor e docente. Essa mudança foi motivada pelo meu envolvimento com a arte contemporânea: seu caráter “pós-moderno” a torna inerentemente mais aberta à perspectiva pós-colonial. A criação de uma história global do modernismo de 1870 a 1970 ainda é um desafio, no entanto. A narrativa convencional da arte moderna como uma série de inovações formais está assentada de modo incontornável na Europa e América do Norte. A história do modernismo global precisa, ao invés disso, abordar a arte moderna como uma série de respostas à mudança econômica, social e política. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/186872 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.186872 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/186872 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.186872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/186872/176537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Pepe Karmel http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Pepe Karmel http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 140-171 ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 140-171 ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 140-171 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293703286784 |