Modernismo global: um olhar a partir de Nova York

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karmel, Pepe
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/186872
Resumo: Enquanto crítico de arte, historiador e curador cuja carreira iniciou-se em Nova York em 1980, eu cumpri uma longa jornada da minha formação eurocêntrica à minha atual orientação global como autor e docente. Essa mudança foi motivada pelo meu envolvimento com a arte contemporânea: seu caráter “pós-moderno” a torna inerentemente mais aberta à perspectiva pós-colonial. A criação de uma história global do modernismo de 1870 a 1970 ainda é um desafio, no entanto. A narrativa convencional da arte moderna como uma série de inovações formais está assentada de modo incontornável na Europa e América do Norte. A história do modernismo global precisa, ao invés disso, abordar a arte moderna como uma série de respostas à mudança econômica, social e política.
id USP-45_3449a4aae28d24c6162bae61ab814cbf
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186872
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Modernismo global: um olhar a partir de Nova YorkModernismo global: una mirada desde Nueva YorkGlobal Modernism: A View From New YorkEurocentrismGlobalModernContemporaryPostcolonialEurocentrismoGlobalModernoContemporâneoPós-colonialEurocentrismoGlobalModernoContemporáneoPostcolonial Enquanto crítico de arte, historiador e curador cuja carreira iniciou-se em Nova York em 1980, eu cumpri uma longa jornada da minha formação eurocêntrica à minha atual orientação global como autor e docente. Essa mudança foi motivada pelo meu envolvimento com a arte contemporânea: seu caráter “pós-moderno” a torna inerentemente mais aberta à perspectiva pós-colonial. A criação de uma história global do modernismo de 1870 a 1970 ainda é um desafio, no entanto. A narrativa convencional da arte moderna como uma série de inovações formais está assentada de modo incontornável na Europa e América do Norte. A história do modernismo global precisa, ao invés disso, abordar a arte moderna como uma série de respostas à mudança econômica, social e política. En cuanto critico de arte, historiador y curador cuya carrera empezó en Nueva York en 1980, yo cumplí una larga jornada desde mi educación eurocéntrica hasta mi actual orientación global como autor y profesor. Ese cambio fue motivado por mi envolvimiento con el arte contemporáneo: su carácter “postmoderno” la vuelve inherentemente más abierta a la visada postcolonial. La creación de una historia global del modernismo de 1870 hasta 1970 sigue un desafío, no obstante. La narrativa convencional del arte moderno como una serie de innovaciones formales está ineludiblemente firmada en Europa y América del Norte. La historia del modernismo global necesita, en lugar de eso, abordar el arte moderno como una serie de respuestas a lo cambio económico, social y político. As an art critic, historian, and curator whose career began in New York City in 1980, I made a long journey from the Eurocentrism of my education to the global orientation of my current writing and teaching. The shift was propelled by my engagement with contemporary art: its “postmodern” character makes it inherently more open to a postcolonial perspective. Creating a global history of modernism from 1870 to 1970 remains a challenge, however. The conventional narrative of modern art as a series of formal innovations is inescapably sited in Europe and North America. The history of global modernism needs, instead, to address modern art as a series of responses to economic, social and political change. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/18687210.11606/issn.2178-0447.ars.2021.186872ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 140-171ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 140-171ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 140-1712178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/186872/176537Copyright (c) 2021 Pepe Karmelhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKarmel, Pepe2023-08-17T13:44:42Zoai:revistas.usp.br:article/186872Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-08-17T13:44:42ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modernismo global: um olhar a partir de Nova York
Modernismo global: una mirada desde Nueva York
Global Modernism: A View From New York
title Modernismo global: um olhar a partir de Nova York
spellingShingle Modernismo global: um olhar a partir de Nova York
Karmel, Pepe
Eurocentrism
Global
Modern
Contemporary
Postcolonial
Eurocentrismo
Global
Moderno
Contemporâneo
Pós-colonial
Eurocentrismo
Global
Moderno
Contemporáneo
Postcolonial
title_short Modernismo global: um olhar a partir de Nova York
title_full Modernismo global: um olhar a partir de Nova York
title_fullStr Modernismo global: um olhar a partir de Nova York
title_full_unstemmed Modernismo global: um olhar a partir de Nova York
title_sort Modernismo global: um olhar a partir de Nova York
author Karmel, Pepe
author_facet Karmel, Pepe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karmel, Pepe
dc.subject.por.fl_str_mv Eurocentrism
Global
Modern
Contemporary
Postcolonial
Eurocentrismo
Global
Moderno
Contemporâneo
Pós-colonial
Eurocentrismo
Global
Moderno
Contemporáneo
Postcolonial
topic Eurocentrism
Global
Modern
Contemporary
Postcolonial
Eurocentrismo
Global
Moderno
Contemporâneo
Pós-colonial
Eurocentrismo
Global
Moderno
Contemporáneo
Postcolonial
description Enquanto crítico de arte, historiador e curador cuja carreira iniciou-se em Nova York em 1980, eu cumpri uma longa jornada da minha formação eurocêntrica à minha atual orientação global como autor e docente. Essa mudança foi motivada pelo meu envolvimento com a arte contemporânea: seu caráter “pós-moderno” a torna inerentemente mais aberta à perspectiva pós-colonial. A criação de uma história global do modernismo de 1870 a 1970 ainda é um desafio, no entanto. A narrativa convencional da arte moderna como uma série de inovações formais está assentada de modo incontornável na Europa e América do Norte. A história do modernismo global precisa, ao invés disso, abordar a arte moderna como uma série de respostas à mudança econômica, social e política.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/186872
10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.186872
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/186872
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.186872
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/186872/176537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Pepe Karmel
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Pepe Karmel
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 140-171
ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 140-171
ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 140-171
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293703286784