Curadoria educativa de artes visuais: um processo de construção de parâmetros para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Rachel de Sousa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Bernardo Jefferson de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178925
Resumo: Este artigo discute a curadoria educativa de artes visuais com base na análise de um processo cíclico de criação, aplicação em sala de aula e avaliação do material educativo Violência & heroísmo. Produzido e testado no âmbito do projeto de ensino, pesquisa e extensão “Mediação da experiência estética na escola”, da Universidade do Estado de Minas Gerais, esse material se sustenta em uma série de premissas conceituais e metodológicas que busca integrar educação estética e ética. Considerando a experiência adquirida no projeto e referências encontradas na literatura de ensino de arte, são propostos oito parâmetros para a curadoria educativa voltada para o ensino fundamental II, que compreende do 6º ao 9º ano, e para o ensino médio.
id USP-45_4270995d4934de8ec5f0ec09dceb136c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/178925
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Curadoria educativa de artes visuais: um processo de construção de parâmetros para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médioCuraduría educativa de artes visuales: un proceso de construcción de parámetros para los últimos años de la educación primaria y la educación secundariaEducational Curatorship of Visual Arts: Building Parameters for the Final Years of Middle and High SchoolCuradoria educativaEnsino de arteArtes visuais na educação básicaMaterial educativoEducational CuratorshipArt EducationVisual Arts in Basic EducationEducational MaterialCuraduría educativaEnseñanza de arteArtes visuales en educación básicaMaterial educativoEste artigo discute a curadoria educativa de artes visuais com base na análise de um processo cíclico de criação, aplicação em sala de aula e avaliação do material educativo Violência & heroísmo. Produzido e testado no âmbito do projeto de ensino, pesquisa e extensão “Mediação da experiência estética na escola”, da Universidade do Estado de Minas Gerais, esse material se sustenta em uma série de premissas conceituais e metodológicas que busca integrar educação estética e ética. Considerando a experiência adquirida no projeto e referências encontradas na literatura de ensino de arte, são propostos oito parâmetros para a curadoria educativa voltada para o ensino fundamental II, que compreende do 6º ao 9º ano, e para o ensino médio.This article discusses the educational curatorship of visual arts based on the analysis of a cyclical process of creation, application in the classroom and evaluation of the educational material Violência & heroísmo. Produced and tested within the scope of the teaching, research, and extension project “Mediação da experiência estética na escola”, from the Universidade do Estado de Minas Gerais, this material is based on a series of conceptual and methodological premises that seek to integrate aesthetic and ethical education. Considering the experience acquired in the project and references found in the literature on art education, eight parameters are proposed for educational curatorship focused on middle school, which includes 6th to 9th grades, and high school.Este artículo discute la curaduría educativa de artes visuales basada en el análisis de un proceso cíclico de creación, aplicación en el aula y evaluación del material educativo Violência e heroísmo. Producido y probado en el marco del proyecto de enseñanza, investigación y extensión “Mediação da experiência estética na escola”, de la Universidade do Estado de Minas Gerais, este material se basa en una serie de premisas conceptuales y metodológicas que buscan integrar la educación estética y ética. Considerando la experiencia adquirida en el proyecto y las referencias encontradas en la literatura de enseñanza de arte, se proponen ocho parámetros para la curaduría educativa dirigida a la educación primaria II, que abarca desde el 6º hasta el 9º año, y para la educación secundaria.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/17892510.11606/issn.2178-0447.ars.2023.178925ARS (São Paulo); v. 21 n. 48 (2023); 301-350ARS; Vol. 21 Núm. 48 (2023); 301-350ARS; Vol. 21 No. 48 (2023); 301-3502178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178925/197751Copyright (c) 2023 Rachel de Sousa Vianna, Bernardo Jefferson de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVianna, Rachel de SousaOliveira, Bernardo Jefferson de2023-09-06T20:08:30Zoai:revistas.usp.br:article/178925Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-09-06T20:08:30ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curadoria educativa de artes visuais: um processo de construção de parâmetros para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio
Curaduría educativa de artes visuales: un proceso de construcción de parámetros para los últimos años de la educación primaria y la educación secundaria
Educational Curatorship of Visual Arts: Building Parameters for the Final Years of Middle and High School
title Curadoria educativa de artes visuais: um processo de construção de parâmetros para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio
spellingShingle Curadoria educativa de artes visuais: um processo de construção de parâmetros para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio
Vianna, Rachel de Sousa
Curadoria educativa
Ensino de arte
Artes visuais na educação básica
Material educativo
Educational Curatorship
Art Education
Visual Arts in Basic Education
Educational Material
Curaduría educativa
Enseñanza de arte
Artes visuales en educación básica
Material educativo
title_short Curadoria educativa de artes visuais: um processo de construção de parâmetros para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio
title_full Curadoria educativa de artes visuais: um processo de construção de parâmetros para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio
title_fullStr Curadoria educativa de artes visuais: um processo de construção de parâmetros para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio
title_full_unstemmed Curadoria educativa de artes visuais: um processo de construção de parâmetros para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio
title_sort Curadoria educativa de artes visuais: um processo de construção de parâmetros para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio
author Vianna, Rachel de Sousa
author_facet Vianna, Rachel de Sousa
Oliveira, Bernardo Jefferson de
author_role author
author2 Oliveira, Bernardo Jefferson de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Rachel de Sousa
Oliveira, Bernardo Jefferson de
dc.subject.por.fl_str_mv Curadoria educativa
Ensino de arte
Artes visuais na educação básica
Material educativo
Educational Curatorship
Art Education
Visual Arts in Basic Education
Educational Material
Curaduría educativa
Enseñanza de arte
Artes visuales en educación básica
Material educativo
topic Curadoria educativa
Ensino de arte
Artes visuais na educação básica
Material educativo
Educational Curatorship
Art Education
Visual Arts in Basic Education
Educational Material
Curaduría educativa
Enseñanza de arte
Artes visuales en educación básica
Material educativo
description Este artigo discute a curadoria educativa de artes visuais com base na análise de um processo cíclico de criação, aplicação em sala de aula e avaliação do material educativo Violência & heroísmo. Produzido e testado no âmbito do projeto de ensino, pesquisa e extensão “Mediação da experiência estética na escola”, da Universidade do Estado de Minas Gerais, esse material se sustenta em uma série de premissas conceituais e metodológicas que busca integrar educação estética e ética. Considerando a experiência adquirida no projeto e referências encontradas na literatura de ensino de arte, são propostos oito parâmetros para a curadoria educativa voltada para o ensino fundamental II, que compreende do 6º ao 9º ano, e para o ensino médio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178925
10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.178925
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178925
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.178925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178925/197751
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rachel de Sousa Vianna, Bernardo Jefferson de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rachel de Sousa Vianna, Bernardo Jefferson de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 21 n. 48 (2023); 301-350
ARS; Vol. 21 Núm. 48 (2023); 301-350
ARS; Vol. 21 No. 48 (2023); 301-350
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293548097536