O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Cristiane
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/82833
Resumo: O artigo apresenta duas versões temporalmente afastadas da noção de "mundo da arte" formulados pelo filosófo Arthur C. Danto (1924-2013). A primeira apresentada no clássico artigo de 1964 "The artworld", em resposta a seu círculo filosófico mais próximo, e diante da aparente radicalidade dos exemplares exibidos como obras de arte naquele período; e a segunda, apresentada no ensaio "The art world revisited: comedies of similarities", de 1992, como uma tentativa cabal de afastar sua teoria da sombra da Teoria Institucional de George Dickie e da noção de mundo da arte ali implicada.
id USP-45_42e99501aab50e44916034cad790d8cb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/82833
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.Arthur C. DantoMundo da arteContrapartes indiscerníveisGeorge DickieTeoria Institucional da ArteArthur C. DantoArt worldIndiscernible counterpartsGeorge DickieInstitutional Theory of ArtO artigo apresenta duas versões temporalmente afastadas da noção de "mundo da arte" formulados pelo filosófo Arthur C. Danto (1924-2013). A primeira apresentada no clássico artigo de 1964 "The artworld", em resposta a seu círculo filosófico mais próximo, e diante da aparente radicalidade dos exemplares exibidos como obras de arte naquele período; e a segunda, apresentada no ensaio "The art world revisited: comedies of similarities", de 1992, como uma tentativa cabal de afastar sua teoria da sombra da Teoria Institucional de George Dickie e da noção de mundo da arte ali implicada.The article introduces two temporally apart versions of the notion of "art world" formulated by the philosopher Arthur C. Danto (1924-2013). The first, as introduced in the classic 1964 article "The artworld", in reply to this philosophical circle and beyond the apparent radicalism of the exemplars presented as works of art that time; and the second, introduced in the 1992 essay "The art world revisited: comedies of similarities", as a final attempt to deviate his theory from the shadow of George Dickie´s Institutional Theory and from the notion of art world thus implied.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/8283310.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82833ARS (São Paulo); v. 12 n. 23 (2014); 51-77ARS; Vol. 12 Núm. 23 (2014); 51-77ARS; Vol. 12 No. 23 (2014); 51-772178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/82833/85782Copyright (c) 2014 Cristiane Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Cristiane2016-01-14T11:07:55Zoai:revistas.usp.br:article/82833Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:55ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.
O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.
title O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.
spellingShingle O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.
Silveira, Cristiane
Arthur C. Danto
Mundo da arte
Contrapartes indiscerníveis
George Dickie
Teoria Institucional da Arte
Arthur C. Danto
Art world
Indiscernible counterparts
George Dickie
Institutional Theory of Art
title_short O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.
title_full O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.
title_fullStr O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.
title_full_unstemmed O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.
title_sort O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.
author Silveira, Cristiane
author_facet Silveira, Cristiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Arthur C. Danto
Mundo da arte
Contrapartes indiscerníveis
George Dickie
Teoria Institucional da Arte
Arthur C. Danto
Art world
Indiscernible counterparts
George Dickie
Institutional Theory of Art
topic Arthur C. Danto
Mundo da arte
Contrapartes indiscerníveis
George Dickie
Teoria Institucional da Arte
Arthur C. Danto
Art world
Indiscernible counterparts
George Dickie
Institutional Theory of Art
description O artigo apresenta duas versões temporalmente afastadas da noção de "mundo da arte" formulados pelo filosófo Arthur C. Danto (1924-2013). A primeira apresentada no clássico artigo de 1964 "The artworld", em resposta a seu círculo filosófico mais próximo, e diante da aparente radicalidade dos exemplares exibidos como obras de arte naquele período; e a segunda, apresentada no ensaio "The art world revisited: comedies of similarities", de 1992, como uma tentativa cabal de afastar sua teoria da sombra da Teoria Institucional de George Dickie e da noção de mundo da arte ali implicada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/82833
10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82833
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/82833
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/82833/85782
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cristiane Silveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cristiane Silveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 12 n. 23 (2014); 51-77
ARS; Vol. 12 Núm. 23 (2014); 51-77
ARS; Vol. 12 No. 23 (2014); 51-77
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292201725952