O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/82833 |
Resumo: | O artigo apresenta duas versões temporalmente afastadas da noção de "mundo da arte" formulados pelo filosófo Arthur C. Danto (1924-2013). A primeira apresentada no clássico artigo de 1964 "The artworld", em resposta a seu círculo filosófico mais próximo, e diante da aparente radicalidade dos exemplares exibidos como obras de arte naquele período; e a segunda, apresentada no ensaio "The art world revisited: comedies of similarities", de 1992, como uma tentativa cabal de afastar sua teoria da sombra da Teoria Institucional de George Dickie e da noção de mundo da arte ali implicada. |
id |
USP-45_42e99501aab50e44916034cad790d8cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/82833 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.Arthur C. DantoMundo da arteContrapartes indiscerníveisGeorge DickieTeoria Institucional da ArteArthur C. DantoArt worldIndiscernible counterpartsGeorge DickieInstitutional Theory of ArtO artigo apresenta duas versões temporalmente afastadas da noção de "mundo da arte" formulados pelo filosófo Arthur C. Danto (1924-2013). A primeira apresentada no clássico artigo de 1964 "The artworld", em resposta a seu círculo filosófico mais próximo, e diante da aparente radicalidade dos exemplares exibidos como obras de arte naquele período; e a segunda, apresentada no ensaio "The art world revisited: comedies of similarities", de 1992, como uma tentativa cabal de afastar sua teoria da sombra da Teoria Institucional de George Dickie e da noção de mundo da arte ali implicada.The article introduces two temporally apart versions of the notion of "art world" formulated by the philosopher Arthur C. Danto (1924-2013). The first, as introduced in the classic 1964 article "The artworld", in reply to this philosophical circle and beyond the apparent radicalism of the exemplars presented as works of art that time; and the second, introduced in the 1992 essay "The art world revisited: comedies of similarities", as a final attempt to deviate his theory from the shadow of George Dickie´s Institutional Theory and from the notion of art world thus implied.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/8283310.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82833ARS (São Paulo); v. 12 n. 23 (2014); 51-77ARS; Vol. 12 Núm. 23 (2014); 51-77ARS; Vol. 12 No. 23 (2014); 51-772178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/82833/85782Copyright (c) 2014 Cristiane Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Cristiane2016-01-14T11:07:55Zoai:revistas.usp.br:article/82833Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:55ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos. O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos. |
title |
O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos. |
spellingShingle |
O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos. Silveira, Cristiane Arthur C. Danto Mundo da arte Contrapartes indiscerníveis George Dickie Teoria Institucional da Arte Arthur C. Danto Art world Indiscernible counterparts George Dickie Institutional Theory of Art |
title_short |
O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos. |
title_full |
O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos. |
title_fullStr |
O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos. |
title_full_unstemmed |
O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos. |
title_sort |
O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos. |
author |
Silveira, Cristiane |
author_facet |
Silveira, Cristiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arthur C. Danto Mundo da arte Contrapartes indiscerníveis George Dickie Teoria Institucional da Arte Arthur C. Danto Art world Indiscernible counterparts George Dickie Institutional Theory of Art |
topic |
Arthur C. Danto Mundo da arte Contrapartes indiscerníveis George Dickie Teoria Institucional da Arte Arthur C. Danto Art world Indiscernible counterparts George Dickie Institutional Theory of Art |
description |
O artigo apresenta duas versões temporalmente afastadas da noção de "mundo da arte" formulados pelo filosófo Arthur C. Danto (1924-2013). A primeira apresentada no clássico artigo de 1964 "The artworld", em resposta a seu círculo filosófico mais próximo, e diante da aparente radicalidade dos exemplares exibidos como obras de arte naquele período; e a segunda, apresentada no ensaio "The art world revisited: comedies of similarities", de 1992, como uma tentativa cabal de afastar sua teoria da sombra da Teoria Institucional de George Dickie e da noção de mundo da arte ali implicada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/82833 10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82833 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/82833 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/82833/85782 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cristiane Silveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cristiane Silveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 12 n. 23 (2014); 51-77 ARS; Vol. 12 Núm. 23 (2014); 51-77 ARS; Vol. 12 No. 23 (2014); 51-77 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688292201725952 |