Os Bólides do programa ambiental de Hélio Oiticica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3097 |
Resumo: | O texto aborda os Bólides de Hélio Oiticica, desenvolvidos no âmbito do Programa Ambiental, entre os anos de 1965-1966 e início de 1967. Nesse período, percebe-se que eles atuam no sentido de construir uma linguagem própria à vanguarda brasileira dos anos 1960, assumindo conotações fortemente éticas e políticas, além do plano estético. O texto está organizado em duas partes: numa delas discute-se o procedimento construtivo do Bólide-"transobjeto" que faz uso de objetos já existentes e procura situar a criação na instância social, e, na outra, abordam-se as novas questões trazidas pelos Bólides que surgem em consonância com a conceituação dos termos "antiarte", "apropriação" e "nova objetividade". |
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Os Bólides do programa ambiental de Hélio Oiticica Hélio OiticicaBólidetransobjetoantiarteNova ObjetividadeHélio OiticicaBólide (fireball)transobjectantiarteNew Objectivity O texto aborda os Bólides de Hélio Oiticica, desenvolvidos no âmbito do Programa Ambiental, entre os anos de 1965-1966 e início de 1967. Nesse período, percebe-se que eles atuam no sentido de construir uma linguagem própria à vanguarda brasileira dos anos 1960, assumindo conotações fortemente éticas e políticas, além do plano estético. O texto está organizado em duas partes: numa delas discute-se o procedimento construtivo do Bólide-"transobjeto" que faz uso de objetos já existentes e procura situar a criação na instância social, e, na outra, abordam-se as novas questões trazidas pelos Bólides que surgem em consonância com a conceituação dos termos "antiarte", "apropriação" e "nova objetividade". The study approaches the Bólides which are structured from 1965-1966 to 1967, when the specificity of its elements together with an open formal structure strengthens Hélio Oiticica's craving to implant an artistic experience with an autonomous imprint. First then, the analysis focuses on the "transobjects" whose structures are fashioned from pre-existing materials. In a second instance, the study is centered on the Bólides related with concepts of "antiarte", "appropriation" and "new objectivity". Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/309710.1590/S1678-53202011000100004ARS (São Paulo); v. 9 n. 17 (2011); 48-77 ARS; Vol. 9 Núm. 17 (2011); 48-77 ARS; Vol. 9 No. 17 (2011); 48-77 2178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3097/3786Copyright (c) 2011 Angela Varela Loebinfo:eu-repo/semantics/openAccessLoeb, Angela Varela2015-10-14T18:58:49Zoai:revistas.usp.br:article/3097Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2015-10-14T18:58:49ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O texto aborda os Bólides de Hélio Oiticica, desenvolvidos no âmbito do Programa Ambiental, entre os anos de 1965-1966 e início de 1967. Nesse período, percebe-se que eles atuam no sentido de construir uma linguagem própria à vanguarda brasileira dos anos 1960, assumindo conotações fortemente éticas e políticas, além do plano estético. O texto está organizado em duas partes: numa delas discute-se o procedimento construtivo do Bólide-"transobjeto" que faz uso de objetos já existentes e procura situar a criação na instância social, e, na outra, abordam-se as novas questões trazidas pelos Bólides que surgem em consonância com a conceituação dos termos "antiarte", "apropriação" e "nova objetividade". |
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