Iconografia musical na obra de Henri Rousseau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Andrei Fernando Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/154437
Resumo: Número significativo de artistas, teóricos da música e historiadores da arte exploraram a diversidade e complexidade dos nexos entre pintura e música ao longo dos séculos. No domínio das artes visuais, as referências à música são abundantes, ganhando expressão tanto pelos temas iconográficos quanto pela reflexão sobre os fundamentos da linguagem musical (ritmo, harmonia, cromatismo). A partir das analogias e interferências entre as duas formas de expressão, propomos uma leitura crítica desse fenômeno na obra de Henri Rousseau, artista francês que desenvolveu uma iconografia particular inspirada no assunto, através da qual explora as possibilidades de representação pictórica da música, tendo em vista efeitos de sentido integrados às suas narrativas visuais.
id USP-45_4d36e9ed0b7dbbf410b7c7ecdd9c0190
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/154437
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Iconografia musical na obra de Henri RousseauMusical iconography in Henri Rousseau’s workIconografía musical en la obra de Henri RousseauPaintingMusicAnalogiesHenri RousseaupinturamúsicaanalogíaHenri RousseaupinturamúsicaanalogiasHenri RousseauNúmero significativo de artistas, teóricos da música e historiadores da arte exploraram a diversidade e complexidade dos nexos entre pintura e música ao longo dos séculos. No domínio das artes visuais, as referências à música são abundantes, ganhando expressão tanto pelos temas iconográficos quanto pela reflexão sobre os fundamentos da linguagem musical (ritmo, harmonia, cromatismo). A partir das analogias e interferências entre as duas formas de expressão, propomos uma leitura crítica desse fenômeno na obra de Henri Rousseau, artista francês que desenvolveu uma iconografia particular inspirada no assunto, através da qual explora as possibilidades de representação pictórica da música, tendo em vista efeitos de sentido integrados às suas narrativas visuais.Numero significativo de artistas, estudiosos de la música y historiadores de arte han investigado la diversidad y complejidad de los nexos entre la pintura y la música. En las artes visuales, las referencias a la música son abundantes y ganan expresión tanto por los temas iconográficos cuanto por la reflexión acerca de los fundamentos del lenguaje musical (ritmo, armonía, cromatismo). A partir de las analogias y intereferencias entre las dos formas de expresión, proponemos una lectura critica del fenómeno en la obra de Henri Rousseau, artista francés que ha creado una iconografia particular inspirada en el tema, por medio de la cual investiga las especificidades de la representación pictórica de la música, produciendo sentidos integrados a sus narrativas visuales.A significant number of artists, music theorists and art historians have explored the diversity and complexity of the nexus between painting and music over the centuries. In the field of visual arts, references to music are abundant, gaining expression both through iconographic themes and reflections on the fundamentals of musical language (rhythm, harmony, chromaticism). From the analogies and interferences between these two forms of expression, we propose a critical reading of the phenomenon in the work of Henri Rousseau, French artist who developed a particular iconography inspired by the theme, through which he explores the possibilities of the pictorial representation of music and intends to create effects of meaning which are integrated into his visual narratives.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/15443710.11606/issn.2178-0447.ars.2019.154437ARS (São Paulo); v. 17 n. 37 (2019); 163-181ARS; Vol. 17 Núm. 37 (2019); 163-181ARS; Vol. 17 No. 37 (2019); 163-1812178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/154437/158570Copyright (c) 2019 Andrei Fernando Ferreira Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Andrei Fernando Ferreira2020-01-01T13:37:18Zoai:revistas.usp.br:article/154437Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-01-01T13:37:18ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
Musical iconography in Henri Rousseau’s work
Iconografía musical en la obra de Henri Rousseau
title Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
spellingShingle Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
Lima, Andrei Fernando Ferreira
Painting
Music
Analogies
Henri Rousseau
pintura
música
analogía
Henri Rousseau
pintura
música
analogias
Henri Rousseau
title_short Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
title_full Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
title_fullStr Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
title_full_unstemmed Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
title_sort Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
author Lima, Andrei Fernando Ferreira
author_facet Lima, Andrei Fernando Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Andrei Fernando Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Painting
Music
Analogies
Henri Rousseau
pintura
música
analogía
Henri Rousseau
pintura
música
analogias
Henri Rousseau
topic Painting
Music
Analogies
Henri Rousseau
pintura
música
analogía
Henri Rousseau
pintura
música
analogias
Henri Rousseau
description Número significativo de artistas, teóricos da música e historiadores da arte exploraram a diversidade e complexidade dos nexos entre pintura e música ao longo dos séculos. No domínio das artes visuais, as referências à música são abundantes, ganhando expressão tanto pelos temas iconográficos quanto pela reflexão sobre os fundamentos da linguagem musical (ritmo, harmonia, cromatismo). A partir das analogias e interferências entre as duas formas de expressão, propomos uma leitura crítica desse fenômeno na obra de Henri Rousseau, artista francês que desenvolveu uma iconografia particular inspirada no assunto, através da qual explora as possibilidades de representação pictórica da música, tendo em vista efeitos de sentido integrados às suas narrativas visuais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/154437
10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.154437
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/154437
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.154437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/154437/158570
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Andrei Fernando Ferreira Lima
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Andrei Fernando Ferreira Lima
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 17 n. 37 (2019); 163-181
ARS; Vol. 17 Núm. 37 (2019); 163-181
ARS; Vol. 17 No. 37 (2019); 163-181
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293086724096