Henri Rousseau: narrativas visuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8164/tde-18052021-194326/ |
Resumo: | O presente estudo procura descrever e interpretar o fenômeno de interação entre pintura e escrita na obra do artista francês autodidata Henri Rousseau (1844-1910), conhecido como o Aduaneiro. Criador múltiplo, embora reconhecido hoje mormente como pintor de relevância ímpar na evolução da arte moderna, dedicou-se simultaneamente à música e à dramaturgia. A experiência da escrita, em particular, desdobra-se em seu trabalho em uma vertente complexa: a composição de versos e sentenças destinados a completar a inteligência de seus quadros, verdadeiros textos da imagem ou legendas, propriamente ditas, que cumprem função interpretante. Acredita-se, por conseguinte, que uma análise aprofundada da dinâmica entre imagens e palavras na criação de significado verificada na obra do Aduaneiro, tendo em vista uma determinada disposição narrativa, sugere efetivamente novas leituras do percurso figurativo configurado entre o visual e o verbal, assim como dos efeitos poéticos que resultam da associação dessas duas categorias. Em síntese, trata-se de considerar que tal fenômeno projeta um universo referencial expandido, formado a partir de elementos comuns às composições pictóricas e verbais realizadas pelo artista. |
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