Windows without horizon: an iconographic analysis of the Annunciation in films
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/141300 |
Resumo: | Em L’Annonciation Italienne – Une histoire de perspective, Daniel Arasse investiga a incidência da perspectiva na iconografia da Anunciação renascentista. Eis o paradoxo identificado: como que a técnica da perspectiva, “forma simbólica” de um mundo comensurável, poderia figurar o Incomensurável? Para responder a esse problema, Arasse busca no brilho interior de cada pintura uma “desordem da perspectiva” para a figuração da divindade. O presente artigo tem por objetivo identificar as formas pelas quais o cinema enfrentou esse desafio. Como migrar para o meio fílmico os motivos pictóricos já estabelecidos pela iconografia da Anunciação? Para contribuir com a discussão, analisaremos dois filmes: As sombras (Jean-Claude Brisseau, 1982) e O estranho caso de Angélica (Manoel de Oliveira, 2010). |
id |
USP-45_55795528008e9f0c8e97560de686c534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/141300 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Windows without horizon: an iconographic analysis of the Annunciation in filmsJanelas sem horizonte: uma análise iconográfica da Anunciação no cinemaAnunciationperspectiveThe shadowsThe strange case of AngelicaAnunciaçãoperspectivaAs sombrasO estranho caso de AngélicaEm L’Annonciation Italienne – Une histoire de perspective, Daniel Arasse investiga a incidência da perspectiva na iconografia da Anunciação renascentista. Eis o paradoxo identificado: como que a técnica da perspectiva, “forma simbólica” de um mundo comensurável, poderia figurar o Incomensurável? Para responder a esse problema, Arasse busca no brilho interior de cada pintura uma “desordem da perspectiva” para a figuração da divindade. O presente artigo tem por objetivo identificar as formas pelas quais o cinema enfrentou esse desafio. Como migrar para o meio fílmico os motivos pictóricos já estabelecidos pela iconografia da Anunciação? Para contribuir com a discussão, analisaremos dois filmes: As sombras (Jean-Claude Brisseau, 1982) e O estranho caso de Angélica (Manoel de Oliveira, 2010).In L’Annonciation Italienne - Une histoire de perspective, Daniel Arasse investigates the perspective technique in Annunciation’s iconography. How could the perspective, a “symbolic form” of a commensurable world, figurate the Incommensurable? In order to answer to this problem, Arasse seeks in the inner of each painting a “perspective disorder” to figurate the divine. The aim of this article is to identify the ways in which cinema faced similar challenge. We will realize that the religious implications are replaced by a media transposition operation: how to rework the spatial dispositive of Annunciation’s painting through filmic means? For this representational dilemma, we will analyse two selected films: The shadows (Jean-Claude Brisseau, 1982) and The strange case of Angelica (Manoel de Oliveira, 2010).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/14130010.11606/issn.2178-0447.ars.2018.141300ARS (São Paulo); v. 16 n. 33 (2018); 173-195ARS; Vol. 16 Núm. 33 (2018); 173-195ARS; Vol. 16 No. 33 (2018); 173-1952178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/141300/146577Copyright (c) 2018 Pedro de Andrade Lima Faissolinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaissol, Pedro de Andrade Lima2018-10-27T22:48:48Zoai:revistas.usp.br:article/141300Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2018-10-27T22:48:48ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Windows without horizon: an iconographic analysis of the Annunciation in films Janelas sem horizonte: uma análise iconográfica da Anunciação no cinema |
title |
Windows without horizon: an iconographic analysis of the Annunciation in films |
spellingShingle |
Windows without horizon: an iconographic analysis of the Annunciation in films Faissol, Pedro de Andrade Lima Anunciation perspective The shadows The strange case of Angelica Anunciação perspectiva As sombras O estranho caso de Angélica |
title_short |
Windows without horizon: an iconographic analysis of the Annunciation in films |
title_full |
Windows without horizon: an iconographic analysis of the Annunciation in films |
title_fullStr |
Windows without horizon: an iconographic analysis of the Annunciation in films |
title_full_unstemmed |
Windows without horizon: an iconographic analysis of the Annunciation in films |
title_sort |
Windows without horizon: an iconographic analysis of the Annunciation in films |
author |
Faissol, Pedro de Andrade Lima |
author_facet |
Faissol, Pedro de Andrade Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faissol, Pedro de Andrade Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anunciation perspective The shadows The strange case of Angelica Anunciação perspectiva As sombras O estranho caso de Angélica |
topic |
Anunciation perspective The shadows The strange case of Angelica Anunciação perspectiva As sombras O estranho caso de Angélica |
description |
Em L’Annonciation Italienne – Une histoire de perspective, Daniel Arasse investiga a incidência da perspectiva na iconografia da Anunciação renascentista. Eis o paradoxo identificado: como que a técnica da perspectiva, “forma simbólica” de um mundo comensurável, poderia figurar o Incomensurável? Para responder a esse problema, Arasse busca no brilho interior de cada pintura uma “desordem da perspectiva” para a figuração da divindade. O presente artigo tem por objetivo identificar as formas pelas quais o cinema enfrentou esse desafio. Como migrar para o meio fílmico os motivos pictóricos já estabelecidos pela iconografia da Anunciação? Para contribuir com a discussão, analisaremos dois filmes: As sombras (Jean-Claude Brisseau, 1982) e O estranho caso de Angélica (Manoel de Oliveira, 2010). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/141300 10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.141300 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/141300 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.141300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/141300/146577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pedro de Andrade Lima Faissol info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pedro de Andrade Lima Faissol |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 16 n. 33 (2018); 173-195 ARS; Vol. 16 Núm. 33 (2018); 173-195 ARS; Vol. 16 No. 33 (2018); 173-195 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688292707139584 |