Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/123176 |
Resumo: | Ainda que Sergio Rodrigues tenha ficado notoriamente conhecido por sua poltrona Mole, não se pode esquecer de uma série de móveis desenhados por ele para escritório, que viriam a cumprir outra função na arquitetura. Eles foram concebidos pelo arquiteto para a Casa do Brasil em Roma, no palácio Doria Pamphili. Móveis que por sua funcionalidade foram esquecidos, mas que guardam no seu desenho, material e concepção final algo do mesmo otimismo inscrito na construção de Brasília. Quando se anda pelas salas e corredores da Casa Brasil, tem-se a impressão de que objetos, pinturas e particularmente os móveis traçam com exatidão cristalizada qual foi a contribuição das artes no período desenvolvimentista brasileiro. |
id |
USP-45_5acecaabecfed1b4686238e26f4d3f01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/123176 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furnitureMelancolia do moderno: móveis esquecidos de Sergio Rodriguesoffice furnituremodern furnitureSergio RodriguesCasa do BrasilPamphili Palacemóveis de escritóriomobiliário modernoSergio RodriguesCasa do Brasilpalácio PamphiliAinda que Sergio Rodrigues tenha ficado notoriamente conhecido por sua poltrona Mole, não se pode esquecer de uma série de móveis desenhados por ele para escritório, que viriam a cumprir outra função na arquitetura. Eles foram concebidos pelo arquiteto para a Casa do Brasil em Roma, no palácio Doria Pamphili. Móveis que por sua funcionalidade foram esquecidos, mas que guardam no seu desenho, material e concepção final algo do mesmo otimismo inscrito na construção de Brasília. Quando se anda pelas salas e corredores da Casa Brasil, tem-se a impressão de que objetos, pinturas e particularmente os móveis traçam com exatidão cristalizada qual foi a contribuição das artes no período desenvolvimentista brasileiro.If Sergio Rodrigues would famously known to his Poltrona Mole, we could not forget a series of office furniture designed by himself, which fulfils another function in architecture. It was the office furniture designed for Brazil's House in the Palace Doria Pamphili, Rome. Furniture that with its functionality have been forgotten, but keep in its design, material and intention something even of the optimism registered in the construction of Brasilia. When one walk through the Casa Brazil’s rooms and corridors has the impression that the objects, paintings and especially the furniture shows exactly what was the contribution of the arts to the Brazilian developmentalism period.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/12317610.11606/issn.2178-0447.ars.2017.123176ARS (São Paulo); v. 15 n. 29 (2017); 122-145ARS; Vol. 15 Núm. 29 (2017); 122-145ARS; Vol. 15 No. 29 (2017); 122-1452178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/123176/127933Copyright (c) 2017 Marcelo Mariinfo:eu-repo/semantics/openAccessMari, Marcelo2017-05-16T13:43:12Zoai:revistas.usp.br:article/123176Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2017-05-16T13:43:12ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture Melancolia do moderno: móveis esquecidos de Sergio Rodrigues |
title |
Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture |
spellingShingle |
Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture Mari, Marcelo office furniture modern furniture Sergio Rodrigues Casa do Brasil Pamphili Palace móveis de escritório mobiliário moderno Sergio Rodrigues Casa do Brasil palácio Pamphili |
title_short |
Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture |
title_full |
Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture |
title_fullStr |
Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture |
title_full_unstemmed |
Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture |
title_sort |
Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture |
author |
Mari, Marcelo |
author_facet |
Mari, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mari, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
office furniture modern furniture Sergio Rodrigues Casa do Brasil Pamphili Palace móveis de escritório mobiliário moderno Sergio Rodrigues Casa do Brasil palácio Pamphili |
topic |
office furniture modern furniture Sergio Rodrigues Casa do Brasil Pamphili Palace móveis de escritório mobiliário moderno Sergio Rodrigues Casa do Brasil palácio Pamphili |
description |
Ainda que Sergio Rodrigues tenha ficado notoriamente conhecido por sua poltrona Mole, não se pode esquecer de uma série de móveis desenhados por ele para escritório, que viriam a cumprir outra função na arquitetura. Eles foram concebidos pelo arquiteto para a Casa do Brasil em Roma, no palácio Doria Pamphili. Móveis que por sua funcionalidade foram esquecidos, mas que guardam no seu desenho, material e concepção final algo do mesmo otimismo inscrito na construção de Brasília. Quando se anda pelas salas e corredores da Casa Brasil, tem-se a impressão de que objetos, pinturas e particularmente os móveis traçam com exatidão cristalizada qual foi a contribuição das artes no período desenvolvimentista brasileiro. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/123176 10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.123176 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/123176 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.123176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/123176/127933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Marcelo Mari info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Marcelo Mari |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 15 n. 29 (2017); 122-145 ARS; Vol. 15 Núm. 29 (2017); 122-145 ARS; Vol. 15 No. 29 (2017); 122-145 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688292612767744 |