Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mari, Marcelo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/123176
Resumo: Ainda que Sergio Rodrigues tenha ficado notoriamente conhecido por sua poltrona Mole, não se pode esquecer de uma série de móveis desenhados por ele para escritório, que viriam a cumprir outra função na arquitetura. Eles foram concebidos pelo arquiteto para a Casa do Brasil em Roma, no palácio Doria Pamphili. Móveis que por sua funcionalidade foram esquecidos, mas que guardam no seu desenho, material e concepção final algo do mesmo otimismo inscrito na construção de Brasília. Quando se anda pelas salas e corredores da Casa Brasil, tem-se a impressão de que objetos, pinturas e particularmente os móveis traçam com exatidão cristalizada qual foi a contribuição das artes no período desenvolvimentista brasileiro.
id USP-45_5acecaabecfed1b4686238e26f4d3f01
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/123176
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furnitureMelancolia do moderno: móveis esquecidos de Sergio Rodriguesoffice furnituremodern furnitureSergio RodriguesCasa do BrasilPamphili Palacemóveis de escritóriomobiliário modernoSergio RodriguesCasa do Brasilpalácio PamphiliAinda que Sergio Rodrigues tenha ficado notoriamente conhecido por sua poltrona Mole, não se pode esquecer de uma série de móveis desenhados por ele para escritório, que viriam a cumprir outra função na arquitetura. Eles foram concebidos pelo arquiteto para a Casa do Brasil em Roma, no palácio Doria Pamphili. Móveis que por sua funcionalidade foram esquecidos, mas que guardam no seu desenho, material e concepção final algo do mesmo otimismo inscrito na construção de Brasília. Quando se anda pelas salas e corredores da Casa Brasil, tem-se a impressão de que objetos, pinturas e particularmente os móveis traçam com exatidão cristalizada qual foi a contribuição das artes no período desenvolvimentista brasileiro.If Sergio Rodrigues would famously known to his Poltrona Mole, we could not forget a series of office furniture designed by himself, which fulfils another function in architecture. It was the office furniture designed for Brazil's House in the Palace Doria Pamphili, Rome. Furniture that with its functionality have been forgotten, but keep in its design, material and intention something even of the optimism registered in the construction of Brasilia. When one walk through the Casa Brazil’s rooms and corridors has the impression that the objects, paintings and especially the furniture shows exactly what was the contribution of the arts to the Brazilian developmentalism period.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/12317610.11606/issn.2178-0447.ars.2017.123176ARS (São Paulo); v. 15 n. 29 (2017); 122-145ARS; Vol. 15 Núm. 29 (2017); 122-145ARS; Vol. 15 No. 29 (2017); 122-1452178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/123176/127933Copyright (c) 2017 Marcelo Mariinfo:eu-repo/semantics/openAccessMari, Marcelo2017-05-16T13:43:12Zoai:revistas.usp.br:article/123176Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2017-05-16T13:43:12ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture
Melancolia do moderno: móveis esquecidos de Sergio Rodrigues
title Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture
spellingShingle Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture
Mari, Marcelo
office furniture
modern furniture
Sergio Rodrigues
Casa do Brasil
Pamphili Palace
móveis de escritório
mobiliário moderno
Sergio Rodrigues
Casa do Brasil
palácio Pamphili
title_short Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture
title_full Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture
title_fullStr Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture
title_full_unstemmed Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture
title_sort Modern melancholy: Sergio Rodrigues' forgotten furniture
author Mari, Marcelo
author_facet Mari, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mari, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv office furniture
modern furniture
Sergio Rodrigues
Casa do Brasil
Pamphili Palace
móveis de escritório
mobiliário moderno
Sergio Rodrigues
Casa do Brasil
palácio Pamphili
topic office furniture
modern furniture
Sergio Rodrigues
Casa do Brasil
Pamphili Palace
móveis de escritório
mobiliário moderno
Sergio Rodrigues
Casa do Brasil
palácio Pamphili
description Ainda que Sergio Rodrigues tenha ficado notoriamente conhecido por sua poltrona Mole, não se pode esquecer de uma série de móveis desenhados por ele para escritório, que viriam a cumprir outra função na arquitetura. Eles foram concebidos pelo arquiteto para a Casa do Brasil em Roma, no palácio Doria Pamphili. Móveis que por sua funcionalidade foram esquecidos, mas que guardam no seu desenho, material e concepção final algo do mesmo otimismo inscrito na construção de Brasília. Quando se anda pelas salas e corredores da Casa Brasil, tem-se a impressão de que objetos, pinturas e particularmente os móveis traçam com exatidão cristalizada qual foi a contribuição das artes no período desenvolvimentista brasileiro.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/123176
10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.123176
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/123176
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.123176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/123176/127933
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marcelo Mari
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marcelo Mari
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 15 n. 29 (2017); 122-145
ARS; Vol. 15 Núm. 29 (2017); 122-145
ARS; Vol. 15 No. 29 (2017); 122-145
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292612767744