Andy Warhol e o cinema como máquina da verdade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/158121 |
Resumo: | Em 1963, no momento em que vivia o auge de sua carreira como artista pop, Andy Warhol passou a realizar também filmes, produzindo-os em ritmo constante até 1968. Este artigo investiga as relações entre pintura e cinema na prática artística de Warhol. Propõe-se uma leitura da obra do artista com base nas noções de aparência, artifício e performance. Em seguida, veremos como essas questões são recolocadas pelos filmes, ao serem confrontadas com qualidades específicas do meio cinematográfico, como o realismo, o movimento e o tempo. |
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Andy Warhol e o cinema como máquina da verdadeAndy Warhol and the cinema as truth machineAndy Warhol y el cine como máquina de la verdadWarhol, Andy (1928-1987Avant-Garde CinemaPop ArtWarhol, Andy (1928-1987cine de vanguardiaPop ArtWarhol, Andy (1928-1987)cinema de vanguardaArte PopEm 1963, no momento em que vivia o auge de sua carreira como artista pop, Andy Warhol passou a realizar também filmes, produzindo-os em ritmo constante até 1968. Este artigo investiga as relações entre pintura e cinema na prática artística de Warhol. Propõe-se uma leitura da obra do artista com base nas noções de aparência, artifício e performance. Em seguida, veremos como essas questões são recolocadas pelos filmes, ao serem confrontadas com qualidades específicas do meio cinematográfico, como o realismo, o movimento e o tempo.En 1963, en el auge en su carrera como artista pop, Andy Warhol pasó a realizar también películas, produciéndolos a ritmo constante hasta 1968. El presente artículo investiga las relaciones entre pintura y cine en la práctica artística de Warhol. Proponemos una lectura de la obra de Warhol basada en conceptos como apariencia, superficie, artificio y performance. A continuación, veremos cómo estas cuestiones son reposicionados por las películas, al seren confrontadas con cualidades específicas del medio cinematográfico, como el realismo, el movimiento y el tiempo.In 1963, at the height of his success as a Pop artist, Andy Warhol started directing films, which he produced at a frequent pace until 1968. This essay investigates the relationships between painting and cinema in Warhol’s practice. At a first moment, I would like to propose a reading of Warhol’s work based the concepts of appearance, artifice, and performance. Subsequently, I intend to show how these issues are repositioned in the films when faced with the specific qualities of cinema as a medium, such as realism, movement, and time.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/15812110.11606/issn.2178-0447.ars.2019.158121ARS (São Paulo); v. 17 n. 36 (2019); 175 - 190ARS; Vol. 17 Núm. 36 (2019); 175 - 190ARS; Vol. 17 No. 36 (2019); 175 - 1902178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/158121/155685Copyright (c) 2019 Calac Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Calac2020-03-28T19:04:32Zoai:revistas.usp.br:article/158121Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-03-28T19:04:32ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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