Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Agnaldo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/131497
Resumo: “Série - Casa de Vidro” é um ensaio fotográfico realizado pelo artista Mauro Restiffe na Glass House, residência que o arquiteto norte-americano Philip Johnson (1906/2005) projetou para ele mesmo em 1949, em New Canaã, Connecticut, e onde viveu até o fim de sua vida. Além dessa residência demonstrar o profundo respeito de Johnson pela arquitetura do mestre moderno alemão Mies Van der Rohe, sua ampla divulgação contribuiu decisivamente para o êxito da arquitetura moderna nos Estados Unidos da América. Ao fotografála em uma única visita, Mauro Restiffe, articulou em 8 fotos e 9 imagens, a arquitetura da casa, o jardim que a circunda e a tela de Nicolas Poussin, desvendando, sem se dar conta, o jogo proposto pelo arquiteto entre a tela do artista francês e o jardim plantado no mesmo período de construção da casa. A análise dessa obra Restiffe tem como objetivos secundários a apresentação o jogo engendrado por Johnson e o processo de trabalho do artista.
id USP-45_65ee129b29a09b9cf81102b0c351a598
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/131497
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafoReflections of Philip Johnson’s Glass House, architect, or Mauro Restiffe’s work process, photographerPaintingPhotography and ArchitectureGlass in modern architectureGlass HouseMauro RestiffeWork Process in contemporary photographyGlass House SeriesPinturaFotografia e ArquiteturaVidro na arquitetura modernaMauro RestiffeProcesso de trabalho na fotografia contemporâneaSérie Casa de vidro“Série - Casa de Vidro” é um ensaio fotográfico realizado pelo artista Mauro Restiffe na Glass House, residência que o arquiteto norte-americano Philip Johnson (1906/2005) projetou para ele mesmo em 1949, em New Canaã, Connecticut, e onde viveu até o fim de sua vida. Além dessa residência demonstrar o profundo respeito de Johnson pela arquitetura do mestre moderno alemão Mies Van der Rohe, sua ampla divulgação contribuiu decisivamente para o êxito da arquitetura moderna nos Estados Unidos da América. Ao fotografála em uma única visita, Mauro Restiffe, articulou em 8 fotos e 9 imagens, a arquitetura da casa, o jardim que a circunda e a tela de Nicolas Poussin, desvendando, sem se dar conta, o jogo proposto pelo arquiteto entre a tela do artista francês e o jardim plantado no mesmo período de construção da casa. A análise dessa obra Restiffe tem como objetivos secundários a apresentação o jogo engendrado por Johnson e o processo de trabalho do artista.“Series – Glass House” is a photographic experiment conducted by the artist Mauro Restiffe at the Glass House, a project designed by the North American architect Philip Johnson (1906/2005) to become his own residence in 1949, in New Canaan, Connecticut, where he lived for the rest of his life. The house not only demonstrates Johnson’s profound respect for the architecture of the German modern master Mies Van der Rohe but also its wide propagation was a decisively contribution for the success of the modern architecture in the United States of America. By photographing the house in one single visit, Mauro Restiffe articulated in 8 photographs and 9 images the architecture of the house and its surrounding garden, as well as Nicolas Poussin’s painting, unintentionally unveiling the dynamics suggested by the architect between the French artist’s work and the garden, which was set during the building of the house. The analysis of Restiffe’s work aims as secondary objectives the presentation of the dynamics fomented by Johnson and the work process of the artist.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/13149710.11606/issn.2178-0447.ars.2017.131497ARS (São Paulo); v. 15 n. 29 (2017); 44-61ARS; Vol. 15 Núm. 29 (2017); 44-61ARS; Vol. 15 No. 29 (2017); 44-612178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/131497/127929Copyright (c) 2017 Agnaldo Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Agnaldo2017-05-16T13:35:47Zoai:revistas.usp.br:article/131497Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2017-05-16T13:35:47ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafo
Reflections of Philip Johnson’s Glass House, architect, or Mauro Restiffe’s work process, photographer
title Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafo
spellingShingle Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafo
Farias, Agnaldo
Painting
Photography and Architecture
Glass in modern architecture
Glass House
Mauro Restiffe
Work Process in contemporary photography
Glass House Series
Pintura
Fotografia e Arquitetura
Vidro na arquitetura moderna
Mauro Restiffe
Processo de trabalho na fotografia contemporânea
Série Casa de vidro
title_short Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafo
title_full Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafo
title_fullStr Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafo
title_full_unstemmed Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafo
title_sort Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafo
author Farias, Agnaldo
author_facet Farias, Agnaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Agnaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Painting
Photography and Architecture
Glass in modern architecture
Glass House
Mauro Restiffe
Work Process in contemporary photography
Glass House Series
Pintura
Fotografia e Arquitetura
Vidro na arquitetura moderna
Mauro Restiffe
Processo de trabalho na fotografia contemporânea
Série Casa de vidro
topic Painting
Photography and Architecture
Glass in modern architecture
Glass House
Mauro Restiffe
Work Process in contemporary photography
Glass House Series
Pintura
Fotografia e Arquitetura
Vidro na arquitetura moderna
Mauro Restiffe
Processo de trabalho na fotografia contemporânea
Série Casa de vidro
description “Série - Casa de Vidro” é um ensaio fotográfico realizado pelo artista Mauro Restiffe na Glass House, residência que o arquiteto norte-americano Philip Johnson (1906/2005) projetou para ele mesmo em 1949, em New Canaã, Connecticut, e onde viveu até o fim de sua vida. Além dessa residência demonstrar o profundo respeito de Johnson pela arquitetura do mestre moderno alemão Mies Van der Rohe, sua ampla divulgação contribuiu decisivamente para o êxito da arquitetura moderna nos Estados Unidos da América. Ao fotografála em uma única visita, Mauro Restiffe, articulou em 8 fotos e 9 imagens, a arquitetura da casa, o jardim que a circunda e a tela de Nicolas Poussin, desvendando, sem se dar conta, o jogo proposto pelo arquiteto entre a tela do artista francês e o jardim plantado no mesmo período de construção da casa. A análise dessa obra Restiffe tem como objetivos secundários a apresentação o jogo engendrado por Johnson e o processo de trabalho do artista.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/131497
10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.131497
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/131497
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.131497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/131497/127929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Agnaldo Farias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Agnaldo Farias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 15 n. 29 (2017); 44-61
ARS; Vol. 15 Núm. 29 (2017); 44-61
ARS; Vol. 15 No. 29 (2017); 44-61
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292638982144