“A imagem é uma coisa que não é a coisa”: o artista entre as camadas do espelho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/106070 |
Resumo: | Em um passado distante, poucos tinham as ferramentas para a representação de si através dos (auto)retratos. Somente os artistas eram capazes de dizer ao mundo como era a percepção que tinham de si mesmos. A explosão da produção de imagens no mundo contemporâneo tem deflagrado novas formas de experiência da vida, em situações que parecem deslocar o sujeito do centro da experiência em favor do registro de um tempo presente que passa sem ser efetivamente experimentado. No campo da arte, surgem novas possibilidades de criação que atualizam questões abandonadas com o declínio da pintura no século XX. |
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“A imagem é uma coisa que não é a coisa”: o artista entre as camadas do espelhoThe Image Is a Thing that Is Not the Thing: The Artist Between the Layers of the Mirrorautorretratorepresentaçãopinturafotografiaself-portraitrepresentationpaintingphotographyEm um passado distante, poucos tinham as ferramentas para a representação de si através dos (auto)retratos. Somente os artistas eram capazes de dizer ao mundo como era a percepção que tinham de si mesmos. A explosão da produção de imagens no mundo contemporâneo tem deflagrado novas formas de experiência da vida, em situações que parecem deslocar o sujeito do centro da experiência em favor do registro de um tempo presente que passa sem ser efetivamente experimentado. No campo da arte, surgem novas possibilidades de criação que atualizam questões abandonadas com o declínio da pintura no século XX.In a distant past, few had the tools to represent themselves through the (self) portraits. Only the artists were able to tell the world how was the perception they had of themselves. The explosion of the image production in the modern world has triggered new forms of experiencing life, in situations that seem to dislocate the subject away from the center of the experience in favor of the registry of a time that passes without being actually experienced. In the field of art, there are new possibilities of art making that update issues dropped with the decline of painting in the twentieth century.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/10607010.11606/issn.2178-0447.ars.2015.106070ARS (São Paulo); v. 13 n. 26 (2015); 104-117ARS; Vol. 13 Núm. 26 (2015); 104-117ARS; Vol. 13 No. 26 (2015); 104-1172178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/106070/104721Copyright (c) 2015 Luiz Sérgio de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luiz Sérgio de2016-07-12T13:57:24Zoai:revistas.usp.br:article/106070Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-07-12T13:57:24ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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