Sobre a noção de três espaços no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Cristian
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/159116
Resumo: Em sua tese de doutorado sobre o filme Fausto (1926), do alemão F. W. Murnau, o cineasta francês Éric Rohmer identifica no cinema, ou pelo menos no tipo de cinema mais convencional e narrativo que lhe interessa, três aspectos do espaço que ele denomina: pictórico, arquitetônico e fílmico. Como veremos, se essa divisão pode, por um lado, servir a uma função didática ligada ao aprendizado sobre a composição visual das imagens fílmicas, ela se revela, por outro lado, reducionista e artificial ao ignorar, ou ao menos desprezar, a componente temporal do cinema em favor de sua faceta espacial.
id USP-45_74c9101080341d3dd44c479579c2ac99
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/159116
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Sobre a noção de três espaços no cinemaSobre la noción de tres espacios en el cineOn the Notion of Three Spaces in CinemaPictorial SpaceArchitectural SpaceFilmic SpaceÉric RohmerFaustespacio pictóricoespacio arquitectónicoespacio fílmicoÉric RohmerFaustoespaço pictóricoespaço arquitetônicoespaço fílmicoÉric RohmerFaustoEm sua tese de doutorado sobre o filme Fausto (1926), do alemão F. W. Murnau, o cineasta francês Éric Rohmer identifica no cinema, ou pelo menos no tipo de cinema mais convencional e narrativo que lhe interessa, três aspectos do espaço que ele denomina: pictórico, arquitetônico e fílmico. Como veremos, se essa divisão pode, por um lado, servir a uma função didática ligada ao aprendizado sobre a composição visual das imagens fílmicas, ela se revela, por outro lado, reducionista e artificial ao ignorar, ou ao menos desprezar, a componente temporal do cinema em favor de sua faceta espacial.In his doctoral thesis on F. W. Murnau’s film Faust (1926), French filmmaker Éric Rohmer identifies in cinema, or at least in the most conventional and narrative type of cinema that interests him, three aspects of cinematic space he calls: pictorial, architectural and filmic. As we shall see, if this division can, on the one hand, serve a didactic function linked to learning about the visual composition of filmic images, it is, on the other hand, a reductionist and artificial one by ignoring, or at least disregarding, the temporal component of the cinema in favor of its spatial facet.En su tesis de doctorado sobre la película Fausto (1926), del alemán F.W. Murnau, el cineasta francés Éric Rohmer identifica en el cine, o al menos en el tipo de cine más convencional y narrativo que le interesa, tres aspectos del espacio que él denomina: pictórico, arquitectónico y fílmico. Como veremos, si esa división puede, por un lado, servir a una función didáctica ligada al aprendizaje sobre la composición visual de las imágenes fílmicas, ella se revela, por otro lado, reduccionista y artificial al ignorar, o al menos despreciar, el componente temporal del cine a favor de su faceta espacial.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/15911610.11606/issn.2178-0447.ars.2019.159116ARS (São Paulo); v. 17 n. 36 (2019); 135 - 143ARS; Vol. 17 Núm. 36 (2019); 135 - 143ARS; Vol. 17 No. 36 (2019); 135 - 1432178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/159116/155683Copyright (c) 2019 Cristian Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Cristian2020-03-28T19:04:32Zoai:revistas.usp.br:article/159116Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-03-28T19:04:32ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a noção de três espaços no cinema
Sobre la noción de tres espacios en el cine
On the Notion of Three Spaces in Cinema
title Sobre a noção de três espaços no cinema
spellingShingle Sobre a noção de três espaços no cinema
Borges, Cristian
Pictorial Space
Architectural Space
Filmic Space
Éric Rohmer
Faust
espacio pictórico
espacio arquitectónico
espacio fílmico
Éric Rohmer
Fausto
espaço pictórico
espaço arquitetônico
espaço fílmico
Éric Rohmer
Fausto
title_short Sobre a noção de três espaços no cinema
title_full Sobre a noção de três espaços no cinema
title_fullStr Sobre a noção de três espaços no cinema
title_full_unstemmed Sobre a noção de três espaços no cinema
title_sort Sobre a noção de três espaços no cinema
author Borges, Cristian
author_facet Borges, Cristian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Cristian
dc.subject.por.fl_str_mv Pictorial Space
Architectural Space
Filmic Space
Éric Rohmer
Faust
espacio pictórico
espacio arquitectónico
espacio fílmico
Éric Rohmer
Fausto
espaço pictórico
espaço arquitetônico
espaço fílmico
Éric Rohmer
Fausto
topic Pictorial Space
Architectural Space
Filmic Space
Éric Rohmer
Faust
espacio pictórico
espacio arquitectónico
espacio fílmico
Éric Rohmer
Fausto
espaço pictórico
espaço arquitetônico
espaço fílmico
Éric Rohmer
Fausto
description Em sua tese de doutorado sobre o filme Fausto (1926), do alemão F. W. Murnau, o cineasta francês Éric Rohmer identifica no cinema, ou pelo menos no tipo de cinema mais convencional e narrativo que lhe interessa, três aspectos do espaço que ele denomina: pictórico, arquitetônico e fílmico. Como veremos, se essa divisão pode, por um lado, servir a uma função didática ligada ao aprendizado sobre a composição visual das imagens fílmicas, ela se revela, por outro lado, reducionista e artificial ao ignorar, ou ao menos desprezar, a componente temporal do cinema em favor de sua faceta espacial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/159116
10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.159116
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/159116
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.159116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/159116/155683
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cristian Borges
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cristian Borges
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 17 n. 36 (2019); 135 - 143
ARS; Vol. 17 Núm. 36 (2019); 135 - 143
ARS; Vol. 17 No. 36 (2019); 135 - 143
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293113987072