Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, João Cícero Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121441
Resumo: O presente artigo apresenta dois perfis criados para Fra Angelico por dois historiadores da arte, Giulio Carlo Argan e George Didi-Huberman. Cotejam-se aproximações existentes entre a percepção dos historiadores no que se refere ao caráter inabitual de Angelico dentro do contexto do Renascimento italiano e as diferentes metodologias de abordagens usadas pelos estudiosos. Analisa-se o modo diferenciado de interpretação dado pelos autores às pinturas do artista e às fontes intelectuais formativas de Angelico, como São Tomás de Aquino, e apresenta-se o diálogo de ambos com a produção de Giorgio Vasari. Assim, o trabalho ajuíza sobre duas perspectivas historiográficas, a moderna de Argan e a contemporânea de Didi-Huberman, a fim de produzir um juízo acerca dos limites dos métodos.
id USP-45_76ff70b2bebfeda7b689b0a0932c9574
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/121441
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Dois Angélicos: Argan e Didi-HubermanhistoriographyRenaissancecriticalspaceFra Angelico.HistoriografiaRenascimentoCríticaEspaçoFra AngelicoO presente artigo apresenta dois perfis criados para Fra Angelico por dois historiadores da arte, Giulio Carlo Argan e George Didi-Huberman. Cotejam-se aproximações existentes entre a percepção dos historiadores no que se refere ao caráter inabitual de Angelico dentro do contexto do Renascimento italiano e as diferentes metodologias de abordagens usadas pelos estudiosos. Analisa-se o modo diferenciado de interpretação dado pelos autores às pinturas do artista e às fontes intelectuais formativas de Angelico, como São Tomás de Aquino, e apresenta-se o diálogo de ambos com a produção de Giorgio Vasari. Assim, o trabalho ajuíza sobre duas perspectivas historiográficas, a moderna de Argan e a contemporânea de Didi-Huberman, a fim de produzir um juízo acerca dos limites dos métodos.This article presents two Fra Angelico profiles by two art historians, Giulio Carlo Argan and Georges Didi-Huberman. It shows existing approaches between the authors’ perception about the unusual character of Angelico in the context of the Italian Renaissance and different methodologies used in these approaches. It analyzes the different interpretation given by the historians to the paintings of the artist, and talks about Angelico’s formative intellectual sources, like St. Thomas Aquinas, and the dialogue of both authors with the production of Giorgio Vasari. Through this, this work reflects on two different historiographical perspectives (Argan’s modern perspective and DidiHuberman’s contemporary perspective) looking for the limits of their methods.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/12144110.11606/issn.2178-0447.ars.2016.121441ARS (São Paulo); v. 14 n. 28 (2016); 53-91ARS; Vol. 14 Núm. 28 (2016); 53-91ARS; Vol. 14 No. 28 (2016); 53-912178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121441/122164Copyright (c) 2016 João Cícero Teixeira Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, João Cícero Teixeira2017-01-24T11:19:09Zoai:revistas.usp.br:article/121441Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2017-01-24T11:19:09ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman
title Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman
spellingShingle Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman
Bezerra, João Cícero Teixeira
historiography
Renaissance
critical
space
Fra Angelico.
Historiografia
Renascimento
Crítica
Espaço
Fra Angelico
title_short Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman
title_full Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman
title_fullStr Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman
title_full_unstemmed Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman
title_sort Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman
author Bezerra, João Cícero Teixeira
author_facet Bezerra, João Cícero Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, João Cícero Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv historiography
Renaissance
critical
space
Fra Angelico.
Historiografia
Renascimento
Crítica
Espaço
Fra Angelico
topic historiography
Renaissance
critical
space
Fra Angelico.
Historiografia
Renascimento
Crítica
Espaço
Fra Angelico
description O presente artigo apresenta dois perfis criados para Fra Angelico por dois historiadores da arte, Giulio Carlo Argan e George Didi-Huberman. Cotejam-se aproximações existentes entre a percepção dos historiadores no que se refere ao caráter inabitual de Angelico dentro do contexto do Renascimento italiano e as diferentes metodologias de abordagens usadas pelos estudiosos. Analisa-se o modo diferenciado de interpretação dado pelos autores às pinturas do artista e às fontes intelectuais formativas de Angelico, como São Tomás de Aquino, e apresenta-se o diálogo de ambos com a produção de Giorgio Vasari. Assim, o trabalho ajuíza sobre duas perspectivas historiográficas, a moderna de Argan e a contemporânea de Didi-Huberman, a fim de produzir um juízo acerca dos limites dos métodos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121441
10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.121441
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121441
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.121441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121441/122164
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 João Cícero Teixeira Bezerra
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 João Cícero Teixeira Bezerra
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 14 n. 28 (2016); 53-91
ARS; Vol. 14 Núm. 28 (2016); 53-91
ARS; Vol. 14 No. 28 (2016); 53-91
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292599136256