Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121441 |
Resumo: | O presente artigo apresenta dois perfis criados para Fra Angelico por dois historiadores da arte, Giulio Carlo Argan e George Didi-Huberman. Cotejam-se aproximações existentes entre a percepção dos historiadores no que se refere ao caráter inabitual de Angelico dentro do contexto do Renascimento italiano e as diferentes metodologias de abordagens usadas pelos estudiosos. Analisa-se o modo diferenciado de interpretação dado pelos autores às pinturas do artista e às fontes intelectuais formativas de Angelico, como São Tomás de Aquino, e apresenta-se o diálogo de ambos com a produção de Giorgio Vasari. Assim, o trabalho ajuíza sobre duas perspectivas historiográficas, a moderna de Argan e a contemporânea de Didi-Huberman, a fim de produzir um juízo acerca dos limites dos métodos. |
id |
USP-45_76ff70b2bebfeda7b689b0a0932c9574 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/121441 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dois Angélicos: Argan e Didi-HubermanhistoriographyRenaissancecriticalspaceFra Angelico.HistoriografiaRenascimentoCríticaEspaçoFra AngelicoO presente artigo apresenta dois perfis criados para Fra Angelico por dois historiadores da arte, Giulio Carlo Argan e George Didi-Huberman. Cotejam-se aproximações existentes entre a percepção dos historiadores no que se refere ao caráter inabitual de Angelico dentro do contexto do Renascimento italiano e as diferentes metodologias de abordagens usadas pelos estudiosos. Analisa-se o modo diferenciado de interpretação dado pelos autores às pinturas do artista e às fontes intelectuais formativas de Angelico, como São Tomás de Aquino, e apresenta-se o diálogo de ambos com a produção de Giorgio Vasari. Assim, o trabalho ajuíza sobre duas perspectivas historiográficas, a moderna de Argan e a contemporânea de Didi-Huberman, a fim de produzir um juízo acerca dos limites dos métodos.This article presents two Fra Angelico profiles by two art historians, Giulio Carlo Argan and Georges Didi-Huberman. It shows existing approaches between the authors’ perception about the unusual character of Angelico in the context of the Italian Renaissance and different methodologies used in these approaches. It analyzes the different interpretation given by the historians to the paintings of the artist, and talks about Angelico’s formative intellectual sources, like St. Thomas Aquinas, and the dialogue of both authors with the production of Giorgio Vasari. Through this, this work reflects on two different historiographical perspectives (Argan’s modern perspective and DidiHuberman’s contemporary perspective) looking for the limits of their methods.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/12144110.11606/issn.2178-0447.ars.2016.121441ARS (São Paulo); v. 14 n. 28 (2016); 53-91ARS; Vol. 14 Núm. 28 (2016); 53-91ARS; Vol. 14 No. 28 (2016); 53-912178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121441/122164Copyright (c) 2016 João Cícero Teixeira Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, João Cícero Teixeira2017-01-24T11:19:09Zoai:revistas.usp.br:article/121441Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2017-01-24T11:19:09ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman |
title |
Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman |
spellingShingle |
Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman Bezerra, João Cícero Teixeira historiography Renaissance critical space Fra Angelico. Historiografia Renascimento Crítica Espaço Fra Angelico |
title_short |
Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman |
title_full |
Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman |
title_fullStr |
Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman |
title_full_unstemmed |
Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman |
title_sort |
Dois Angélicos: Argan e Didi-Huberman |
author |
Bezerra, João Cícero Teixeira |
author_facet |
Bezerra, João Cícero Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, João Cícero Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
historiography Renaissance critical space Fra Angelico. Historiografia Renascimento Crítica Espaço Fra Angelico |
topic |
historiography Renaissance critical space Fra Angelico. Historiografia Renascimento Crítica Espaço Fra Angelico |
description |
O presente artigo apresenta dois perfis criados para Fra Angelico por dois historiadores da arte, Giulio Carlo Argan e George Didi-Huberman. Cotejam-se aproximações existentes entre a percepção dos historiadores no que se refere ao caráter inabitual de Angelico dentro do contexto do Renascimento italiano e as diferentes metodologias de abordagens usadas pelos estudiosos. Analisa-se o modo diferenciado de interpretação dado pelos autores às pinturas do artista e às fontes intelectuais formativas de Angelico, como São Tomás de Aquino, e apresenta-se o diálogo de ambos com a produção de Giorgio Vasari. Assim, o trabalho ajuíza sobre duas perspectivas historiográficas, a moderna de Argan e a contemporânea de Didi-Huberman, a fim de produzir um juízo acerca dos limites dos métodos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121441 10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.121441 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121441 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.121441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/121441/122164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 João Cícero Teixeira Bezerra info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 João Cícero Teixeira Bezerra |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 14 n. 28 (2016); 53-91 ARS; Vol. 14 Núm. 28 (2016); 53-91 ARS; Vol. 14 No. 28 (2016); 53-91 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688292599136256 |