Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3434 |
Resumo: | O presente trabalho de conclus?o de curso tem como objetivo principal desenvolver o conceito de fra??es e suas quatro opera??es fundamentais por meio de abordagens aritm?ticas e geom?tricas, utilizando materiais did?ticos manipul?veis e n?o manipul?veis, buscando aplicar esses conceitos em situa??es do dia a dia. O estudo destaca a import?ncia das fra??es no desenvolvimento matem?tico dos estudantes e analisa abordagens variadas sobre o tema, identificando poss?veis falhas e lacunas no seu ensino, sendo baseados em obras e falas de Cavalieri (2005), Freire (1996), Santos (2014), entre outros autores que se preocupava com a educa??o Matem?tica. Atrav?s de um breve per?odo, na turma do 8? do Ensino Fundamental, coloco em pr?tica a oficina geonum?rica como forma de analisar esta hip?tese e refor?ar conceitos do tema e suas prop?cias abordagens. Esta obra conta com cap?tulos onde est?o expostas as discuss?es e ideias sobre o tema, metodologia adotada durante a oficina, resultados e an?lise cr?tica sobre a proposta de pesquisa por meio de gr?ficos e registros de relatos. |
id |
IFPB_920e5ca98b2ae73b18bd390204110dc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3434 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Carlos Daniel Henrique de2023-12-27T19:51:38Z2023-12-27T19:51:38Z2023-12-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3434O presente trabalho de conclus?o de curso tem como objetivo principal desenvolver o conceito de fra??es e suas quatro opera??es fundamentais por meio de abordagens aritm?ticas e geom?tricas, utilizando materiais did?ticos manipul?veis e n?o manipul?veis, buscando aplicar esses conceitos em situa??es do dia a dia. O estudo destaca a import?ncia das fra??es no desenvolvimento matem?tico dos estudantes e analisa abordagens variadas sobre o tema, identificando poss?veis falhas e lacunas no seu ensino, sendo baseados em obras e falas de Cavalieri (2005), Freire (1996), Santos (2014), entre outros autores que se preocupava com a educa??o Matem?tica. Atrav?s de um breve per?odo, na turma do 8? do Ensino Fundamental, coloco em pr?tica a oficina geonum?rica como forma de analisar esta hip?tese e refor?ar conceitos do tema e suas prop?cias abordagens. Esta obra conta com cap?tulos onde est?o expostas as discuss?es e ideias sobre o tema, metodologia adotada durante a oficina, resultados e an?lise cr?tica sobre a proposta de pesquisa por meio de gr?ficos e registros de relatos.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-12-27T19:51:38Z No. of bitstreams: 1 TCC de Carlos Daniel Henrique.pdf: 2111955 bytes, checksum: 2c1b90c696c7b998f85f036a273c5492 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-27T19:51:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC de Carlos Daniel Henrique.pdf: 2111955 bytes, checksum: 2c1b90c696c7b998f85f036a273c5492 (MD5) Previous issue date: 2023-12-27Fra??esAritm?ticaGeometriaUma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??esinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC de Carlos Daniel Henrique.pdfTCC de Carlos Daniel Henrique.pdfapplication/pdf2111955http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3434/1/TCC+de+Carlos+Daniel+Henrique.pdf2c1b90c696c7b998f85f036a273c5492MD51177683/34342023-12-27 16:51:38.763oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3434Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-27T19:51:38Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es |
title |
Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es |
spellingShingle |
Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es Sousa, Carlos Daniel Henrique de Fra??es Aritm?tica Geometria |
title_short |
Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es |
title_full |
Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es |
title_fullStr |
Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es |
title_full_unstemmed |
Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es |
title_sort |
Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es |
author |
Sousa, Carlos Daniel Henrique de |
author_facet |
Sousa, Carlos Daniel Henrique de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Carlos Daniel Henrique de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fra??es Aritm?tica Geometria |
topic |
Fra??es Aritm?tica Geometria |
description |
O presente trabalho de conclus?o de curso tem como objetivo principal desenvolver o conceito de fra??es e suas quatro opera??es fundamentais por meio de abordagens aritm?ticas e geom?tricas, utilizando materiais did?ticos manipul?veis e n?o manipul?veis, buscando aplicar esses conceitos em situa??es do dia a dia. O estudo destaca a import?ncia das fra??es no desenvolvimento matem?tico dos estudantes e analisa abordagens variadas sobre o tema, identificando poss?veis falhas e lacunas no seu ensino, sendo baseados em obras e falas de Cavalieri (2005), Freire (1996), Santos (2014), entre outros autores que se preocupava com a educa??o Matem?tica. Atrav?s de um breve per?odo, na turma do 8? do Ensino Fundamental, coloco em pr?tica a oficina geonum?rica como forma de analisar esta hip?tese e refor?ar conceitos do tema e suas prop?cias abordagens. Esta obra conta com cap?tulos onde est?o expostas as discuss?es e ideias sobre o tema, metodologia adotada durante a oficina, resultados e an?lise cr?tica sobre a proposta de pesquisa por meio de gr?ficos e registros de relatos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-27T19:51:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-27T19:51:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3434 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3434/1/TCC+de+Carlos+Daniel+Henrique.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c1b90c696c7b998f85f036a273c5492 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452872126464 |