Artistas do (fim do) mundo: autodefinição, implicação y criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Primeira, Carolina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vermelho, Malandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/183668
Resumo: A partir das exposições “Preto ao Cubo” y “Fragrante Mostra de Arte”, acontecidas na cidade de Juiz de Fora, y entre xs artistas participantes de ambas as exposições, o artigo pretende ler y pensar y escrever com as obras das negras, mulheres y artistas: Zaira Tarin, Paula Duarte y Iúna. Através da poesia, elas nos proporcionam reflexões sobre autodefinição, implicação, y criações de mundo. Começando pelas exposições para mergulhar na poética dessas três mulheres, o objetivo do presente artigo é pensar com esses conceitos estruturados nos trabalhos artísticos.
id USP-45_7a238e90fd6d558eed071b02591da9fa
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/183668
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Artistas do (fim do) mundo: autodefinição, implicação y criaçãoArtists From (The End of) The World: Self-Naming, Implication, and CreationArtistas del (fin del) mundo: autodefinición, implicación y creaciónArte contemporáneoEncrucijadaNegras artistasMujerismo AfricanaDecolonialArte contemporâneaEncruzilhadaNegras artistasMulherismo AfricanaDecolonialContemporary ArtCrossroadsBlack ArtistsAfricana WomanismDecolonial A partir das exposições “Preto ao Cubo” y “Fragrante Mostra de Arte”, acontecidas na cidade de Juiz de Fora, y entre xs artistas participantes de ambas as exposições, o artigo pretende ler y pensar y escrever com as obras das negras, mulheres y artistas: Zaira Tarin, Paula Duarte y Iúna. Através da poesia, elas nos proporcionam reflexões sobre autodefinição, implicação, y criações de mundo. Começando pelas exposições para mergulhar na poética dessas três mulheres, o objetivo do presente artigo é pensar com esses conceitos estruturados nos trabalhos artísticos. A partir de las exposiciones “Preto ao Cubo” y “Fragrante Mostra de Arte”, ocurridas en la ciudad brasileña de Juiz de Fora (MG), y entre las artistas participantes de las dos exhibiciones, el articulo objetiva leer y pensar y escribir con las obras de las negras, mujeres y artistas: Zaira Tarin, Paula Duarte y Iúna. A través de la poesía, ellas nos ofrecen reflexiones sobre autodefinición, implicación y creaciones del mundo. Empezando con las exposiciones para después sumergirse en la poética de esas tres mujeres, el objetivo de este articulo es pensar con eses conceptos estructurados en los trabajos artísticos. From the exhibitions “Preto ao Cubo” and “Fragrante Mostra de Arte”, held in the city of Juiz de Fora, and among the artists participating in both exhibitions, the article intends to read, think and write with works by the black women artists: Zaira Tarin, Paula Duarte and Iúna. Through poetry, they provide us reflections on self-naming, implication, and creations of the world. Starting with the exhibitions to immerse ourselves in the poetics of these three women, the goal of this article is to think with these concepts structured in their artistic works.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/18366810.11606/issn.2178-0447.ars.2021.183668ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 998-1033ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 998-1033ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 998-10332178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/183668/176556Copyright (c) 2021 Carolina Primeira, Malandro Vermelhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrimeira, CarolinaVermelho, Malandro2023-08-17T13:44:42Zoai:revistas.usp.br:article/183668Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-08-17T13:44:42ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Artistas do (fim do) mundo: autodefinição, implicação y criação
Artists From (The End of) The World: Self-Naming, Implication, and Creation
Artistas del (fin del) mundo: autodefinición, implicación y creación
title Artistas do (fim do) mundo: autodefinição, implicação y criação
spellingShingle Artistas do (fim do) mundo: autodefinição, implicação y criação
Primeira, Carolina
Arte contemporáneo
Encrucijada
Negras artistas
Mujerismo Africana
Decolonial
Arte contemporânea
Encruzilhada
Negras artistas
Mulherismo Africana
Decolonial
Contemporary Art
Crossroads
Black Artists
Africana Womanism
Decolonial
title_short Artistas do (fim do) mundo: autodefinição, implicação y criação
title_full Artistas do (fim do) mundo: autodefinição, implicação y criação
title_fullStr Artistas do (fim do) mundo: autodefinição, implicação y criação
title_full_unstemmed Artistas do (fim do) mundo: autodefinição, implicação y criação
title_sort Artistas do (fim do) mundo: autodefinição, implicação y criação
author Primeira, Carolina
author_facet Primeira, Carolina
Vermelho, Malandro
author_role author
author2 Vermelho, Malandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Primeira, Carolina
Vermelho, Malandro
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporáneo
Encrucijada
Negras artistas
Mujerismo Africana
Decolonial
Arte contemporânea
Encruzilhada
Negras artistas
Mulherismo Africana
Decolonial
Contemporary Art
Crossroads
Black Artists
Africana Womanism
Decolonial
topic Arte contemporáneo
Encrucijada
Negras artistas
Mujerismo Africana
Decolonial
Arte contemporânea
Encruzilhada
Negras artistas
Mulherismo Africana
Decolonial
Contemporary Art
Crossroads
Black Artists
Africana Womanism
Decolonial
description A partir das exposições “Preto ao Cubo” y “Fragrante Mostra de Arte”, acontecidas na cidade de Juiz de Fora, y entre xs artistas participantes de ambas as exposições, o artigo pretende ler y pensar y escrever com as obras das negras, mulheres y artistas: Zaira Tarin, Paula Duarte y Iúna. Através da poesia, elas nos proporcionam reflexões sobre autodefinição, implicação, y criações de mundo. Começando pelas exposições para mergulhar na poética dessas três mulheres, o objetivo do presente artigo é pensar com esses conceitos estruturados nos trabalhos artísticos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/183668
10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.183668
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/183668
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.183668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/183668/176556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Carolina Primeira, Malandro Vermelho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Carolina Primeira, Malandro Vermelho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 998-1033
ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 998-1033
ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 998-1033
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293575360512