Obras à mostra: articulações do trabalho de arte pelo desenho de exposição
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/80656 |
Resumo: | Esse artigo examina processos tradicionalmente envolvidos nas práticas curatoriais e a maneira pela qual estas se definiriam historicamente em contraposição ao gesto artístico. Serão delineadas as origens institucionais da curadoria, a renegociação do papel do curador durante o modernismo e algumas perspectivas contemporâneas sobre a curadoria independente. Nesse percurso, analisaremos como projetos de exposição realizados tanto por curadores quanto por artistas contribuem ativamente na produção de trabalhos artísticos e na consolidação de determinadas técnicas e linguagens. Por fim, procuraremos sustentar que as práticas curatoriais constituem uma forma de design, podendo ser mais bem compreendidas em termos de arranjos expositivos (exhibition designs). |
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Obras à mostra: articulações do trabalho de arte pelo desenho de exposiçãoWorks on Display: arrangements of the artwork by exhibition designCreative processesArtworksCuratingExhibition designActor-network theory.Processos de criaçãoObras de arteCuradoriaDesenho de exposiçãoAtor-rede.Esse artigo examina processos tradicionalmente envolvidos nas práticas curatoriais e a maneira pela qual estas se definiriam historicamente em contraposição ao gesto artístico. Serão delineadas as origens institucionais da curadoria, a renegociação do papel do curador durante o modernismo e algumas perspectivas contemporâneas sobre a curadoria independente. Nesse percurso, analisaremos como projetos de exposição realizados tanto por curadores quanto por artistas contribuem ativamente na produção de trabalhos artísticos e na consolidação de determinadas técnicas e linguagens. Por fim, procuraremos sustentar que as práticas curatoriais constituem uma forma de design, podendo ser mais bem compreendidas em termos de arranjos expositivos (exhibition designs).This paper examines processes traditionally involved in curatorial practices and how they have been historically defined in contraposition to the artistic gesture. It will outline curatorship’s institutional origin, the renegotiation of the curator’s role during modernity, and some contemporary perspectives over independent curating. Throughout this course, it will analyze how exhibition projects made both by curators and artists have actively contributed to the production of artistic works and the consolidation of certain techniques and languages. Finally, it will propose that curatorial practices could be better understood in terms of exhibition designing.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/8065610.11606/issn.2178-0447.ars.2013.80656ARS (São Paulo); v. 11 n. 22 (2013); 53-69ARS; Vol. 11 Núm. 22 (2013); 53-69ARS; Vol. 11 No. 22 (2013); 53-692178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/80656/84306Copyright (c) 2013 Gabriel Menottiinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenotti, Gabriel2016-01-14T11:07:56Zoai:revistas.usp.br:article/80656Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:56ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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