O cubismo como método
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/122361 |
Resumo: | Este artigo busca discutir a relevância do Cubismo para a concepção de Modernismo elaborada pelo crítico de arte norte-americano Clement Greenberg a partir da análise de ensaios e textos críticos publicados por ele ao longo de mais de três décadas, nos quais transparece a identificação da unidade do plano pictórico – entendida pelo crítico como uma das características mais essenciais da pintura moderna, ao lado da planaridade – com o pensamento plástico cubista. |
id |
USP-45_a7b26ac220f652f89395310a32c5b71c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/122361 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O cubismo como métodoCubism as methodCubismoModernismopinturaExpressionismo abstratocolagemCubismModernismpaintingAbstract ExpressionismcollageEste artigo busca discutir a relevância do Cubismo para a concepção de Modernismo elaborada pelo crítico de arte norte-americano Clement Greenberg a partir da análise de ensaios e textos críticos publicados por ele ao longo de mais de três décadas, nos quais transparece a identificação da unidade do plano pictórico – entendida pelo crítico como uma das características mais essenciais da pintura moderna, ao lado da planaridade – com o pensamento plástico cubista.This paper aims to discuss the relevance of Cubism for Clement Greenberg's vision of Modernism, based on the analysis of essays and critical texts published by him over more than three decades in which the unity of the pictorial surface – understood by the critic as one of the essential features of modern painting, besides its flatness – is identified with the cubist plastic thinking.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/12236110.11606/issn.2178-0447.ars.2017.122361ARS (São Paulo); v. 15 n. 29 (2017); 78-99ARS; Vol. 15 Núm. 29 (2017); 78-99ARS; Vol. 15 No. 29 (2017); 78-992178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/122361/127931Copyright (c) 2017 Rosa Gabriella de Castro Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Rosa Gabriella de Castro2017-05-16T13:38:15Zoai:revistas.usp.br:article/122361Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2017-05-16T13:38:15ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cubismo como método Cubism as method |
title |
O cubismo como método |
spellingShingle |
O cubismo como método Gonçalves, Rosa Gabriella de Castro Cubismo Modernismo pintura Expressionismo abstrato colagem Cubism Modernism painting Abstract Expressionism collage |
title_short |
O cubismo como método |
title_full |
O cubismo como método |
title_fullStr |
O cubismo como método |
title_full_unstemmed |
O cubismo como método |
title_sort |
O cubismo como método |
author |
Gonçalves, Rosa Gabriella de Castro |
author_facet |
Gonçalves, Rosa Gabriella de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Rosa Gabriella de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cubismo Modernismo pintura Expressionismo abstrato colagem Cubism Modernism painting Abstract Expressionism collage |
topic |
Cubismo Modernismo pintura Expressionismo abstrato colagem Cubism Modernism painting Abstract Expressionism collage |
description |
Este artigo busca discutir a relevância do Cubismo para a concepção de Modernismo elaborada pelo crítico de arte norte-americano Clement Greenberg a partir da análise de ensaios e textos críticos publicados por ele ao longo de mais de três décadas, nos quais transparece a identificação da unidade do plano pictórico – entendida pelo crítico como uma das características mais essenciais da pintura moderna, ao lado da planaridade – com o pensamento plástico cubista. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/122361 10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.122361 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/122361 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.122361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/122361/127931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rosa Gabriella de Castro Gonçalves info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rosa Gabriella de Castro Gonçalves |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 15 n. 29 (2017); 78-99 ARS; Vol. 15 Núm. 29 (2017); 78-99 ARS; Vol. 15 No. 29 (2017); 78-99 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688292602281984 |