Tribeca/ Nueva York: el territorio artístico en las performances de Joan Jonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Paula Nogueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/185066
Resumo: A partir de discussões sobre a situação das mulheres nas artes, promovidas por Linda Nochlin, Audre Lorde, entre outros autores, o presente texto busca investigar o espaço de criação da artista estadunidense Joan Jonas com base nas camadas urbanas e histórico-sociais que atravessam suas obras no início dos anos 1970. Os contextos de suas performances são aqui acentuados, pois são vistos como geradores da integração entre o lugar da experiência artística e os espaços públicos. Através de análises comparadas, espera-se traçar aproximações e diferenciações entre as questões relacionadas e a especificidade do lugar da obra, na medida em que o trabalho de Jonas mobiliza distanciamentos, embaralhamentos do olhar e outras atmosferas de percepção.
id USP-45_ab34a1784a5ba59b00d14d1ccc39947e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185066
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Tribeca/ Nueva York: el territorio artístico en las performances de Joan JonasTribeca/Nova York: o território artístico nas performances de Joan JonasTribeca/New York: Artistic Territory in the Performances of Joan JonasJoan JonasNew YorkPerformanceFeminismJoan JonasNueva YorkPerformanceFeminismoJoan JonasNova YorkPerformanceFeminismo A partir de discussões sobre a situação das mulheres nas artes, promovidas por Linda Nochlin, Audre Lorde, entre outros autores, o presente texto busca investigar o espaço de criação da artista estadunidense Joan Jonas com base nas camadas urbanas e histórico-sociais que atravessam suas obras no início dos anos 1970. Os contextos de suas performances são aqui acentuados, pois são vistos como geradores da integração entre o lugar da experiência artística e os espaços públicos. Através de análises comparadas, espera-se traçar aproximações e diferenciações entre as questões relacionadas e a especificidade do lugar da obra, na medida em que o trabalho de Jonas mobiliza distanciamentos, embaralhamentos do olhar e outras atmosferas de percepção. Partiendo de discusiones acerca de la situación de las mujeres en las artes, promovidas por Linda Nochlin, Audre Lorde, entre otros autores, este texto busca investigar el espacio de creación de la artista estadounidense Joan Jonas en virtud de las camadas urbano-históricas que atraviesan sus obras en el inicio de los años 1970. Los contextos de sus performances son acentuados, una vez que son visto como generadores de la integración entre la ubicación de la experiencia artística y los espacios públicos. Mediante analices comparadas, se espera trazar aproximaciones y diferencias entre las cuestiones relacionadas y la especificidad del lugar de la obra, puesto que el trabajo de Jonas moviliza distanciamientos, el barajar de la mirada y otras atmosferas de percepción. Looking at discussions about the situation of women in the arts, promoted by Linda Nochlin, Audre Lorde, and other authors, this text seeks to investigate the creative spaces of American artist Joan Jonas based on the urban and socio-historical layers that traverse her work in the beginning of the 1970s. The contexts of her performances are accentuated, as they are seen as generators of the integration between the artistic space and the public space. Through comparative analyses, I hope to trace approximations and differences in issues related to site-specificity, seen that Jonas’ work causes a certain distancing, a shuffling of the gaze, and varying perceptions. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/18506610.11606/issn.2178-0447.ars.2021.185066ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 740-796ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 740-796ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 740-7962178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/185066/176551Copyright (c) 2021 Paula Nogueira Ramoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Paula Nogueira2023-08-17T13:44:42Zoai:revistas.usp.br:article/185066Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-08-17T13:44:42ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tribeca/ Nueva York: el territorio artístico en las performances de Joan Jonas
Tribeca/Nova York: o território artístico nas performances de Joan Jonas
Tribeca/New York: Artistic Territory in the Performances of Joan Jonas
title Tribeca/ Nueva York: el territorio artístico en las performances de Joan Jonas
spellingShingle Tribeca/ Nueva York: el territorio artístico en las performances de Joan Jonas
Ramos, Paula Nogueira
Joan Jonas
New York
Performance
Feminism
Joan Jonas
Nueva York
Performance
Feminismo
Joan Jonas
Nova York
Performance
Feminismo
title_short Tribeca/ Nueva York: el territorio artístico en las performances de Joan Jonas
title_full Tribeca/ Nueva York: el territorio artístico en las performances de Joan Jonas
title_fullStr Tribeca/ Nueva York: el territorio artístico en las performances de Joan Jonas
title_full_unstemmed Tribeca/ Nueva York: el territorio artístico en las performances de Joan Jonas
title_sort Tribeca/ Nueva York: el territorio artístico en las performances de Joan Jonas
author Ramos, Paula Nogueira
author_facet Ramos, Paula Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Paula Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Joan Jonas
New York
Performance
Feminism
Joan Jonas
Nueva York
Performance
Feminismo
Joan Jonas
Nova York
Performance
Feminismo
topic Joan Jonas
New York
Performance
Feminism
Joan Jonas
Nueva York
Performance
Feminismo
Joan Jonas
Nova York
Performance
Feminismo
description A partir de discussões sobre a situação das mulheres nas artes, promovidas por Linda Nochlin, Audre Lorde, entre outros autores, o presente texto busca investigar o espaço de criação da artista estadunidense Joan Jonas com base nas camadas urbanas e histórico-sociais que atravessam suas obras no início dos anos 1970. Os contextos de suas performances são aqui acentuados, pois são vistos como geradores da integração entre o lugar da experiência artística e os espaços públicos. Através de análises comparadas, espera-se traçar aproximações e diferenciações entre as questões relacionadas e a especificidade do lugar da obra, na medida em que o trabalho de Jonas mobiliza distanciamentos, embaralhamentos do olhar e outras atmosferas de percepção.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/185066
10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.185066
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/185066
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.185066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/185066/176551
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Paula Nogueira Ramos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Paula Nogueira Ramos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 740-796
ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 740-796
ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 740-796
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293591089152