Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/205227 |
Resumo: | A arquitetura desempenhou um papel fundamental na modernidade brasileira. Inequivocamente moderna, não carregava os resíduos de primitivismo e nacionalismo que tanto marcaram nossa pintura e literatura. E se a arquitetura de Oscar Niemeyer sublima seus materiais e os esforços estruturais, o brutalismo da Escola Paulista afirma o materialismo dialético, acentuando o peso ao invés da leveza, procurando antecipar na forma um desenvolvimento infraestrutural do país. Com o retorno da democracia no Brasil, Paulo Mendes da Rocha realiza uma arquitetura que alegoriza aquele desenvolvimento pretendido, atestando sua falta de chão histórico. Característica que nos permite aproximar sua arquitetura das esculturas de Amilcar de Castro, em que a ferrugem transmite uma morosidade mineral à clareza geométrica, problematizando seu construtivismo de base. |
id |
USP-45_bc3c8fc2a3271fedd749fa9b8bdb9463 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/205227 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileiraIntentando no hundirse en el lodo: entraves de la modernidad brasileñaTrying Not to Sink on the Mud: Dilemmas of the Brazilian ModernityArquitecturaModernismoProyectoConstructivismoBrutalismoArquiteturaModernismoProjetoConstrutivismoBrutalismoArchitectureModernismProjectConstructivismBrutalismA arquitetura desempenhou um papel fundamental na modernidade brasileira. Inequivocamente moderna, não carregava os resíduos de primitivismo e nacionalismo que tanto marcaram nossa pintura e literatura. E se a arquitetura de Oscar Niemeyer sublima seus materiais e os esforços estruturais, o brutalismo da Escola Paulista afirma o materialismo dialético, acentuando o peso ao invés da leveza, procurando antecipar na forma um desenvolvimento infraestrutural do país. Com o retorno da democracia no Brasil, Paulo Mendes da Rocha realiza uma arquitetura que alegoriza aquele desenvolvimento pretendido, atestando sua falta de chão histórico. Característica que nos permite aproximar sua arquitetura das esculturas de Amilcar de Castro, em que a ferrugem transmite uma morosidade mineral à clareza geométrica, problematizando seu construtivismo de base.La arquitectura jugó un papel clave en la modernidad brasileña. Inequívocamente moderna, no portaba los residuos de primitivismo y nacionalismo que tanto marcaron nuestra pintura y literatura. Si la arquitectura de Oscar Niemeyer sublima sus materiales y esfuerzos estructurales, el brutalismo de la Escola Paulista afirma el materialismo dialéctico, acentuando el peso al revés de la ligereza, buscando anticipar el desarrollo infraestructural del país en la forma. Con el regreso de la democracia en Brasil, Paulo Mendes da Rocha realiza una arquitectura que alegoriza el desarrollo pretendido y atesta su falta de base histórica. Esta característica nos permite aproximar su arquitectura a las esculturas de Amilcar de Castro, en las que el óxido transmite una lentitud mineral hasta la claridad geométrica, problematizando su constructivismo de base.Architecture has played a fundamental role within Brazilian modernity. Unequivocally modern, it didn’t carry the debris of primitivism and nationalism that so starkly characterized our painting and literature. And if Oscar Niemeyer’s architecture sublimates its material and structural efforts, the brutalism of Escola São Paulo assures a dialectical materialism, emphasizing weight instead of lightness, in a way to anticipate through form an infrastructural development of the country. As democracy was restored in Brazil, Paulo Mendes da Rocha carried out an architecture that allegorizes that intended development, testifying to its lack of historical ground. This feature allows approximations between its architecture and the sculptures of Amilcar de Castro, in which the rust transmits a mineral tardiness to its geometrical clearness, disturbing its elementary constructivism.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/20522710.11606/issn.2178-0447.ars.2022.205227ARS (São Paulo); v. 20 n. 46 (2022); 24-74ARS; Vol. 20 Núm. 46 (2022); 24-74ARS; Vol. 20 No. 46 (2022); 24-742178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/205227/190215Copyright (c) 2022 Guilherme Wisnikhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWisnik, Guilherme2023-05-08T13:00:18Zoai:revistas.usp.br:article/205227Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-05-08T13:00:18ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira Intentando no hundirse en el lodo: entraves de la modernidad brasileña Trying Not to Sink on the Mud: Dilemmas of the Brazilian Modernity |
title |
Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira |
spellingShingle |
Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira Wisnik, Guilherme Arquitectura Modernismo Proyecto Constructivismo Brutalismo Arquitetura Modernismo Projeto Construtivismo Brutalismo Architecture Modernism Project Constructivism Brutalism |
title_short |
Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira |
title_full |
Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira |
title_fullStr |
Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira |
title_full_unstemmed |
Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira |
title_sort |
Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira |
author |
Wisnik, Guilherme |
author_facet |
Wisnik, Guilherme |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wisnik, Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitectura Modernismo Proyecto Constructivismo Brutalismo Arquitetura Modernismo Projeto Construtivismo Brutalismo Architecture Modernism Project Constructivism Brutalism |
topic |
Arquitectura Modernismo Proyecto Constructivismo Brutalismo Arquitetura Modernismo Projeto Construtivismo Brutalismo Architecture Modernism Project Constructivism Brutalism |
description |
A arquitetura desempenhou um papel fundamental na modernidade brasileira. Inequivocamente moderna, não carregava os resíduos de primitivismo e nacionalismo que tanto marcaram nossa pintura e literatura. E se a arquitetura de Oscar Niemeyer sublima seus materiais e os esforços estruturais, o brutalismo da Escola Paulista afirma o materialismo dialético, acentuando o peso ao invés da leveza, procurando antecipar na forma um desenvolvimento infraestrutural do país. Com o retorno da democracia no Brasil, Paulo Mendes da Rocha realiza uma arquitetura que alegoriza aquele desenvolvimento pretendido, atestando sua falta de chão histórico. Característica que nos permite aproximar sua arquitetura das esculturas de Amilcar de Castro, em que a ferrugem transmite uma morosidade mineral à clareza geométrica, problematizando seu construtivismo de base. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/205227 10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.205227 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/205227 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.205227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/205227/190215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Guilherme Wisnik https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Guilherme Wisnik https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 20 n. 46 (2022); 24-74 ARS; Vol. 20 Núm. 46 (2022); 24-74 ARS; Vol. 20 No. 46 (2022); 24-74 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293804998656 |