Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wisnik, Guilherme
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/205227
Resumo: A arquitetura desempenhou um papel fundamental na modernidade brasileira. Inequivocamente moderna, não carregava os resíduos de primitivismo e nacionalismo que tanto marcaram nossa pintura e literatura. E se a arquitetura de Oscar Niemeyer sublima seus materiais e os esforços estruturais, o brutalismo da Escola Paulista afirma o materialismo dialético, acentuando o peso ao invés da leveza, procurando antecipar na forma um desenvolvimento infraestrutural do país. Com o retorno da democracia no Brasil, Paulo Mendes da Rocha realiza uma arquitetura que alegoriza aquele desenvolvimento pretendido, atestando sua falta de chão histórico. Característica que nos permite aproximar sua arquitetura das esculturas de Amilcar de Castro, em que a ferrugem transmite uma morosidade mineral à clareza geométrica, problematizando seu construtivismo de base.
id USP-45_bc3c8fc2a3271fedd749fa9b8bdb9463
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/205227
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileiraIntentando no hundirse en el lodo: entraves de la modernidad brasileñaTrying Not to Sink on the Mud: Dilemmas of the Brazilian ModernityArquitecturaModernismoProyectoConstructivismoBrutalismoArquiteturaModernismoProjetoConstrutivismoBrutalismoArchitectureModernismProjectConstructivismBrutalismA arquitetura desempenhou um papel fundamental na modernidade brasileira. Inequivocamente moderna, não carregava os resíduos de primitivismo e nacionalismo que tanto marcaram nossa pintura e literatura. E se a arquitetura de Oscar Niemeyer sublima seus materiais e os esforços estruturais, o brutalismo da Escola Paulista afirma o materialismo dialético, acentuando o peso ao invés da leveza, procurando antecipar na forma um desenvolvimento infraestrutural do país. Com o retorno da democracia no Brasil, Paulo Mendes da Rocha realiza uma arquitetura que alegoriza aquele desenvolvimento pretendido, atestando sua falta de chão histórico. Característica que nos permite aproximar sua arquitetura das esculturas de Amilcar de Castro, em que a ferrugem transmite uma morosidade mineral à clareza geométrica, problematizando seu construtivismo de base.La arquitectura jugó un papel clave en la modernidad brasileña. Inequívocamente moderna, no portaba los residuos de primitivismo y nacionalismo que tanto marcaron nuestra pintura y literatura. Si la arquitectura de Oscar Niemeyer sublima sus materiales y esfuerzos estructurales, el brutalismo de la Escola Paulista afirma el materialismo dialéctico, acentuando el peso al revés de la ligereza, buscando anticipar el desarrollo infraestructural del país en la forma. Con el regreso de la democracia en Brasil, Paulo Mendes da Rocha realiza una arquitectura que alegoriza el desarrollo pretendido y atesta su falta de base histórica. Esta característica nos permite aproximar su arquitectura a las esculturas de Amilcar de Castro, en las que el óxido transmite una lentitud mineral hasta la claridad geométrica, problematizando su constructivismo de base.Architecture has played a fundamental role within Brazilian modernity. Unequivocally modern, it didn’t carry the debris of primitivism and nationalism that so starkly characterized our painting and literature. And if Oscar Niemeyer’s architecture sublimates its material and structural efforts, the brutalism of Escola São Paulo assures a dialectical materialism, emphasizing weight instead of lightness, in a way to anticipate through form an infrastructural development of the country. As democracy was restored in Brazil, Paulo Mendes da Rocha carried out an architecture that allegorizes that intended development, testifying to its lack of historical ground. This feature allows approximations between its architecture and the sculptures of Amilcar de Castro, in which the rust transmits a mineral tardiness to its geometrical clearness, disturbing its elementary constructivism.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/20522710.11606/issn.2178-0447.ars.2022.205227ARS (São Paulo); v. 20 n. 46 (2022); 24-74ARS; Vol. 20 Núm. 46 (2022); 24-74ARS; Vol. 20 No. 46 (2022); 24-742178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/205227/190215Copyright (c) 2022 Guilherme Wisnikhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWisnik, Guilherme2023-05-08T13:00:18Zoai:revistas.usp.br:article/205227Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-05-08T13:00:18ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira
Intentando no hundirse en el lodo: entraves de la modernidad brasileña
Trying Not to Sink on the Mud: Dilemmas of the Brazilian Modernity
title Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira
spellingShingle Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira
Wisnik, Guilherme
Arquitectura
Modernismo
Proyecto
Constructivismo
Brutalismo
Arquitetura
Modernismo
Projeto
Construtivismo
Brutalismo
Architecture
Modernism
Project
Constructivism
Brutalism
title_short Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira
title_full Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira
title_fullStr Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira
title_full_unstemmed Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira
title_sort Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira
author Wisnik, Guilherme
author_facet Wisnik, Guilherme
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wisnik, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitectura
Modernismo
Proyecto
Constructivismo
Brutalismo
Arquitetura
Modernismo
Projeto
Construtivismo
Brutalismo
Architecture
Modernism
Project
Constructivism
Brutalism
topic Arquitectura
Modernismo
Proyecto
Constructivismo
Brutalismo
Arquitetura
Modernismo
Projeto
Construtivismo
Brutalismo
Architecture
Modernism
Project
Constructivism
Brutalism
description A arquitetura desempenhou um papel fundamental na modernidade brasileira. Inequivocamente moderna, não carregava os resíduos de primitivismo e nacionalismo que tanto marcaram nossa pintura e literatura. E se a arquitetura de Oscar Niemeyer sublima seus materiais e os esforços estruturais, o brutalismo da Escola Paulista afirma o materialismo dialético, acentuando o peso ao invés da leveza, procurando antecipar na forma um desenvolvimento infraestrutural do país. Com o retorno da democracia no Brasil, Paulo Mendes da Rocha realiza uma arquitetura que alegoriza aquele desenvolvimento pretendido, atestando sua falta de chão histórico. Característica que nos permite aproximar sua arquitetura das esculturas de Amilcar de Castro, em que a ferrugem transmite uma morosidade mineral à clareza geométrica, problematizando seu construtivismo de base.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/205227
10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.205227
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/205227
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.205227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/205227/190215
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Guilherme Wisnik
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Guilherme Wisnik
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 20 n. 46 (2022); 24-74
ARS; Vol. 20 Núm. 46 (2022); 24-74
ARS; Vol. 20 No. 46 (2022); 24-74
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293804998656