Sophie Calle: entre imagens e palavras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3053 |
Resumo: | A relação de Sophie Calle com dois textos ficcionais, de autoria de Hervé Guibert e Paul Auster, permite discutir um ponto central de sua poética: a atuação como performer, colocada por alguns críticos sob o signo do situacionismo. Como suas performances envolvem uma narrativa, foram analisados seus aspectos fotográficos e verbais, tendo como epicentro Suíte veneziana (1980). Qual o papel da fotografia nas narrativas de Calle, nas quais ela é personagem de si mesma? A fotografia é vestígio de acontecimentos reais e seu aspecto documental corrobora a neutralidade dos relatos escritos. É, ao mesmo tempo, fruto de um gesto performático, o qual, ao designar determinados fatos, converte a realidade em imagem. |
id |
USP-45_f1d7798ccb574f8fe9e4e0ebe4eeca63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/3053 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sophie Calle: entre imagens e palavras photographyperformanceliteraturevisual artsnarrativefotografiaperformanceliteraturaartes visuaisnarrativa A relação de Sophie Calle com dois textos ficcionais, de autoria de Hervé Guibert e Paul Auster, permite discutir um ponto central de sua poética: a atuação como performer, colocada por alguns críticos sob o signo do situacionismo. Como suas performances envolvem uma narrativa, foram analisados seus aspectos fotográficos e verbais, tendo como epicentro Suíte veneziana (1980). Qual o papel da fotografia nas narrativas de Calle, nas quais ela é personagem de si mesma? A fotografia é vestígio de acontecimentos reais e seu aspecto documental corrobora a neutralidade dos relatos escritos. É, ao mesmo tempo, fruto de um gesto performático, o qual, ao designar determinados fatos, converte a realidade em imagem. Sophie Calle's relation to two fictional texts, by Hervé Guibert and Paul Auster, allows us to discuss a central issue in her poetics: the acting as a performer, set by some critics under the sign of Situationism. As her performances comprise a narrative, both their verbal and photographic aspects were analyzed, taking as an epicenter the Venetian suite (1980). What role does photography play in Calle's narratives, in which she is a character of herself? Photography is a trace of real happenings and its documental aspect supports the neutrality of written reports. It is, at the same time, the result of a performative gesture, which, while designating certain facts, converts reality into image. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/305310.1590/S1678-53202009000200006ARS (São Paulo); v. 7 n. 14 (2009); 68-85 ARS; Vol. 7 Núm. 14 (2009); 68-85 ARS; Vol. 7 No. 14 (2009); 68-85 2178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3053/3742Copyright (c) 2009 Annateresa Fabrisinfo:eu-repo/semantics/openAccessFabris, Annateresa2015-10-14T18:58:55Zoai:revistas.usp.br:article/3053Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2015-10-14T18:58:55ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sophie Calle: entre imagens e palavras |
title |
Sophie Calle: entre imagens e palavras |
spellingShingle |
Sophie Calle: entre imagens e palavras Fabris, Annateresa photography performance literature visual arts narrative fotografia performance literatura artes visuais narrativa |
title_short |
Sophie Calle: entre imagens e palavras |
title_full |
Sophie Calle: entre imagens e palavras |
title_fullStr |
Sophie Calle: entre imagens e palavras |
title_full_unstemmed |
Sophie Calle: entre imagens e palavras |
title_sort |
Sophie Calle: entre imagens e palavras |
author |
Fabris, Annateresa |
author_facet |
Fabris, Annateresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabris, Annateresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
photography performance literature visual arts narrative fotografia performance literatura artes visuais narrativa |
topic |
photography performance literature visual arts narrative fotografia performance literatura artes visuais narrativa |
description |
A relação de Sophie Calle com dois textos ficcionais, de autoria de Hervé Guibert e Paul Auster, permite discutir um ponto central de sua poética: a atuação como performer, colocada por alguns críticos sob o signo do situacionismo. Como suas performances envolvem uma narrativa, foram analisados seus aspectos fotográficos e verbais, tendo como epicentro Suíte veneziana (1980). Qual o papel da fotografia nas narrativas de Calle, nas quais ela é personagem de si mesma? A fotografia é vestígio de acontecimentos reais e seu aspecto documental corrobora a neutralidade dos relatos escritos. É, ao mesmo tempo, fruto de um gesto performático, o qual, ao designar determinados fatos, converte a realidade em imagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3053 10.1590/S1678-53202009000200006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3053 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-53202009000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3053/3742 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Annateresa Fabris info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Annateresa Fabris |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 7 n. 14 (2009); 68-85 ARS; Vol. 7 Núm. 14 (2009); 68-85 ARS; Vol. 7 No. 14 (2009); 68-85 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688291676389376 |