Revolução visual da arte de Eisenstein em Ivan, o Terrível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avancini, Atilio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Riscali, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/146458
Resumo: A proposta do artigo é a leitura da mensagem cinematográfica e fotográfica do filme Ivan o Terrível – Parte II do diretor Sergei Eisenstein. A metodologia de pesquisa tem como ponto de partida a análise do fotograma idealizado pelo crítico Roland Barthes entre os sentidos óbvio e obtuso. Em adição, amplia-se a circulação de sentidos do objeto artístico para o ponto de vista descritivo e cultural de Erwin Panofsky, além da leitura do elemento técnico-estético. Instrumento de denúncia, a obra clássica Ivan o Terrível – Parte II se eterniza ao ser legitimado como registro histórico do passado e metáfora do presente. Esta pesquisa na área da arte, de caráter teórico e crítico, trabalha com a ideia de que com lirismo plástico e discussão política esta obra cinematográfica contribui para promover uma revolução visual.
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