Revolução visual da arte de Eisenstein em Ivan, o Terrível
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/146458 |
Resumo: | A proposta do artigo é a leitura da mensagem cinematográfica e fotográfica do filme Ivan o Terrível – Parte II do diretor Sergei Eisenstein. A metodologia de pesquisa tem como ponto de partida a análise do fotograma idealizado pelo crítico Roland Barthes entre os sentidos óbvio e obtuso. Em adição, amplia-se a circulação de sentidos do objeto artístico para o ponto de vista descritivo e cultural de Erwin Panofsky, além da leitura do elemento técnico-estético. Instrumento de denúncia, a obra clássica Ivan o Terrível – Parte II se eterniza ao ser legitimado como registro histórico do passado e metáfora do presente. Esta pesquisa na área da arte, de caráter teórico e crítico, trabalha com a ideia de que com lirismo plástico e discussão política esta obra cinematográfica contribui para promover uma revolução visual. |
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Revolução visual da arte de Eisenstein em Ivan, o TerrívelEisenstein’s visual revolution of the art in Ivan, the TerribleMovie messagecultural productionart criticalaesthetic constructionframe analysisMensagem cinematográficaprodução culturalcrítica de arteconstrução estéticaanálise do fotogramaA proposta do artigo é a leitura da mensagem cinematográfica e fotográfica do filme Ivan o Terrível – Parte II do diretor Sergei Eisenstein. A metodologia de pesquisa tem como ponto de partida a análise do fotograma idealizado pelo crítico Roland Barthes entre os sentidos óbvio e obtuso. Em adição, amplia-se a circulação de sentidos do objeto artístico para o ponto de vista descritivo e cultural de Erwin Panofsky, além da leitura do elemento técnico-estético. Instrumento de denúncia, a obra clássica Ivan o Terrível – Parte II se eterniza ao ser legitimado como registro histórico do passado e metáfora do presente. Esta pesquisa na área da arte, de caráter teórico e crítico, trabalha com a ideia de que com lirismo plástico e discussão política esta obra cinematográfica contribui para promover uma revolução visual.The proposal of the article is the reading of the movie and photographic message of the film Ivan the Terrible – Part II by the director Sergei Eisenstein. The research methodology has as its starting point the analysis of the frame devised by the critic Roland Barthes between the obvious and obtuse. In addition, the circulation of meanings of the artistic object is extended to the descriptive and cultural of Erwin Panofasky, besides the lecture of the point of view technical-aesthetic. An instrument of denunciation, the classic Ivan, the Terrible – Part II is perpetuated by being legitimized as a historical record of the past and a metaphor of the present. This research in the area of art theory and critic, works with the idea that with plastic lyricism and political discussion this cinematographic work contributes to promote a visual revolution.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/14645810.11606/issn.2178-0447.ars.2018.146458ARS (São Paulo); v. 16 n. 33 (2018); 147-171ARS; Vol. 16 Núm. 33 (2018); 147-171ARS; Vol. 16 No. 33 (2018); 147-1712178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/146458/146575Copyright (c) 2018 Atilio Avancini, Fernanda Riscaliinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvancini, AtilioRiscali, Fernanda2018-10-27T22:48:48Zoai:revistas.usp.br:article/146458Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2018-10-27T22:48:48ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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