Apresentação clínica da alergia ao leite de vaca com sintomatologia respiratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO JUNIOR,FÁBIO FERREIRA DE
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pneumologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862001000100005
Resumo: Os alérgenos do leite de vaca são os primeiros antígenos a entrar em contato com a criança. A sintomatologia, em geral multissistêmica, pode estar relacionada ao trato gastrointestinal, à pele e, raramente, ao aparelho respiratório. Objetivo: Descrever algumas características clínicas e epidemiológicas de crianças com alergia ao leite de vaca com sintomas respiratórios. Casuística e método: Foram avaliadas retrospectivamente 17 crianças com acometimento do trato respiratório imediato à ingestão de leite de vaca que, com a exclusão deste tipo de alimento por quatro a seis semanas, se tornaram assintomáticas e, posteriormente, voltaram a apresentar sintomas respiratórios com a reintrodução, em ambiente hospitalar, do leite de vaca. Resultados: Não houve diferença quanto ao sexo e 14 das 17 crianças tinham antecedentes atópicos familiares. O tempo médio do aleitamento materno exclusivo foi de 2,9 meses e o do início dos sintomas, de 3,6 meses. Oito dos dez testes de hipersensibilidade cutânea imediata ao leite de vaca foram positivos. As manifestações clínicas foram: lactente chiador (nove), asma (cinco), otite de repetição (duas), deficiência seletiva de IgA associada com broncoespasmo (duas), rinoconjuntivite alérgica (uma). Conclusão: Em lactentes chiadores a alergia ao leite de vaca deve ser incluída no diagnóstico diferencial e em pacientes com antecedentes familiares atópicos deve ser estimulado o aleitamento materno exclusivo. Entretanto, o diagnóstico preciso é importante para evitar privações alimentares desnecessárias.
id USP-50_8a83107f3f655068746d70a8fd8c14aa
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-35862001000100005
network_acronym_str USP-50
network_name_str Jornal de Pneumologia
repository_id_str
spelling Apresentação clínica da alergia ao leite de vaca com sintomatologia respiratóriaHipersensibilidade ao leiteSubstitutos do leite humanoSinais e sintomas respiratóriosDoenças respiratóriasOs alérgenos do leite de vaca são os primeiros antígenos a entrar em contato com a criança. A sintomatologia, em geral multissistêmica, pode estar relacionada ao trato gastrointestinal, à pele e, raramente, ao aparelho respiratório. Objetivo: Descrever algumas características clínicas e epidemiológicas de crianças com alergia ao leite de vaca com sintomas respiratórios. Casuística e método: Foram avaliadas retrospectivamente 17 crianças com acometimento do trato respiratório imediato à ingestão de leite de vaca que, com a exclusão deste tipo de alimento por quatro a seis semanas, se tornaram assintomáticas e, posteriormente, voltaram a apresentar sintomas respiratórios com a reintrodução, em ambiente hospitalar, do leite de vaca. Resultados: Não houve diferença quanto ao sexo e 14 das 17 crianças tinham antecedentes atópicos familiares. O tempo médio do aleitamento materno exclusivo foi de 2,9 meses e o do início dos sintomas, de 3,6 meses. Oito dos dez testes de hipersensibilidade cutânea imediata ao leite de vaca foram positivos. As manifestações clínicas foram: lactente chiador (nove), asma (cinco), otite de repetição (duas), deficiência seletiva de IgA associada com broncoespasmo (duas), rinoconjuntivite alérgica (uma). Conclusão: Em lactentes chiadores a alergia ao leite de vaca deve ser incluída no diagnóstico diferencial e em pacientes com antecedentes familiares atópicos deve ser estimulado o aleitamento materno exclusivo. Entretanto, o diagnóstico preciso é importante para evitar privações alimentares desnecessárias.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862001000100005Jornal de Pneumologia v.27 n.1 2001reponame:Jornal de Pneumologiainstname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)instacron:USP10.1590/S0102-35862001000100005info:eu-repo/semantics/openAccessCARVALHO JUNIOR,FÁBIO FERREIRA DEpor2002-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-35862001000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/jpneu/gridPUBhttp://www.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjpneumo@terra.com.br0102-35861678-4642opendoar:2002-10-10T00:00Jornal de Pneumologia - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação clínica da alergia ao leite de vaca com sintomatologia respiratória
title Apresentação clínica da alergia ao leite de vaca com sintomatologia respiratória
spellingShingle Apresentação clínica da alergia ao leite de vaca com sintomatologia respiratória
CARVALHO JUNIOR,FÁBIO FERREIRA DE
Hipersensibilidade ao leite
Substitutos do leite humano
Sinais e sintomas respiratórios
Doenças respiratórias
title_short Apresentação clínica da alergia ao leite de vaca com sintomatologia respiratória
title_full Apresentação clínica da alergia ao leite de vaca com sintomatologia respiratória
title_fullStr Apresentação clínica da alergia ao leite de vaca com sintomatologia respiratória
title_full_unstemmed Apresentação clínica da alergia ao leite de vaca com sintomatologia respiratória
title_sort Apresentação clínica da alergia ao leite de vaca com sintomatologia respiratória
author CARVALHO JUNIOR,FÁBIO FERREIRA DE
author_facet CARVALHO JUNIOR,FÁBIO FERREIRA DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO JUNIOR,FÁBIO FERREIRA DE
dc.subject.por.fl_str_mv Hipersensibilidade ao leite
Substitutos do leite humano
Sinais e sintomas respiratórios
Doenças respiratórias
topic Hipersensibilidade ao leite
Substitutos do leite humano
Sinais e sintomas respiratórios
Doenças respiratórias
description Os alérgenos do leite de vaca são os primeiros antígenos a entrar em contato com a criança. A sintomatologia, em geral multissistêmica, pode estar relacionada ao trato gastrointestinal, à pele e, raramente, ao aparelho respiratório. Objetivo: Descrever algumas características clínicas e epidemiológicas de crianças com alergia ao leite de vaca com sintomas respiratórios. Casuística e método: Foram avaliadas retrospectivamente 17 crianças com acometimento do trato respiratório imediato à ingestão de leite de vaca que, com a exclusão deste tipo de alimento por quatro a seis semanas, se tornaram assintomáticas e, posteriormente, voltaram a apresentar sintomas respiratórios com a reintrodução, em ambiente hospitalar, do leite de vaca. Resultados: Não houve diferença quanto ao sexo e 14 das 17 crianças tinham antecedentes atópicos familiares. O tempo médio do aleitamento materno exclusivo foi de 2,9 meses e o do início dos sintomas, de 3,6 meses. Oito dos dez testes de hipersensibilidade cutânea imediata ao leite de vaca foram positivos. As manifestações clínicas foram: lactente chiador (nove), asma (cinco), otite de repetição (duas), deficiência seletiva de IgA associada com broncoespasmo (duas), rinoconjuntivite alérgica (uma). Conclusão: Em lactentes chiadores a alergia ao leite de vaca deve ser incluída no diagnóstico diferencial e em pacientes com antecedentes familiares atópicos deve ser estimulado o aleitamento materno exclusivo. Entretanto, o diagnóstico preciso é importante para evitar privações alimentares desnecessárias.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862001000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862001000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-35862001000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pneumologia v.27 n.1 2001
reponame:Jornal de Pneumologia
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
instacron:USP
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Jornal de Pneumologia
collection Jornal de Pneumologia
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pneumologia - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
repository.mail.fl_str_mv jpneumo@terra.com.br
_version_ 1754847947210620928