CONSTRUTIVISMO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E HABILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100011 |
Resumo: | Uma visão construtivista do ensino e aprendizagem nos meios didáticos recoloca o problema da formação do professor, ressaltando a importância do seu conhecimento científico e da natureza de sua competência profissional. O trabalho pretende discutir a interferência mútua entre conhecimento científico e habilidade didática na elaboração e execução de um planejamento pedagógico. As considerações baseiam-se em reflexões sobre diferentes situações de ensino, planejadas e conduzidas por nós, que incluem aperfeiçoamento de professores e formação de multiplicadores desse processo, entre outras. Assim, são relacionadas algumas ações concretas, organizadas para contemplar a competência científica e a habilidade didática do professor; ao mesmo tempo são apontadas conseqüências práticas para a formação regular de professores e para a formação continuada. |
id |
USP-54_c2ff47a33be937bc4816ed6726b647ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-25551997000100011 |
network_acronym_str |
USP-54 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUTIVISMO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E HABILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIASFormação de professoresPlanejamento pedagógicoConhecimento científico e habilidade didáticaUma visão construtivista do ensino e aprendizagem nos meios didáticos recoloca o problema da formação do professor, ressaltando a importância do seu conhecimento científico e da natureza de sua competência profissional. O trabalho pretende discutir a interferência mútua entre conhecimento científico e habilidade didática na elaboração e execução de um planejamento pedagógico. As considerações baseiam-se em reflexões sobre diferentes situações de ensino, planejadas e conduzidas por nós, que incluem aperfeiçoamento de professores e formação de multiplicadores desse processo, entre outras. Assim, são relacionadas algumas ações concretas, organizadas para contemplar a competência científica e a habilidade didática do professor; ao mesmo tempo são apontadas conseqüências práticas para a formação regular de professores e para a formação continuada.Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo1997-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100011Revista da Faculdade de Educação v.23 n.1-2 1997reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0102-25551997000100011info:eu-repo/semantics/openAccessVILLANI,AlbertoPACCA,Jesuina Lopes de Almeidapor1999-02-23T00:00:00Zoai:scielo:S0102-25551997000100011Revistahttp://www.scielo.br/rfePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revedu@edu.usp.br1806-92740102-2555opendoar:1999-02-23T00:00Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUTIVISMO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E HABILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
CONSTRUTIVISMO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E HABILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
CONSTRUTIVISMO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E HABILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS VILLANI,Alberto Formação de professores Planejamento pedagógico Conhecimento científico e habilidade didática |
title_short |
CONSTRUTIVISMO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E HABILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
CONSTRUTIVISMO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E HABILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
CONSTRUTIVISMO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E HABILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
CONSTRUTIVISMO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E HABILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
CONSTRUTIVISMO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E HABILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
VILLANI,Alberto |
author_facet |
VILLANI,Alberto PACCA,Jesuina Lopes de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
PACCA,Jesuina Lopes de Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VILLANI,Alberto PACCA,Jesuina Lopes de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Planejamento pedagógico Conhecimento científico e habilidade didática |
topic |
Formação de professores Planejamento pedagógico Conhecimento científico e habilidade didática |
description |
Uma visão construtivista do ensino e aprendizagem nos meios didáticos recoloca o problema da formação do professor, ressaltando a importância do seu conhecimento científico e da natureza de sua competência profissional. O trabalho pretende discutir a interferência mútua entre conhecimento científico e habilidade didática na elaboração e execução de um planejamento pedagógico. As considerações baseiam-se em reflexões sobre diferentes situações de ensino, planejadas e conduzidas por nós, que incluem aperfeiçoamento de professores e formação de multiplicadores desse processo, entre outras. Assim, são relacionadas algumas ações concretas, organizadas para contemplar a competência científica e a habilidade didática do professor; ao mesmo tempo são apontadas conseqüências práticas para a formação regular de professores e para a formação continuada. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-25551997000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação v.23 n.1-2 1997 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@edu.usp.br |
_version_ |
1754820967093239808 |