Individuality and feminine production through Lolita urban fashion
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/184475 |
Resumo: | Este texto resulta de um exercício etnográfico realizado junto a seguidores brasileiros da moda urbana Lolita, estilo japonês criado na década de 1970 e inspirado no vestuário de bonecas vitorianas combinado com elementos da cultura pop nipônica. A estética se difundiu a partir dos anos 1990. Exploro a experiência de vestir Lolita e, através desta, a percepção de si e a produção de individualidades associadas à performance de gênero. Procuro demonstrar como esta indumentária específica reitera o excesso como signo do feminino, mesmo quando usada sobre corpos de homens. |
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Individuality and feminine production through Lolita urban fashionIndividualidade e produção do feminino através da moda urbana LolitaIndividualitygenderLolitaperformancegarmentIndividualidadegêneroLolitaperformanceindumentáriaEste texto resulta de um exercício etnográfico realizado junto a seguidores brasileiros da moda urbana Lolita, estilo japonês criado na década de 1970 e inspirado no vestuário de bonecas vitorianas combinado com elementos da cultura pop nipônica. A estética se difundiu a partir dos anos 1990. Exploro a experiência de vestir Lolita e, através desta, a percepção de si e a produção de individualidades associadas à performance de gênero. Procuro demonstrar como esta indumentária específica reitera o excesso como signo do feminino, mesmo quando usada sobre corpos de homens.This article is the result of an ethnographic exercise accomplished with Brazilian followers of Lolita urban fashion, a Japanese style created in the 1970s and inspired by Victorian doll clothing combined with rococo elements and Japanese pop culture. The aesthetics spread throughout the world from the 1990s. I explore the experience of dressing Lolita and, through it, the perception of self and the production of individualities associated with the performance of gender. I try to demonstrate how this specific outfit reiterates the excess as a sign of the feminine, even when used on men’s bodies.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/18447510.11606/1678-9857.ra.2021.184475Revista de Antropologia; v. 64 n. 1 (2021); e184475 Revista de Antropologia; Vol. 64 No 1 (2021); e184475 Revista de Antropologia; Vol. 64 Núm. 1 (2021); e184475 Revista de Antropologia; Vol. 64 No. 1 (2021); e184475 1678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/184475/171096https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/184475/173291Copyright (c) 2021 Revista de Antropologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRochedo, Aline Lopes2021-06-22T14:43:22Zoai:revistas.usp.br:article/184475Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2021-06-22T14:43:22Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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