SOBRE PIRATAS ROMÂNTICOS E BRONCOS FACÍNORAS: REPRESENTAÇÕES DE CANUDOS E ANTÔNIO CONSELHEIRO NOS ESCRITOS DE MACHADO DE ASSIS E EUCLIDES DA CUNHA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvaia, Priscila
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1759
Resumo: RESUMO: Neste artigo propomos o cotejamento das representações a respeito de Canudos e seu líder, Antônio Conselheiro, presentes nos escritos de Machado de Assis e Euclides da Cunha. Inicialmente, na crônica “Canção de Piratas” (1894), do primeiro autor, tomaremos contato com um movimento social libertário, e concebido em diálogo com a estética romântica. Em contraposição, na obra Os Sertões (1902), do segundo autor, toma corpo uma outra visão de Canudos, desta vez, pautada pela barbárie daqueles que retrocediam no processo de evolução da história. Colocaremos em debate ambas as narrativas, tentando compreender quais as referências teóricas que conduziram os autores em suas construções simbólicas sobre o tema.
id UNIR-2_5437058adc6fdf8c533f7c5de9ab10f9
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1759
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling SOBRE PIRATAS ROMÂNTICOS E BRONCOS FACÍNORAS: REPRESENTAÇÕES DE CANUDOS E ANTÔNIO CONSELHEIRO NOS ESCRITOS DE MACHADO DE ASSIS E EUCLIDES DA CUNHA.Machado de AssisEuclides da CunhaCanudosRESUMO: Neste artigo propomos o cotejamento das representações a respeito de Canudos e seu líder, Antônio Conselheiro, presentes nos escritos de Machado de Assis e Euclides da Cunha. Inicialmente, na crônica “Canção de Piratas” (1894), do primeiro autor, tomaremos contato com um movimento social libertário, e concebido em diálogo com a estética romântica. Em contraposição, na obra Os Sertões (1902), do segundo autor, toma corpo uma outra visão de Canudos, desta vez, pautada pela barbárie daqueles que retrocediam no processo de evolução da história. Colocaremos em debate ambas as narrativas, tentando compreender quais as referências teóricas que conduziram os autores em suas construções simbólicas sobre o tema.PROPESQ2017-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1759Revista Labirinto (UNIR); v. 25 (2016): JUL-DEZ/2016; 405-4211519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1759/1756Salvaia, Priscilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-04T02:37:30Zoai:periodicos.unir.br:article/1759Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-03-04T02:37:30Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv SOBRE PIRATAS ROMÂNTICOS E BRONCOS FACÍNORAS: REPRESENTAÇÕES DE CANUDOS E ANTÔNIO CONSELHEIRO NOS ESCRITOS DE MACHADO DE ASSIS E EUCLIDES DA CUNHA.
title SOBRE PIRATAS ROMÂNTICOS E BRONCOS FACÍNORAS: REPRESENTAÇÕES DE CANUDOS E ANTÔNIO CONSELHEIRO NOS ESCRITOS DE MACHADO DE ASSIS E EUCLIDES DA CUNHA.
spellingShingle SOBRE PIRATAS ROMÂNTICOS E BRONCOS FACÍNORAS: REPRESENTAÇÕES DE CANUDOS E ANTÔNIO CONSELHEIRO NOS ESCRITOS DE MACHADO DE ASSIS E EUCLIDES DA CUNHA.
Salvaia, Priscila
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Canudos
title_short SOBRE PIRATAS ROMÂNTICOS E BRONCOS FACÍNORAS: REPRESENTAÇÕES DE CANUDOS E ANTÔNIO CONSELHEIRO NOS ESCRITOS DE MACHADO DE ASSIS E EUCLIDES DA CUNHA.
title_full SOBRE PIRATAS ROMÂNTICOS E BRONCOS FACÍNORAS: REPRESENTAÇÕES DE CANUDOS E ANTÔNIO CONSELHEIRO NOS ESCRITOS DE MACHADO DE ASSIS E EUCLIDES DA CUNHA.
title_fullStr SOBRE PIRATAS ROMÂNTICOS E BRONCOS FACÍNORAS: REPRESENTAÇÕES DE CANUDOS E ANTÔNIO CONSELHEIRO NOS ESCRITOS DE MACHADO DE ASSIS E EUCLIDES DA CUNHA.
title_full_unstemmed SOBRE PIRATAS ROMÂNTICOS E BRONCOS FACÍNORAS: REPRESENTAÇÕES DE CANUDOS E ANTÔNIO CONSELHEIRO NOS ESCRITOS DE MACHADO DE ASSIS E EUCLIDES DA CUNHA.
title_sort SOBRE PIRATAS ROMÂNTICOS E BRONCOS FACÍNORAS: REPRESENTAÇÕES DE CANUDOS E ANTÔNIO CONSELHEIRO NOS ESCRITOS DE MACHADO DE ASSIS E EUCLIDES DA CUNHA.
author Salvaia, Priscila
author_facet Salvaia, Priscila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvaia, Priscila
dc.subject.por.fl_str_mv Machado de Assis
Euclides da Cunha
Canudos
topic Machado de Assis
Euclides da Cunha
Canudos
description RESUMO: Neste artigo propomos o cotejamento das representações a respeito de Canudos e seu líder, Antônio Conselheiro, presentes nos escritos de Machado de Assis e Euclides da Cunha. Inicialmente, na crônica “Canção de Piratas” (1894), do primeiro autor, tomaremos contato com um movimento social libertário, e concebido em diálogo com a estética romântica. Em contraposição, na obra Os Sertões (1902), do segundo autor, toma corpo uma outra visão de Canudos, desta vez, pautada pela barbárie daqueles que retrocediam no processo de evolução da história. Colocaremos em debate ambas as narrativas, tentando compreender quais as referências teóricas que conduziram os autores em suas construções simbólicas sobre o tema.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1759
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1759/1756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 25 (2016): JUL-DEZ/2016; 405-421
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219450575683584