Os sentidos do real e do falso: o consumo popular em perspectiva etnográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scalco, Lucia Mury
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pinheiro-Machado, Rosana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de antropologia (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27352
Resumo: A partir de duas etnografias entre grupos populares em Porto Alegre, problematizamos a questão do consumo, em face de um contexto nacional que aponta para a ascensão da participação dos setores de baixa renda no mercado. O enfoque da nossa análise recai na escolha entre bens originais e falsificados. Procurando se afastar dos preconceitos que rodeiam o campo do consumo popular, bem como da razão prática atrelada a esse tema, a etnografia busca o entendimento do significado que tais bens assumem quando circulam em uma determinada rede de afetividade. Nosso propósito não é construir "um" modelo fechado acerca do gosto e estilo de vida dos grupos populares, mas relatar a polissemia de significados que está presente do momento da escolha entre o produto original e o falso - ato que negocia e equilibra, em um escopo relacional, custo-benefício, razões práticas e simbólicas, dinheiro e amor, efemeridade e duração.
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