Escolarização e reivindicação de uma teoria do conhecimento guarani e kaiowá: interconexões entre o modo de ser indígena - ava reko - e o modo de ser não indígena - karai reko

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Renata
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira , Levi Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de antropologia (São Paulo. Online)
DOI: 10.11606/1678-9857.ra.2023.201335
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/201335
Resumo: O artigo discute o engajamento de intelectuais Kaiowá e Guarani no esforço de sistematização de uma teoria do conhecimento oriunda de seus próprios princípios cosmológicos. Tal teoria seria forjada nas conexões multifacetadas entre o sistema de conhecimento indígena - ava reko -, referido como distintas modalidades de seres, habitantes dos vários planos de existência e acessados por especialistas indígenas, como os homens e mulheres xamãs, e o sistema não indígena de escolarização, no qual os jovens letrados estão intensamente inseridos - karai reko. O objetivo é demonstrar como o processo de letramento ou escolarização, que à primeira vista afastaria ou aprisionaria a perspectiva indígena, muitas vezes tem um efeito contrário, provocando a intensificação da (re)conexão desses/as jovens letrados/as com sua própria tradição. Priorizamos o diálogo com esses/as jovens pesquisadores/as e com suas produções escritas como base para o desenvolvimento da hipótese aqui sugerida.
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spelling Escolarização e reivindicação de uma teoria do conhecimento guarani e kaiowá: interconexões entre o modo de ser indígena - ava reko - e o modo de ser não indígena - karai rekoSchooling and the claim of a theory of knowledge Kaiowá Guarani: interconnections between the indigenous livelihood - ava reko - and the non-indigenous way of life - karai rekoGuarani e Kaiowáconhecimentos indígenasetnologia indígenahistória indígenaeducação escolar indígenaGuarani and Kaiowáindigenous knowledgeindigenous ethnologyindigenous historyindigenous school educationO artigo discute o engajamento de intelectuais Kaiowá e Guarani no esforço de sistematização de uma teoria do conhecimento oriunda de seus próprios princípios cosmológicos. Tal teoria seria forjada nas conexões multifacetadas entre o sistema de conhecimento indígena - ava reko -, referido como distintas modalidades de seres, habitantes dos vários planos de existência e acessados por especialistas indígenas, como os homens e mulheres xamãs, e o sistema não indígena de escolarização, no qual os jovens letrados estão intensamente inseridos - karai reko. O objetivo é demonstrar como o processo de letramento ou escolarização, que à primeira vista afastaria ou aprisionaria a perspectiva indígena, muitas vezes tem um efeito contrário, provocando a intensificação da (re)conexão desses/as jovens letrados/as com sua própria tradição. Priorizamos o diálogo com esses/as jovens pesquisadores/as e com suas produções escritas como base para o desenvolvimento da hipótese aqui sugerida.The article discusses the engagement of Kaiowá and Guarani intellectuals in the effort to systematize a theory of knowledge from their own cosmological principles. Such a theory is forged in the multifaceted connections between the indigenous knowledge system – the ava reko –, understood as different types of beings and inhabitants of the various planes of existence accessed by indigenous specialists, such as the shaman men and women, and the non-indigenous schooling system to which educated young people are intensely exposed – the karai reko. The aim here is to demonstrate how the process of literacy or schooling that at a first glance would alienate or imprison the Indigenous perspective has often the opposite effect: a deeper connection of these literate young people with their own tradition. We prioritize the dialogue with young scholars and their intellectual productions as a basis for the development of the hypothesis.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/othertext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/20133510.11606/1678-9857.ra.2023.201335Revista de Antropologia; v. 66 (2023); e201335Revista de Antropologia; Vol. 66 (2023); e201335Revista de Antropologia; Vol. 66 (2023); e201335Revista de Antropologia; Vol. 66 (2023); e2013351678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/201335/190285https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/201335/190287https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/201335/190286Copyright (c) 2023 Revista de Antropologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, RenataPereira , Levi Marques2023-03-31T14:12:02Zoai:revistas.usp.br:article/201335Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2023-03-31T14:12:02Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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