Very rural background: os desafios da composição-terra da África do Sul e do Zimbábue à chamada educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Antonádia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de antropologia (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/178183
Resumo: Este artigo traz algumas considerações de ordem analítica e políticas sobre o processo de zumbificação ou embruxamento na universidade e nas promessas de uma educação superior. O artigo ancora-se em material diverso (fragmentos de uma biografia, diários de campo da vida acadêmica e romances literários), proveniente de pesquisa na África do Sul e no Zimbábue. O argumento etnográfico tem duas interlocutoras principais que defendem o que chamamos de uma composição-terra. Elas lutam para se desvencilhar do aniquilamento colonial e racista que restringe suas vidas ao que denominamos de composição-plantation. Suas considerações sobre como o humano é reduzido a mero human resource na universidade, na educação superior e além, conformam argumentos etnográficos com força para confrontar a devastação capitalista promovida em nome de um sujeito universal de conhecimento. A principal proposta do artigo é, portanto, uma transformação analítica dos conceitos de alteridade, igualdade e diferença.
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