Dance to Cure Homesickness - Reflections on Using Video in a Music Re-creation Experience
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/145520 |
Resumo: | Dentre os temas veementes nos debates etnomusicológicos contemporâneos, as relações entre música e memória, em especial as recriações musicais, têm propiciado um terreno fértil para reflexões. É nesse campo de discussões que se insere este artigo, que parte de uma recriação musical produzida em esforço conjunto entre pesquisadora e sujeitos etnográficos para elaborar algumas reflexões. Refiro-me ao Baile para Matar Saudades, uma festa dançante realizada em Campinas, em 2014, com o objetivo de reproduzir os bailes negros dos anos 1950 no interior de São Paulo. Lançando mão das imagens desse evento, de sua preparação e de outros fazeres musicais de meus interlocutores no presente, realizei um longa metragem homônimo, como forma de disseminação da pesquisa. Na etnomusicologia, assim como na antropologia, a questão das formas de representação e expressão nativa levantam desafios, por se tratar também um campo de natureza etnográfica. O desenvolvimento desses assuntos pela antropologia visual serve de igual forma às etnografias interessadas nas interações humanas mediadas pela música, por razões que vão desde as possibilidades extratextuais de expressão da dança e da música até o diálogo etnográfico e a representatividade dos sujeitos em campo. O escopo último deste artigo, portanto, é discutir os papéis da realização fílmica numa pesquisa interessada na emersão de memórias através da recriação musical. |
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Dance to Cure Homesickness - Reflections on Using Video in a Music Re-creation ExperienceBaile para matar saudades – reflexões sobre o uso do vídeo numa experiência de recriação musicalMemóriacorpomúsicadançacomunidade negrabailes negrosCampinasAntropologiaMemoryBodyMusicDanceBlack CommunityBlack DancesCampinasAnthropologyDentre os temas veementes nos debates etnomusicológicos contemporâneos, as relações entre música e memória, em especial as recriações musicais, têm propiciado um terreno fértil para reflexões. É nesse campo de discussões que se insere este artigo, que parte de uma recriação musical produzida em esforço conjunto entre pesquisadora e sujeitos etnográficos para elaborar algumas reflexões. Refiro-me ao Baile para Matar Saudades, uma festa dançante realizada em Campinas, em 2014, com o objetivo de reproduzir os bailes negros dos anos 1950 no interior de São Paulo. Lançando mão das imagens desse evento, de sua preparação e de outros fazeres musicais de meus interlocutores no presente, realizei um longa metragem homônimo, como forma de disseminação da pesquisa. Na etnomusicologia, assim como na antropologia, a questão das formas de representação e expressão nativa levantam desafios, por se tratar também um campo de natureza etnográfica. O desenvolvimento desses assuntos pela antropologia visual serve de igual forma às etnografias interessadas nas interações humanas mediadas pela música, por razões que vão desde as possibilidades extratextuais de expressão da dança e da música até o diálogo etnográfico e a representatividade dos sujeitos em campo. O escopo último deste artigo, portanto, é discutir os papéis da realização fílmica numa pesquisa interessada na emersão de memórias através da recriação musical.Among the vehement topics in contemporary ethnomusicological debates, the relations between music and memory, especially musical recreations, have provided a fertile ground for reflections. Inserted in these discussions, the present article discusses a process of musical recreation produced in a joint effort between researcher and ethnographic subjects. Namelly the “Baile para matar saudades”, a dance party held in Campinas, in 2014, with the purpose of reproducing the black dances of the 1950s in the innerside of São Paulo. The images of this event, its preparation and other musical practices of my interlocutors in the present days, were used In my homonymous feature film as a way of disseminating the research. In ethnomusicology, as well as in anthropology, the question of the forms of representation and native expression presents challenges, given their ethnographical nature. The development of these subjects by visual anthropology also serves ethnographies interested in human interactions mediated by music, for reasons ranging from the extratextual possibilities of expression of dance and music to ethnographic dialogue and the representativeness of subjects in the field. The final scope of this article, therefore, is to discuss the roles of filmmaking in a research interested in the emergence of memories through musical re-creation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/14552010.11606/2179-0892.ra.2018.145520Revista de Antropologia; v. 61 n. 1 (2018); 147-175Revista de Antropologia; Vol. 61 No 1 (2018); 147-175Revista de Antropologia; Vol. 61 Núm. 1 (2018); 147-175Revista de Antropologia; Vol. 61 No. 1 (2018); 147-1751678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/145520/139657Giesbrecht, Ericainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T03:57:27Zoai:revistas.usp.br:article/145520Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2020-07-03T03:57:27Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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