O retorno dos mortos: apontamentos sobre a repatriação de ornamentos de dança (basá busá) do Museu do Índio, em Manaus, para o rio Negro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, André
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de antropologia (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/46968
Resumo: O retorno dos ornamentos sagrados (basá busá) que estavam noMuseu do Índio, em Manaus, foi um processo longo, repleto de disputaspolíticas pelo (re)estabelecimento de relações entre setores do movimentoindígena e conhecedores tradicionais organizados em um movimentoautodenominado “revitalização cultural”. O processo foi iniciado em 2006como parte das atividades de salvaguarda da “cachoeira de Iauaretê”, registradacomo patrimônio imaterial do Brasil pelo Iphan.2 O presente artigoapresenta e levanta questões preliminares sobre o retorno desses ornamentos,bem como sobre a passagem desses ornamentos da esfera da “cultura”enquanto metanarrativa política para a cultura enquanto sistema simbólico,ético e estético que orienta a vida cotidiana de qualquer população humana,centrando-se nas transformações que os ornamentos experimentaram duranteo trânsito e mediações em diferentes espaços e tempos por meio deuma rede cosmopolítica extensa.
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