O medo dos outros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/39650 |
Resumo: | Pierre Clastres perguntava, em um artigo publicado em A sociedade contra o Estado: de que riem os índios? Pergunto, por analogia: e de que eles têm medo? A resposta é, em princípio, simples: eles riem e têm medo das mesmas coisas, aquelas mesmas apontadas por Clastres – coisas como jaguares, xamãs, brancos e espíritos, isto é, seres definidos por sua radical alteridade. E eles têm medo porque a alteridade é objeto de um desejo igualmente radical por parte do Eu. Esta é uma forma de medo que implica necessariamente a inclusão ou a incorporação do outro ou pelo outro como forma de perpetuação do devir-outro que é o processo do desejo nas socialidades amazônicas. Partindo de um mito taulipang sobre a origem do ânus (órgão que costumamos associar ao medo), também um mito da especiação e, no caso, da origem das diferentes corporalidades, o artigo envereda por uma discussão em torno do “perspectivismo ameríndio”, passando por mais uma analogia, desta vez entre os perigos da sujeição envolvidos nos encontros sobrenaturais e a experiência do indivíduo moderno perante o Estado. A questão que emerge é como, nos regimes perspectivistas, é possível se deixar investir pela alteridade sem que isto se torne um germe de transcendência. |
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O medo dos outrosFear of the OthersPerspectivismo ameríndiosobrenaturezacanibalismomedo.Amerindian perspectivismsupernaturecannibalismfear.Pierre Clastres perguntava, em um artigo publicado em A sociedade contra o Estado: de que riem os índios? Pergunto, por analogia: e de que eles têm medo? A resposta é, em princípio, simples: eles riem e têm medo das mesmas coisas, aquelas mesmas apontadas por Clastres – coisas como jaguares, xamãs, brancos e espíritos, isto é, seres definidos por sua radical alteridade. E eles têm medo porque a alteridade é objeto de um desejo igualmente radical por parte do Eu. Esta é uma forma de medo que implica necessariamente a inclusão ou a incorporação do outro ou pelo outro como forma de perpetuação do devir-outro que é o processo do desejo nas socialidades amazônicas. Partindo de um mito taulipang sobre a origem do ânus (órgão que costumamos associar ao medo), também um mito da especiação e, no caso, da origem das diferentes corporalidades, o artigo envereda por uma discussão em torno do “perspectivismo ameríndio”, passando por mais uma analogia, desta vez entre os perigos da sujeição envolvidos nos encontros sobrenaturais e a experiência do indivíduo moderno perante o Estado. A questão que emerge é como, nos regimes perspectivistas, é possível se deixar investir pela alteridade sem que isto se torne um germe de transcendência.Pierre Clastres would ask, in an article published in Society against the State: what makes the Indians laugh? I ask, by analogy: what makes them afraid? The answer is, at first, simple: they laugh and are afraid of the same things, those things noted by Clastres – things as jaguars, shamans, whites and spirits, or else, creatures defined by their radical otherness. And they are afraid because otherness is object of an equally radical desire by the Self. That is a type of fear that necessarily involves the inclusion or incorporation of the other or by the other, as a way of perpetuating the becoming-other, that is the process of the desire in Amazon socialities. Beginning with a Taulipang myth about the origin of the anus (organ we usually associate with fear) but also about speciation and corporeality, the article moves towards a discussion about “Amerindian perspectivism”, facing another analogy: between the dangers of subjection in encounters with the supernatural and the modern individual experience with the State. The question that raises then is how is it possible – in the perspectivists regimes – to let be invested by otherness without turning this gesture a germ of transcendence.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2012-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/3965010.11606/2179-0892.ra.2011.39650Revista de Antropologia; v. 54 n. 2 (2011)Revista de Antropologia; Vol. 54 No 2 (2011)Revista de Antropologia; Vol. 54 Núm. 2 (2011)Revista de Antropologia; Vol. 54 No. 2 (2011)1678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/39650/43146Castro, Eduardo Viveiros deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T04:00:47Zoai:revistas.usp.br:article/39650Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2020-07-03T04:00:47Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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