Dos pactos com o Diabo, a Sereia e os Apus: sobre a participação de não-humanos na constituição do corpo dos danzantes de tijeras (Ayacucho, Peru)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caballero, Indira Viana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de antropologia (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/139699
Resumo:   A danza de tijeras é parte das celebrações da Festa da Água em Andamarca (Departamento de Ayacucho, Peru) no mês de agosto. Durante a festa os danzantes fazem apresentações e competições em praça pública desafiando sua resistência física: perfuram o corpo com pregos e espinhos, cortam-se com cacos de vidros, caminham sobre brasas. Para que tenham êxito ao realizarem tais desafios, os danzantes fazem negociações contínuas através de pactos e pagapas com seres não-humanos, principalmente com o Diabo, a Sereia e os Apus, aqueles que lhes outorgam proteção e poder. Se tais negociações forem ignoradas, tais seres podem lhes hacer daño, propiciando infortúnios e males diversos. Longas caminhadas para alcançar lugares virgens, nunca antes pisados por um humano, são outra forma de tornar-se um bom danzante, de acumular mais força e poder para tornar-se um maestro.Este trabalho destaca aspectos da relação desses dançarinos com seres não-humanos (Apus, Pachamama,Diabo, Sereiaentre outros) e de como seu corpo precisa ser constituído por eles para que seja um corpo completo.                     
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spelling Dos pactos com o Diabo, a Sereia e os Apus: sobre a participação de não-humanos na constituição do corpo dos danzantes de tijeras (Ayacucho, Peru)On Pacts with the Devil, the Siren and the Apus: Non-Humans in the Constitution of the Danzantes de Tijeras’ Body (Ayacucho, Peru)dançacorpoAndesPeru.  A danza de tijeras é parte das celebrações da Festa da Água em Andamarca (Departamento de Ayacucho, Peru) no mês de agosto. Durante a festa os danzantes fazem apresentações e competições em praça pública desafiando sua resistência física: perfuram o corpo com pregos e espinhos, cortam-se com cacos de vidros, caminham sobre brasas. Para que tenham êxito ao realizarem tais desafios, os danzantes fazem negociações contínuas através de pactos e pagapas com seres não-humanos, principalmente com o Diabo, a Sereia e os Apus, aqueles que lhes outorgam proteção e poder. Se tais negociações forem ignoradas, tais seres podem lhes hacer daño, propiciando infortúnios e males diversos. Longas caminhadas para alcançar lugares virgens, nunca antes pisados por um humano, são outra forma de tornar-se um bom danzante, de acumular mais força e poder para tornar-se um maestro.Este trabalho destaca aspectos da relação desses dançarinos com seres não-humanos (Apus, Pachamama,Diabo, Sereiaentre outros) e de como seu corpo precisa ser constituído por eles para que seja um corpo completo.                     On pacts with the Devil, the Mermaid and theApus:non-humans in the constitution of the danzantes de tijeras'body (Ayacucho, Peru)   The danza de tijeras is an essential part of the Water Party celebrations in Andamarca (Ayacucho Department, Peru). During the party, exhibitions and competencias that challenge their endurance are publicly made by the dazantes: they pierce their bodies with nails and thorns, cut themselves with glass shards, and walk on embers. In order to be successful, the danzantes hold continuals negotiations with non-humans, through pactos and pagapas, especially with the Devil, the Siren and with the Apus. Long walks to reach virgen places, where no human has ever treaded before, are another way of developing into a good danzante, of acquiring strength and poder to become a maestro of the danza.This article, focuses on some aspects of the relationships between the dancers and theApus, theSiren and the Devil;and on how, to become a complete body, the danzante'sbody must be composed by such beings,       Keywords:pacts, dance, Andes, Peru.  Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/13969910.11606/2179-0892.ra.2019.139699Revista de Antropologia; v. 62 n. 2 (2019); 382 - 402Revista de Antropologia; Vol. 62 No 2 (2019); 382 - 402Revista de Antropologia; Vol. 62 Núm. 2 (2019); 382 - 402Revista de Antropologia; Vol. 62 No. 2 (2019); 382 - 4021678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/139699/156227Copyright (c) 2020 Revista de Antropologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaballero, Indira Viana2022-05-16T15:50:19Zoai:revistas.usp.br:article/139699Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2022-05-16T15:50:19Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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