O espaço como remediação da metáfora do personagem: uma provocação narrativa
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/171043 |
Resumo: | Nos jogos digitais, o prazer da navegação pode ser interpretado como uma das características do agenciamento, e pode se explorado como recurso para potencializar a imersão do jogador. Assim como todos os elementos de um jogo, que são orquestrados por uma narrativa, o espaço pode ser projetado de maneira a influenciar nesse processo de imersão, possibilitando tanto a imediação como a hipermediação, quando há momentos de transparência e opacidade do meio, respectivamente. Nesse contexto, este artigo analisa o espaço do jogo como uma remediação da metáfora do personagem o que fomenta a agência dos jogadores, provocando o engajamento dos mesmos. Por meio das poéticas de narrativa, remediação e agência, o jogo digital Journey é analisado pelo método close reading. Os resultados sugerem que o espaço como metáfora do personagem permite que o jogador estabeleça um diálogo com o espaço, o qual, juntamente como o prazer da navegação, sustenta a imersão. Por fim, argumenta-se que a imersão alicerça a transparência do meio, provocando o engajamento dos jogadores. |
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O espaço como remediação da metáfora do personagem: uma provocação narrativa Space as a remediation of the character’s metaphor: a narrative provocationPoeticsClose readingVideogame,JourneyPoéticasClose readingVideogameJourneyNos jogos digitais, o prazer da navegação pode ser interpretado como uma das características do agenciamento, e pode se explorado como recurso para potencializar a imersão do jogador. Assim como todos os elementos de um jogo, que são orquestrados por uma narrativa, o espaço pode ser projetado de maneira a influenciar nesse processo de imersão, possibilitando tanto a imediação como a hipermediação, quando há momentos de transparência e opacidade do meio, respectivamente. Nesse contexto, este artigo analisa o espaço do jogo como uma remediação da metáfora do personagem o que fomenta a agência dos jogadores, provocando o engajamento dos mesmos. Por meio das poéticas de narrativa, remediação e agência, o jogo digital Journey é analisado pelo método close reading. Os resultados sugerem que o espaço como metáfora do personagem permite que o jogador estabeleça um diálogo com o espaço, o qual, juntamente como o prazer da navegação, sustenta a imersão. Por fim, argumenta-se que a imersão alicerça a transparência do meio, provocando o engajamento dos jogadores.In the digital games, the joy of navigation can be interpreted as one of the agency features, and it can be exploited as a resource to enhance the player’s immersion. Like every element of a game, which are orchestrated by a narrative, the space can be projected to influence this immersion process, making possible both the immediacy and hypermediacy, when there are moments of transparency and opacity of the media respectively. In this way, this article analyzes the space of the game as a remediation of the character’s metaphor, which fosters the players’ agency that causes the users engagement. Through narrative poetics, remediation and agency, the digital game Journey is analyzed by the close reading method. The results suggest that the character’s metaphor allows the player to establish a dialogue with the space, which kind of pleasure can be achieved by immersion. Finally, it is argued that immersion supports the environment transparency, enabling player engagement.Profa. Andrea Buchidid Loewen2022-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/17104310.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2022.171043PosFAUUSP; v. 29 n. 54 (2022); e171043Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 29 No. 54 (2022); e171043Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 29 Núm. 54 (2022); e1710432317-27621518-9554reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/171043/179959https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/171043/179384Copyright (c) 2022 Jéssica Goss, Luciane Maria Fadelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGoss, JéssicaFadel, Luciane Maria2023-02-23T13:21:20Zoai:revistas.usp.br:article/171043Revistahttp://www.revistas.usp.br/posfauPUBhttp://www.revistas.usp.br/posfau/oairvposfau@usp.br||2317-27621518-9554opendoar:2023-02-23T13:21:20Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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