CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celani, Maria Gabriela C.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Giacaglia, Marcelo E., Kowaltowski, Doris C. C. K.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43358
Resumo: O presente artigo descreve um sistema inovador de educação em arquitetura, experimentado em duas escolas brasileiras; cada uma delas com um enfoque diferente no que se refere ao ensino do CAD. Os dois cursos experimentais aqui descritos tiveram dois objetivos principais: (1) explorar o uso de operações lógicas no processo de projeto, como a simetria, a recursão, a parametrização e a análise combinatória; (2) a aplicação prática dessas técnicas pelo uso do computador, com a utilização do CAD não apenas como ferramenta de representação, mas como um assistente do processo criativo altamente adaptável e programável. As duas experiências resultaram em um grande número de interessantes composições abstratas, projetos arquitetônicos e programas de computador. Os questionários de avaliação aplicados revelaram que houve, de fato, uma mudança de atitude com relação ao papel do CAD em arquitetura por parte dos alunos.
id USP-58_ee69bd38da2d98c2c43d5f4d5348a1e4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/43358
network_acronym_str USP-58
network_name_str Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)
repository_id_str
spelling CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CADCADcomputação gráficaensino em arquiteturaCADcomputer-aided designarchitectural educationO presente artigo descreve um sistema inovador de educação em arquitetura, experimentado em duas escolas brasileiras; cada uma delas com um enfoque diferente no que se refere ao ensino do CAD. Os dois cursos experimentais aqui descritos tiveram dois objetivos principais: (1) explorar o uso de operações lógicas no processo de projeto, como a simetria, a recursão, a parametrização e a análise combinatória; (2) a aplicação prática dessas técnicas pelo uso do computador, com a utilização do CAD não apenas como ferramenta de representação, mas como um assistente do processo criativo altamente adaptável e programável. As duas experiências resultaram em um grande número de interessantes composições abstratas, projetos arquitetônicos e programas de computador. Os questionários de avaliação aplicados revelaram que houve, de fato, uma mudança de atitude com relação ao papel do CAD em arquitetura por parte dos alunos.The present paper describes an innovative design education system tried out at two different architecture schools in Brazil, with opposite approaches to the use of CAD. The experimental courses had two main goals: (1) to explore the use of logical operations in design, such as symmetry, recursion, parameterization, and combinatorial analysis, and (2) to apply these techniques with the use of the computers, using CAD not only as a representational tool, but rather as an explorative, customizable and programmable design aid for the creative process. The experiments resulted in a number of interesting compositions, design projects and programs, and assessment questionnaires revealed a real change in students' attitude towards the use of CAD in architecture.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/4335810.11606/issn.2317-2762.v0i14p66-79PosFAUUSP; n. 14 (2003); 66-79Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; No. 14 (2003); 66-79Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Núm. 14 (2003); 66-792317-27621518-9554reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43358/46980Copyright (c) 2003 Maria Gabriela C. Celani, Marcelo E. Giacaglia, Doris C. C. K. Kowaltowskiinfo:eu-repo/semantics/openAccessCelani, Maria Gabriela C.Giacaglia, Marcelo E.Kowaltowski, Doris C. C. K.2020-03-12T18:03:35Zoai:revistas.usp.br:article/43358Revistahttp://www.revistas.usp.br/posfauPUBhttp://www.revistas.usp.br/posfau/oairvposfau@usp.br||2317-27621518-9554opendoar:2020-03-12T18:03:35Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD
title CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD
spellingShingle CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD
Celani, Maria Gabriela C.
CAD
computação gráfica
ensino em arquitetura
CAD
computer-aided design
architectural education
title_short CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD
title_full CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD
title_fullStr CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD
title_full_unstemmed CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD
title_sort CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD
author Celani, Maria Gabriela C.
author_facet Celani, Maria Gabriela C.
Giacaglia, Marcelo E.
Kowaltowski, Doris C. C. K.
author_role author
author2 Giacaglia, Marcelo E.
Kowaltowski, Doris C. C. K.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celani, Maria Gabriela C.
Giacaglia, Marcelo E.
Kowaltowski, Doris C. C. K.
dc.subject.por.fl_str_mv CAD
computação gráfica
ensino em arquitetura
CAD
computer-aided design
architectural education
topic CAD
computação gráfica
ensino em arquitetura
CAD
computer-aided design
architectural education
description O presente artigo descreve um sistema inovador de educação em arquitetura, experimentado em duas escolas brasileiras; cada uma delas com um enfoque diferente no que se refere ao ensino do CAD. Os dois cursos experimentais aqui descritos tiveram dois objetivos principais: (1) explorar o uso de operações lógicas no processo de projeto, como a simetria, a recursão, a parametrização e a análise combinatória; (2) a aplicação prática dessas técnicas pelo uso do computador, com a utilização do CAD não apenas como ferramenta de representação, mas como um assistente do processo criativo altamente adaptável e programável. As duas experiências resultaram em um grande número de interessantes composições abstratas, projetos arquitetônicos e programas de computador. Os questionários de avaliação aplicados revelaram que houve, de fato, uma mudança de atitude com relação ao papel do CAD em arquitetura por parte dos alunos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43358
10.11606/issn.2317-2762.v0i14p66-79
url https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43358
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-2762.v0i14p66-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43358/46980
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2003 Maria Gabriela C. Celani, Marcelo E. Giacaglia, Doris C. C. K. Kowaltowski
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2003 Maria Gabriela C. Celani, Marcelo E. Giacaglia, Doris C. C. K. Kowaltowski
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
dc.source.none.fl_str_mv PosFAUUSP; n. 14 (2003); 66-79
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; No. 14 (2003); 66-79
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Núm. 14 (2003); 66-79
2317-2762
1518-9554
reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)
collection Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)
repository.name.fl_str_mv Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rvposfau@usp.br||
_version_ 1797231646856970240